Avaliação do Projeto Paz nas Escolas da rede pública municipal de Fortaleza

Fabrício Augusto de Freitas Melo, Isabel Cristina Carlos Ferro, Liduína Farias Almeida da Costa

Resumo


a educação é um pressuposto básico para o fortalecimento da paz e a superação da violência, sendo a escola um dos locais onde o aluno pode construir referenciais de relacionamento pacífico com as demais pessoas e com o meio ambiente. Este trabalho objetivou realizar uma avaliação do Projeto Paz nas Escolas da rede pública municipal de Fortaleza. De maneira específica, buscou-se conhecer as concepções e razões do projeto, identificar as ações executadas com a implementação do Projeto Paz nas Escolas em uma escola municipal de Fortaleza e verificar os pontos positivos e negativos do projeto. Trata-se de um estudo exploratório documental e bibliográfico, seguido de estudo descritivo de caso em uma escola pública municipal Y da cidade de Fortaleza, localizada na SER VI, que havia implementado o Projeto Paz nas Escolas. Para isso, foram realizadas entrevistas com dois professores da escola, as quais foram tratadas via análise de conteúdo. Os resultados mostraram como satisfatória a contribuição que o projeto desenvolvido trouxe para a escola e, por conseguinte, para a comunidade onde esta se localiza.


Palavras-chave


Políticas Públicas; Projeto Paz nas Escolas; Cultura de Paz; Escola Pública

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i11.9306



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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