Avaliação do Projeto Paz nas Escolas da rede pública municipal de Fortaleza

Autores

  • Fabrício Augusto de Freitas Melo Mestre em Administração – UECE. Professor do IFCE. Rua Cônego Penafort, 415, apto. 502, Amadeu Furtado. CEP 60455-620. Fortaleza/CE.
  • Isabel Cristina Carlos Ferro Mestre em Planejamento e Políticas Públicas – UECE. Professora do IFRN.
  • Liduína Farias Almeida da Costa Doutora em Sociologia – UFC. Professora da UECE.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i11.9306

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Projeto Paz nas Escolas, Cultura de Paz, Escola Pública

Resumo

a educação é um pressuposto básico para o fortalecimento da paz e a superação da violência, sendo a escola um dos locais onde o aluno pode construir referenciais de relacionamento pacífico com as demais pessoas e com o meio ambiente. Este trabalho objetivou realizar uma avaliação do Projeto Paz nas Escolas da rede pública municipal de Fortaleza. De maneira específica, buscou-se conhecer as concepções e razões do projeto, identificar as ações executadas com a implementação do Projeto Paz nas Escolas em uma escola municipal de Fortaleza e verificar os pontos positivos e negativos do projeto. Trata-se de um estudo exploratório documental e bibliográfico, seguido de estudo descritivo de caso em uma escola pública municipal Y da cidade de Fortaleza, localizada na SER VI, que havia implementado o Projeto Paz nas Escolas. Para isso, foram realizadas entrevistas com dois professores da escola, as quais foram tratadas via análise de conteúdo. Os resultados mostraram como satisfatória a contribuição que o projeto desenvolvido trouxe para a escola e, por conseguinte, para a comunidade onde esta se localiza.

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Publicado

30/07/2011

Como Citar

MELO, F. A. de F.; FERRO, I. C. C.; COSTA, L. F. A. da. Avaliação do Projeto Paz nas Escolas da rede pública municipal de Fortaleza. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 11, p. 17–36, 2011. DOI: 10.22633/rpge.v0i11.9306. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9306. Acesso em: 23 dez. 2024.

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