Gestão escolar: da centralização à descentralização

Autores

  • Elma Júlia Gonçalves de Carvalho Doutora em Educação pela UNIMEP/Piracicaba. Professora da Área de Políticas Públicas e Gestão da Educação do Departamento de Teoria e Prática da Educação, membro do corpo docente do PPE - Programa de Pós-Graduação em Educação/Curso de Mestrado da Universidade Estadual de Maringá. Endereço: Av. Colombo, n° 5790, CEP: 87020-90, Fone: 3011-4887.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i11.9308

Palavras-chave:

gestão escolar, centralização, descentralização

Resumo

Nos últimos anos vivenciamos grandes alterações na forma de organização e administração do trabalho escolar, as quais resultam em um intenso debate sobre o assunto. Frequentemente, as análises sobre as alterações administrativas privilegiam os aspectos políticos, assumindo, ao mesmo tempo, a crítica ao centralismo burocrático, inflexível e ineficaz e a defesa da administração democrática, descentralizada e participativa. De nossa parte, no entanto, consideramos que, para apreender os novos rumos tomados pela gestão da educação, é imprescindível analisá-las à luz das mudanças ocorridas no mundo do trabalho e da produção, cuja compreensão histórica também se faz necessária. Por isso, definimos como principal objetivo desse artigo analisar o movimento de substituição do modelo de administração centralizada por novas práticas organizacionais descentralizadas, consideradas mais democráticas. É inerente à análise uma discussão sobre o movimento de substituição do modelo de acumulação taylorista/fordista pelo modelo flexível, que envolve novas formas de gerenciamento (trabalho em grupo, a cooperação, a participação direta nos processos de decisão, a flexibilização e a descentralização). Essas novas formas não se restringiram aos muros da empresa: importadas pela administração pública, condicionaram a forma de gerir as organizações e as instituições, inclusive a educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30/07/2011

Como Citar

CARVALHO, E. J. G. de. Gestão escolar: da centralização à descentralização. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 11, p. 37–53, 2011. DOI: 10.22633/rpge.v0i11.9308. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9308. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.