Ação comunicativa e deliberação: contribuições de Habermas à democracia

Autores

  • Ronaldo Martins Gomes Doutorando em Educação. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas – Programa de Pós-Graduação em Educação. São Carlos – SP

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i12.9322

Palavras-chave:

Ação comunicativa, Democracia deliberativa, Teoria política,

Resumo

A democracia é controversa e isso permite que se tenha uma compreensão, muitas vezes, ambígua sobre ela. No presente trabalho, se faz uma opção pelo pensamento de Habermas sobre a democracia e se apresenta este pensamento de forma introdutória, situandoo no contexto mais amplo da teoria social de Habermas, que é a teoria da Ação Comunicativa. Pretende-se compreender a democracia deliberativa como possibilidade de desenvolvimento democrático no contexto da sociedade brasileira. Compreende-se que, uma teoria democrática, mesmo desenvolvida em outro contexto do mundo diferente da realidade brasileira, pode auxiliar a compreensão política brasileira no que se refere à reflexão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02/02/2012

Como Citar

GOMES, R. M. Ação comunicativa e deliberação: contribuições de Habermas à democracia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 12, p. 61–81, 2012. DOI: 10.22633/rpge.v0i12.9322. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9322. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)