Inclusão escolar: política, marcos históricos, avanços e desafios

Autores

  • Natália Neves Macedo Deimling
  • Saulo Fantato Moscardini

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i12.9325

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Educação inclusiva, Pessoas com deficiência, Ensino regular,

Resumo

Acreditando na relevância que a estruturação de propostas inclusivas pautadas pela eqüidade possui para qualquer ambiente democrático, buscamos aqui apresentar uma discussão crítica sobre a maneira como esse processo vem sendo implantado na realidade brasileira. Temos consciência da complexidade de tal tarefa, entretanto, a urgência em se propor estudos questionadores nos anima para essa empreitada. Nesse sentido, esperamos com este artigo contribuir, mesmo que minimamente, para com a discussão sobre a importância de iniciativas educacionais igualitárias que tenham como característica a luta por uma sociedade mais justa na qual todos os sujeitos, independentemente das suas particularidades, possam ser reconhecidos como cidadãos de direito.

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Publicado

02/02/2012

Como Citar

DEIMLING, N. N. M.; MOSCARDINI, S. F. Inclusão escolar: política, marcos históricos, avanços e desafios. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 12, p. 3–21, 2012. DOI: 10.22633/rpge.v0i12.9325. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9325. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos