O trabalho docente no ensino superior: da base técnica manufatureira contida na didática comeniana à flexibilização, simplificação e precarização do trabalho na contemporaneidade

Autores

  • Olga Maria dos Reis Ferro Mestre em Educação/UFMS (2001) e Doutoranda em Educação/UFMS (2008-2012). Professora concursada - Assistente II, atua em pesquisa e no ensino da área de fundamentos da educação em Cursos de Licenciaturas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Aquidauana -MS/Brasil. UNIDADE I - Praça N. S. Conceição, 163 - Centro 79.200-000 - Caixa Postal – 135
  • Iara Augusta da Silva Mestre em Educação/UFMS (2001) e Doutoranda em Educação/UFMS (2009-2012) – 79.022-903 – Campo Grande – Mato Grosso do Sul – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i13.9335

Resumo

As indagações a respeito da organização do trabalho didático do professor moderno realizadas durante as aulas no Curso de doutorado, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), motivaram a escrita deste texto. O objetivo geral é resgatar as contribuições comenianas para o entendimento do trabalho docente no ensino superior, nos tempos atuais. Quanto aos objetivos específicos, a proposta é: a) descrever os “votos” de Coménio para a edificação da Academia de seu tempo histórico, demarcando a divisão e objetivação do trabalho do professor; b) descrever a flexibilização, simplificação e precarização do trabalho docente na contemporaneidade, consoante a reforma universitária, a partir de 1990, sob a influência do modo de acumulação do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02/07/2012

Como Citar

FERRO, O. M. dos R.; SILVA, I. A. da. O trabalho docente no ensino superior: da base técnica manufatureira contida na didática comeniana à flexibilização, simplificação e precarização do trabalho na contemporaneidade. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 13, p. 148–158, 2012. DOI: 10.22633/rpge.v0i13.9335. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9335. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos