O trabalho docente no ensino superior: da base técnica manufatureira contida na didática comeniana à flexibilização, simplificação e precarização do trabalho na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i13.9335Resumo
As indagações a respeito da organização do trabalho didático do professor moderno realizadas durante as aulas no Curso de doutorado, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), motivaram a escrita deste texto. O objetivo geral é resgatar as contribuições comenianas para o entendimento do trabalho docente no ensino superior, nos tempos atuais. Quanto aos objetivos específicos, a proposta é: a) descrever os “votos” de Coménio para a edificação da Academia de seu tempo histórico, demarcando a divisão e objetivação do trabalho do professor; b) descrever a flexibilização, simplificação e precarização do trabalho docente na contemporaneidade, consoante a reforma universitária, a partir de 1990, sob a influência do modo de acumulação do capital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.