Politicas educacionais e relações etmco-raciais: contribuições do parecer c ne/cp 3/2004 para a educação infantil no brasil

Autores

  • Flávio Santiago

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i14.9340

Palavras-chave:

Parecer CNE CP 003, 2004, Educação das relações étnico-raciais, Políticas públicas, Educação infantil,

Resumo

O objetivo deste artigo é ponderar as contribuições do Parecer CXE 003 04 e sua Resolução 001 04. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnico-raciais e do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, para a educação infantil e qual impacto desta política pública na prática docente. A metodologia escolhida foi á análise documental das fontes legislativas das quais faço uso. dentre elas a Lei 10.639/2003 (BRASIL. 2004b) e as Diretrizes já mencionadas. Esse artigo aponta como essa legislação exige um olhar atento dos as docentes sobre a heterogeneidade étnico-racial presentes nas creches e pré-escolas. bem como legitima o desenvolvimento de pedagogias da infância que ampliem as percepções de mundo, de sujeito e de realidades socioculturais. construindo uni ambiente em que o outro não seria mais um elemento, mas sim peça fundamental para construção da ação educativa.

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Publicado

02/02/2013

Como Citar

SANTIAGO, F. Politicas educacionais e relações etmco-raciais: contribuições do parecer c ne/cp 3/2004 para a educação infantil no brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 14, p. 25–44, 2013. DOI: 10.22633/rpge.v0i14.9340. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9340. Acesso em: 13 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos