Conselhos escolares e participação: a perspectiva de técnicos de secretarias municipais de educação do estado de São Paulo

Autores

  • Maria Cecília Luiz
  • Juliana Carolina Barcelli

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i14.9342

Palavras-chave:

Conselho escolar, Gestão democrática, Participação, Políticas municipais de educação,

Resumo

Quando na escola criam-se espaços que possibilitam a distribuição de poder e a participação de mais pessoas nos processos deliberativos, estes se fortalecem, e podem incentivar um maior envolvimento nas decisões públicas, com vistas à democratização na escola. Neste sentido, o Conselho Escolar (CE) torna-se um colegiado importante, o lócus da gestão democrática, uma vez que sua composição apresenta diferentes segmentos, em regime de paridade, das comunidades escolar e local. Neste artigo foram analisadas ações de sessenta e sete municípios do estado de São Paulo, ou ausências delas, relacionadas aos CEs. Os dados foram obtidos por meio de questionários semi-estruturados. respondidos por técnicos das Secretarias Municipais de Educação que participaram do curso de extensão ofertado pela Universidade Federal de São Carlos em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, em 2010. Verifica-se. a partir da visão dos cursistas, que o funcionamento dos CEs não estava garantido a participação de todos os seus segmentos, mas possibilitava avanços no processo democrático das escolas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02/02/2013

Como Citar

LUIZ, M. C.; BARCELLI, J. C. Conselhos escolares e participação: a perspectiva de técnicos de secretarias municipais de educação do estado de São Paulo. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 14, p. 66–82, 2013. DOI: 10.22633/rpge.v0i14.9342. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9342. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.