Confiabilidade no uso da Wikipédia como fonte de pesquisa escolar

Marli Vick Vieira1, Rogério Christofoletti

Resumo


A internet e suas mídias vêm impulsionando novos meios de produzir' e compartilhar bens intelectuais, atuando no processo da produção do conhecimento humano. A revolução na produção e difusão do conhecimento consolidada universalmente contrasta e afronta métodos convencionais. Tal afirmação justifica a necessidade de verificar suas possibilidades, limitações, eficácia e aplicabilidade no meio acadêmico. O objetivo desta pesquisa é analisar a utilização e a aceitação da Wikipédia. como fonte confiável de referência para trabalhos escolares no ensino superior. Para tanto, a investigação contou com coleta dos dados por meio de questionários, tendo a participação de alunos e professores de uma universidade em Santa Catarina. Os resultados obtidos indicam, entre outros aspectos, que a maioria dos alunos utiliza a Wikipédia como fonte de pesquisa e a maior parte dos professores aceita esta referência, contudo normalmente não têm a iniciativa de indicá-la. revelando um processo em franco desenvolvimento de credibilização desta fonte.


Palavras-chave


Wikipédia; Credibilidade; Web na educação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i15.9351



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

Licença Creative Commons 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.