Confiabilidade no uso da Wikipédia como fonte de pesquisa escolar

Autores

  • Marli Vick Vieira1
  • Rogério Christofoletti

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i15.9351

Palavras-chave:

Wikipédia, Credibilidade, Web na educação

Resumo

A internet e suas mídias vêm impulsionando novos meios de produzir' e compartilhar bens intelectuais, atuando no processo da produção do conhecimento humano. A revolução na produção e difusão do conhecimento consolidada universalmente contrasta e afronta métodos convencionais. Tal afirmação justifica a necessidade de verificar suas possibilidades, limitações, eficácia e aplicabilidade no meio acadêmico. O objetivo desta pesquisa é analisar a utilização e a aceitação da Wikipédia. como fonte confiável de referência para trabalhos escolares no ensino superior. Para tanto, a investigação contou com coleta dos dados por meio de questionários, tendo a participação de alunos e professores de uma universidade em Santa Catarina. Os resultados obtidos indicam, entre outros aspectos, que a maioria dos alunos utiliza a Wikipédia como fonte de pesquisa e a maior parte dos professores aceita esta referência, contudo normalmente não têm a iniciativa de indicá-la. revelando um processo em franco desenvolvimento de credibilização desta fonte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02/02/2017

Como Citar

VIEIRA1, M. V.; CHRISTOFOLETTI, R. Confiabilidade no uso da Wikipédia como fonte de pesquisa escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 15, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i15.9351. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9351. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos