Uma perspectiva critico-dialética das pedagogias do “aprender a aprender” e o uso da tecnologia como facilitador na educação: Revisitando as politicas educacionais

Autores

  • Elaine Cristina Moraes Santos
  • Luíz Antônio Calmon Nabuco Lastória

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i15.9352

Palavras-chave:

teorias pedagógicas, Aprender-a-aprender, tecnologias, mediação, aprendizagem,

Resumo

Este artigo propõe uma análise de dois fenômenos contemporâneos inter-relacionados - as pedagogias do “aprender a aprender” e os recursos tecnológicos utilizados como facilitadores de aprendizagem. Ambos são considerados instrumentos estratégicos conforme a política educacional vigente, sendo referenciados e citados em documentos nacionais e internacionais. Com eles, mudanças metodológicas na aprendizagem ocorreram: o ensino passou a ser visto fora das salas de aula, o instrumento mediador de aprendizagem deixou de ter foco na figura do professor, novas modalidades de ensino foram inventadas e o aluno passou a ter acesso à informação de maneira rápida, prática e precisa. Contudo, partindo deuma perspectiva crítico-dialética este estudo busca problematizar taismudanças e compreender, através do conceito de mediação, qual o papel que a pratica educacional, sobretudo escolar, desempenha atualmente em nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02/02/2017

Como Citar

SANTOS, E. C. M.; LASTÓRIA, L. A. C. N. Uma perspectiva critico-dialética das pedagogias do “aprender a aprender” e o uso da tecnologia como facilitador na educação: Revisitando as politicas educacionais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 15, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i15.9352. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9352. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos