Conselho de classe e avaliação da aprendizagem: instrumentos de gestão democrática na escola pública

Autores

  • Nonato Assis de Miranda
  • Ivo Ribeiro de Sá

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i16.9360

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Conselho de Classe Participativo, Gestão Democrática,

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola estadual na cidade de São Paulo com a pretensão de investigar o Conselho de Classe e Série Participativo (CCSP) como espaço de avaliação coletiva e de gestão democrática. Verificou-se que o CCSP é um espaço propiciador e fortalecedor do trabalho coletivo, em que a coordenação assume o papel de reorganizadora do trabalho pedagógico, a partir dos resultados obtidos. O CCSP, na escola investigada, é percebido como oportunidade de reflexão que auxilia na construção de práticas avaliativas mais democráticas, refletindo o momento de transição pelo qual a avaliação passa, oscilando entre a prática classificatória e a prática formativa.

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Publicado

03/02/2017

Como Citar

Miranda, N. A. de, & Sá, I. R. de. (2017). Conselho de classe e avaliação da aprendizagem: instrumentos de gestão democrática na escola pública. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, (16). https://doi.org/10.22633/rpge.v0i16.9360

Edição

Seção

Artigos