Conselho de classe e avaliação da aprendizagem: instrumentos de gestão democrática na escola pública

Nonato Assis de Miranda, Ivo Ribeiro de Sá

Resumo


Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola estadual na cidade de São Paulo com a pretensão de investigar o Conselho de Classe e Série Participativo (CCSP) como espaço de avaliação coletiva e de gestão democrática. Verificou-se que o CCSP é um espaço propiciador e fortalecedor do trabalho coletivo, em que a coordenação assume o papel de reorganizadora do trabalho pedagógico, a partir dos resultados obtidos. O CCSP, na escola investigada, é percebido como oportunidade de reflexão que auxilia na construção de práticas avaliativas mais democráticas, refletindo o momento de transição pelo qual a avaliação passa, oscilando entre a prática classificatória e a prática formativa.

Palavras-chave


Avaliação da aprendizagem; Conselho de Classe Participativo; Gestão Democrática;

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i16.9360



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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