Conselho de classe e avaliação da aprendizagem: instrumentos de gestão democrática na escola pública

Autores

  • Nonato Assis de Miranda
  • Ivo Ribeiro de Sá

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i16.9360

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Conselho de Classe Participativo, Gestão Democrática,

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola estadual na cidade de São Paulo com a pretensão de investigar o Conselho de Classe e Série Participativo (CCSP) como espaço de avaliação coletiva e de gestão democrática. Verificou-se que o CCSP é um espaço propiciador e fortalecedor do trabalho coletivo, em que a coordenação assume o papel de reorganizadora do trabalho pedagógico, a partir dos resultados obtidos. O CCSP, na escola investigada, é percebido como oportunidade de reflexão que auxilia na construção de práticas avaliativas mais democráticas, refletindo o momento de transição pelo qual a avaliação passa, oscilando entre a prática classificatória e a prática formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03/02/2017

Como Citar

MIRANDA, N. A. de; SÁ, I. R. de. Conselho de classe e avaliação da aprendizagem: instrumentos de gestão democrática na escola pública. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 16, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i16.9360. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9360. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos