O contexto da educação especial na perspectiva da educação inclusiva: as vozes dos professores e dos familiares na rede municipal de ensino de Joinville (SC)

Autores

  • Carin Schultze Fettback Mestre em Educação. Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE.
  • Nelma Baldin Doutora em Educação. Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i17.9365

Palavras-chave:

Educação Especial, Família, Representação Social

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a aplicabilidade das diretrizes expressas nos documentos que orientam a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, buscando compreender o relacionamento entre família, escola e atendimento educacional especializado. Objetivos específicos: avaliar o entendimento que têm as famílias e os professores quanto ao AEE da pessoa com deficiência; compreender os dizeres das famílias e dos professores, o processo de inclusão da criança e do adolescente no ensino regular; reconhecer a importância, para a família, da representação das relações no referente à família-escola e família-AEE. Participaram de estudo 15 famílias, três professoras do AEE, 46 professores do ensino regular e cinco auxiliares monitores. Utilizando fichas de observação, diário de campo, caderno de notas, entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionário e observações nas escolas, os descritores do estudo: educação especial, família e representação social, a abordagem da pesquisa qualitativa etnográfica e também o estudo com aplicação de técnicas quantitativas. Resultados apontam divergências quanto às opiniões no que se refere ao relacionamento entre os pais e professores nas escolas, uma vez que a inclusão dos estudantes com deficiência e transtorno global do desenvolvimento continua sob responsabilidade da educação especial. Pais e professores demonstram desconhecer o AEE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03/02/2017

Como Citar

FETTBACK, C. S.; BALDIN, N. O contexto da educação especial na perspectiva da educação inclusiva: as vozes dos professores e dos familiares na rede municipal de ensino de Joinville (SC). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 17, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i17.9365. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9365. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.