Reflexões sobre as políticas educacionais voltadas para todos aqueles que não tiveram acesso à educação na idade própria

Autores

  • Fernanda Reis
  • Taís Aparecida de Moura

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i17.9368

Palavras-chave:

Direito à educação, Políticas Públicas, Educação de Jovens e Adultos (EJA),

Resumo

Este texto objetiva tecer algumas reflexões sobre as políticas educacionais direcionadas aos sujeitos que não tiveram acesso à educação na idade própria, a saber, alunos a alunas do EJA. Nessa direção, de cunho teórico e bibliográfico, o trabalho esta estruturado em dois tópicos. O primeiro trata do direito à educação, em que esta questão é situada no bojo dos principais marcos legais instituídos no mundo e no Brasil como algo fundamental. Na sequência, debate-se, mais precisamente, sobre as políticas públicas brasileiras pensadas para a clientela da EJA, e ressalta-se, ao mesmo tempo, o quanto elas são reflexo de discussões internacionais e nacionais com o foco na educação, especialmente no final do século XX. Pôde-se inferir que a preocupação com a EJA estava diretamente relacionada com os níveis de alfabetização de jovens e adultos no país, sendo que o quadro de analfabetismo permanece alarmante. Portanto, entende-se que é necessário ampliar o sentido das políticas públicas da EJA na atualidade, no sentido de avançar quanto a propostas que de fato possibilitem a igualdade na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03/02/2017

Como Citar

REIS, F.; MOURA, T. A. de. Reflexões sobre as políticas educacionais voltadas para todos aqueles que não tiveram acesso à educação na idade própria. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 17, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i17.9368. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9368. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.