O ensino médio em blocos de disciplinas semestrais no estado do Paraná e sua convergência com a política educacional neoliberal

Jeovania Fabro, Suely Aparecisa Martins

Resumo


O Ensino Médio brasileiro passa por um processo de reorganização administrativa, pedagógica e financeira que converge com as políticas neoliberais, as quais orientam a economia, a função do estado e a esfera das políticas educacionais brasileiras. Este artigo limitou-se a refletir sobre os programas desenvolvidos em âmbito federal, com o Ensino Médio Inovador, e, estadual, com o Ensino Médio em blocos de disciplinas semestrais, implantado no Paraná a partir de 2009. A relevância desse trabalho apresenta-se como uma tentativa de explicitar os esforços por parte dos estados na reorganização do Ensino Médio com vistas a uma política de resultados.

Palavras-chave


Ensino Médio; disciplinas semestrais; políticas educacionais;

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i17.9369



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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