As disposições pedagógicas em cursos de formação inicial e continuada: um estudo de caso sobre o projeto primeiro passo – jovem aprendiz

Leonardo Araújo Lima, Francisco Horácio Frota da Silva Frota

Resumo


As demandas por trabalho qualificado nas atividades produtivas e de serviço demarcam a educação profissional como estratégia de desenvolvimento econômico e social para o Estado brasileiro. Este artigo trata sobre as perspectivas pedagógicas das políticas públicas de educação profissional, mais especificamente aquelas políticas em nível de formação inicial e continuada de trabalhadores. Propomos a análise desta questão através de revisão conceitual sobre as bases liberais da educação para o trabalho, além de análise contextual e empírica. Para esta última escolhemos um estudo de caso junto ao Projeto Primeiro Passo – Jovem Aprendiz, uma ação profissionalizante do Governo do Estado do Ceará.

Palavras-chave


Educação profissional; políticas públicas; perspectivas pedagógicas

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i17.9370



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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