A produção de conhecimento em políticas educacionais dos programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista no período 2009-2013

Autores

  • Kellcia Rezende Souza Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Unesp – Araraquara.
  • Maria Teresa Micely Kerbauy Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Unesp – Araraquara.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i19.9381

Palavras-chave:

Pesquisas, Política Educacional, Pós-Graduação,

Resumo

O presente estudo analisa as tendências subjacentes as pesquisas em políticas educacionais na produção dos programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo. Os dados foram analisados a partir dos conteúdos dos resumos. Tomamos como objeto para compreender esta problemática as dissertações e teses, com temáticas voltadas para a área da política educacional. Foram selecionadas 85 pesquisas, no período de 2009 à 2013. Os trabalhos traduzem o panorama de tendências e olhares predominantes no campo das políticas educacionais dos programas da instituição, representado no quadro de 5 categorias temáticas: Estudos sobre políticas e programas governamentais; Legislação e direito à educação; Políticas de financiamento e gestão; Políticas de avaliação e Papel dos partidos políticos e outras entidades da sociedade civil. A análise empreendida demonstra os avanços do campo de conhecimento focalizado e os limites que se apresentam para a consolidação da área.

Downloads

Publicado

03/02/2017

Como Citar

Souza, K. R., & Kerbauy, M. T. M. (2017). A produção de conhecimento em políticas educacionais dos programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista no período 2009-2013. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, (19). https://doi.org/10.22633/rpge.v0i19.9381

Edição

Seção

Artigos