A educação para o desenvolvimento sustentável no contexto curricular da rede pública de ensino do governo do estado de São Paulo: uma breve reflexão pela perspectiva da década da educação para o desenvolvimento sustentável da UNESCO (2005-2014)

Autores

  • Alexandre Marucci Bastos Doutorando em Educação Escolar. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras. Pós-graduação em Educação. Rodovia Araraquara-Jaú, km 1 – Bairro dos Machados – Caixa Postal 174 – CEP: 14.800-901. Araraquara – SP – Brasil.
  • Sebastião de Souza Lemes Docente. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Ciências da Educação. Rodovia Araraquara-Jaú, km 1 – Bairro dos Machados – Caixa Postal 174 – CEP: 14.800-901. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i19.9382

Palavras-chave:

Década, Nações Unidas, Educação, Desenvolvimento Sustentável, Currículo,

Resumo

A instituição da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DNUEDS ou DEDS) foi aprovada em 20 de dezembro de 2002, na 57ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, ocasião em que se decidiu proclamar o período de dez anos – a partir de 1º de Janeiro de 2005 até o final de 2014 – para que a educação fosse enfatizada como um elemento indispensável para alcançar o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, este estudo apresenta uma discussão sobre como tal proposição da ONU estaria sendo tratada pelas normas curriculares da rede pública de ensino gerenciada pelo Governo do Estado de São Paulo no último biênio da DEDS. Para tanto, desenvolveu-se uma análise das diretrizes curriculares delineadas pela respectiva Secretaria Estadual de Educação, verificando a que ponto as mesmas estariam alinhadas em relação aos propósitos da DEDS, sobretudo quanto à dinâmica curricular da rede pública escolar do governo paulista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03/02/2017

Como Citar

BASTOS, A. M.; LEMES, S. de S. A educação para o desenvolvimento sustentável no contexto curricular da rede pública de ensino do governo do estado de São Paulo: uma breve reflexão pela perspectiva da década da educação para o desenvolvimento sustentável da UNESCO (2005-2014). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 19, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i19.9382. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9382. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>