O conselho escolar e a implementação no município de Cascavel-PR

Elizangela S. Carozzi, Adrian A. Estrada

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar uma síntese da produção realizada na dissertação de mestrado intitulada ”Organização e Gestão Escolar: uma análise do Conselho Escolar na rede pública municipal de Cascavel”3. A pesquisa teve por objetivo principal apresentar uma análise do processo de implementação do Conselho Escolar no município de Cascavel no ano de 2012. O Conselho Escolar faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PNFCE), criado em 2004 na primeira gestão do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esse programa proclama fomentar a gestão democrática por meio da participação da comunidade escolar e, para isso, oferta cursos de formação para o desempenho do papel de conselheiro. Entendendo que é um programa direcionado por meio de políticas públicas e não por um movimento que emergiu da sociedade, o estudo buscou refletir sobre os limites e as possibilidades da participação da comunidade escolar na gestão da escola pública a partir de um instrumento que é o Conselho Escolar. Assim, para o desenvolvimento do trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com análise de documentos e com pesquisa de campo realizada por meio de entrevistas e de questionários com diretores das escolas municipais, com demais membros do Conselho Escolar, para entendimento do objeto de pesquisa participamos ainda de observações em Seminários, cursos de formação para conselheiros e reunião do Conselho Escolar. Nossa preocupação é resgatar as questões da pesquisa e apontar os limites e possibilidades de um Conselho Escolar dentro de uma gestão na escola pública do campo de pesquisa, recuperando aspectos fundamentais da participação da comunidade.

Palavras-chave


Conselho Escolar; gestão democrática; participação;

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i19.9383



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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