As políticas de acesso e permanência na educação superior: a busca da igualdade de resultados

Autores

  • Maria Lourdes Gisi Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária/PR – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.
  • Diana Gurgel Pegorini Professora do Instituto Federal do Paraná. Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n1.2016.9390

Palavras-chave:

Educação Superior, Acesso e Permanência, Evasão,

Resumo

Este texto tem como objeto de estudo as políticas de acesso e a evasão na educação superior. Busca analisar os avanços relacionados à ampliação do acesso a esse nível de ensino e a permanência dos estudantes. A evasão é uma problemática que tem se agravado por razões tanto de ordem econômica como aquelas decorrentes da própria instituição. Em relação à instituição, existem as expectativas não atendidas dos estudantes, o modo como se realiza a integração no mundo acadêmico e as condições relacionadas ao processo pedagógico. Discute-se o papel das instituições de ensino no que se refere à implementação de ações que possam contribuir para diminuir a evasão a partir da concepção da igualdade dos resultados, portanto do acesso, permanência e conclusão da educação superior. Trata-se de um estudo que contempla uma análise documental, com base em documentos oficiais, legislação vigente e dados de organismos nacionais e internacionais. Contempla o contexto da educação superior e a efetividade das políticas em relação às iniciativas governamentais que se relacionam com as possibilidades de ampliar o acesso e favorecer a permanência na educação superior. Na sequência, analisa-se a educação superior na perspectiva da justiça social, de modo a diminuir as disparidades existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03/12/2016

Como Citar

GISI, M. L.; PEGORINI, D. G. As políticas de acesso e permanência na educação superior: a busca da igualdade de resultados. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 20, p. 21–37, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n1.2016.9390. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9390. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.