O aluno público alvo da educação especial no ensino médio: as relações entre família e escola

Autores

  • Jéssica Harume Dias Muto
  • Juliane Ap. de Paula Perez Campos
  • Eleonice Máximo e Melo

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n1.2016.9392

Palavras-chave:

Educação Especial, Ensino Médio, Família e Escola, Inclusão,

Resumo

Este estudo de abordagem qualitativa visa analisar a relação família-escola contando com a participação de quatro mães de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) matriculados no ensino médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Os dados das entrevistas semi-estruturadas foram analisadas e agrupadas nos eixos temáticos: inclusão; alunos PAEE na escola regular; família e escola; e aluno PAEE no ensino médio. Os resultados apontam a importância de informar às famílias sobre os direitos educacionais que a lei assegura aos alunos PAEE no processo de inclusão no ensino regular; de mudanças na relação família-escola; informar sobre o papel do professor da educação especial dentro da escola às famílias, e sobre as potencialidades e limitações dos alunos PAEE diante da escolarização. Considera-se a necessidade de melhorar a comunicação entre família-escola, propondo-se alternativas que beneficiem essa parceria. Assim, foi evidenciado lacunas para novas pesquisas nessa área.

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Publicado

03/12/2016

Como Citar

MUTO, J. H. D.; CAMPOS, J. A. de P. P.; MELO, E. M. e. O aluno público alvo da educação especial no ensino médio: as relações entre família e escola. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 20, p. 49–69, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n1.2016.9392. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9392. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

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