Uso de ferramentas de avaliação institucional pela gestão escolar para aferir a qualidade social da escola: uma revisão de literatura das pesquisas da BDTD (2010-2014)

Autores

  • Rosane Fátima Vasques
  • Oto João Petry

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n1.2016.9396

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Avaliação Institucional, Qualidade Social,

Resumo

Esta pesquisa tem como foco verificar quais ferramentas de avaliação institucional são comumente utilizadas pela gestão escolar, na educação básica, para avaliar a qualidade social de uma instituição escolar, bem como demonstrar quais caminhos a gestão escolar e a avaliação institucional têm percorrido nos trabalhos científicos brasileiros nos últimos anos. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura, tendo como fonte de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Constatou-se a escassez de ferramentas de avaliação institucional que possam auxiliar o gestor escolar em seu trabalho diário. Ao mesmo tempo, confirmou-se que é indispensável à gestão escolar fazer uso da avaliação institucional para melhorar a qualidade educacional. Os estudos sinalizam a Avaliação Institucional Participativa como um bom caminho para a gestão escolar diagnosticar e repensar sua instituição. Por fim, salientamos que nenhuma ferramenta conseguirá apreender a realidade escolar (em sim mesma), mas pode auxiliar a gestão escolar na busca pela qualidade social da instituição.

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Publicado

03/12/2016

Como Citar

Vasques, R. F., & Petry, O. J. (2016). Uso de ferramentas de avaliação institucional pela gestão escolar para aferir a qualidade social da escola: uma revisão de literatura das pesquisas da BDTD (2010-2014). Revista on Line De Política E Gestão Educacional, (20), 118–139. https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n1.2016.9396

Edição

Seção

Artigos