O descompasso entre a legislação que regula a gestão democrática da escola e o funcionamento dos conselhos de escola

Autores

  • Jefferson Alves da Rocha Unesp, Rio Claro
  • Áurea de Carvalho Costa Unesp, Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n2.9460

Palavras-chave:

Gestão democrática, Participação social, Conselhos de escola.

Resumo

Das análises sobre a gestão democrática, o presente artigo apresenta o descompasso entre o proposto na letra da lei e o implantado no cotidiano dos conselhos escolares. Segue-se da pesquisa empírica que a gestão escolar permanece centralizada na figura do diretor. Apesar do avanço sobre a instituição dos conselhos, a dicotomização entre os quadros profissionais da escola e os pais de alunos tem revelado a dinâmica de funcionamento destes no cotidiano escolar. Apreendemos por meio da legislação, da observação e das atas, como se dá a participação social dos membros colegiados na gestão escolar do Ensino Fundamental de Rio Claro/SP.

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Biografia do Autor

Jefferson Alves da Rocha, Unesp, Rio Claro

Mestre em Educação

Áurea de Carvalho Costa, Unesp, Rio Claro

Professora Doutora, do Instituto de Biociências, da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”

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Publicado

01/12/2016

Como Citar

ROCHA, J. A. da; COSTA, Áurea de C. O descompasso entre a legislação que regula a gestão democrática da escola e o funcionamento dos conselhos de escola. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 202–222, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n2.9460. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9460. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

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