Apontamentos sobre a expansão da graduação tecnológica no Brasil

Autores

  • José Deribaldo Gomes dos Santos Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE)
  • Antonia Solange Pinheiro Xerez Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9712

Palavras-chave:

Educação superior. Graduação tecnológica. Política pública. Educação profissional.

Resumo

Analisa a política de expansão da Educação superior no Brasil que, em tempos de reformas do Estado, opta pela precarização da universidade, enquanto valoriza a expansão da graduação tecnológica, objeto específico desta exposição. A opção teórico-metodológica recai sobre materialismo histórico-dialético, pois, do ponto de vista crítico, tal proposta é a que mais se aproxima da realidade, possibilitando ao investigador chegar o mais próximo possível do objeto estudado. Para efeito desta comunicação, serão recortados e submetidos a uma leitura imanente alguns documentos oficiais, bem como determinadas pesquisas que se empenham em debater o assunto.


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Biografia do Autor

José Deribaldo Gomes dos Santos, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE)

Dr em Educação

Referências

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Publicado

25/12/2016

Como Citar

GOMES DOS SANTOS, J. D.; XEREZ, A. S. P. Apontamentos sobre a expansão da graduação tecnológica no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 600–622, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n3.9712. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9712. Acesso em: 20 abr. 2024.

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