A vocação ontológica do ‘ser mais’: ‘situações-limites’: aproximando Freire e Vieira Pinto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.9964

Palavras-chave:

Educação. ‘Situações-limites’. Transformação social.

Resumo

O texto possui como objetivo tecer aproximações entre os pensamentos de Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto. A partir de um estudo descritivo crítico tem-se como intenção elencar pressupostos que demonstrem, na concepção dos autores, o fazer de uma educação popular mais humana e libertadora. Educação que não aceita o fatalismo da precariedade do ser humano exposto ao sofrimento, mas compreende uma ação radical de transformação a partir de uma relação dialética entre condicionamentos e liberdade. Problematiza-se a fronteira, não entre o ser e o nada, mas entre o ser e o ‘ser mais’, quando a partir de atos livres para pensar as ‘situções-limites’ é possível constituir, no plano da história, os ‘atos-limites’. A investigação toma como ponto de partida o método dialético-dialógico freiriano.

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Biografia do Autor

André Luis Castro de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, RS.

Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre e Doutor em Ciência da Computação. Mestre e Doutor em Educação.

Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF SUL)

Mestre em Desenvolvimento Social. Doutora em Educação Ambiental.

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Publicado

07/04/2017

Como Citar

FREITAS, A. L. C. de; DE ARAUJO FREITAS, L. A. A vocação ontológica do ‘ser mais’: ‘situações-limites’: aproximando Freire e Vieira Pinto. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 432–448, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n2.2017.9964. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9964. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos