A circularidade do autoreferencial teórico do Banco Mundial em suas pesquisas educacionais e seus projetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.9965

Palavras-chave:

Banco Mundial. Pesquisa. Educação.

Resumo

O artigo trata do paradigma teórico e do modus operandi prevalecentes nos departamentos de pesquisa do Banco Mundial, mormente os afetos à área educacional, esfera em que essa instituição financeira vem se insinuando como organismo central na formulação das novas políticas educacionais globais para os países da periferia capitalista. Pautando-se em fontes bibliográficas e documentais daquela corporação e na literatura acadêmica crítica sobre ela, o estudo conduz a resultados que indicam, ademais do caráter ideológico, a estreiteza de horizonte, a limitação epistemológica e a funcionalidade estratégica à manutenção dos paradigmas neoliberais da pesquisa educacional conduzida naquele banco ou por ele comissionada.

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Referências

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Publicado

07/04/2017

Como Citar

BASTOS, R. M. B.; ROCHA, A. R. M. e. A circularidade do autoreferencial teórico do Banco Mundial em suas pesquisas educacionais e seus projetos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 322–333, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n2.2017.9965. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9965. Acesso em: 19 nov. 2024.

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