Revista on line de Política e Gestão Educacional: Anúncios https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge <p>A criação de uma Revista <em>on line</em> de <strong>Política e Gestão Educacional</strong> surge do interesse de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e é, atualmente, também vinculada ao Departamento de Educação. Em seu primeiro momento, a revista tinha o intuito, pelas peculiaridades do contexto, de ter uma periodicidade anual (isso ocorreu entre 2001 e 2003). A partir de 2007, a revista ganhou novo impulso com a organização do Grupo de Estudos Organizações Educacionais: processos de planejamento e gestão (GEOPLAGE), que assumiu, naquele momento, a responsabilidade por sua publicação. A preocupação fundamental dos responsáveis foi superar os problemas técnicos e, ainda dentro do antigo formato, reiniciar a publicação da revista, através de divulgação e solicitação de colaboradores.</p> <p>Novas mudanças vieram ocorrer em 2009. A partir daquele ano, a preocupação dos editores, foi de dotar a revista de uma periodicidade regular (semestral) e estabelecer as normas editoriais quanto ao recebimento e à submissão de artigos simultaneamente à formação de um conselho editorial nacional e internacional. A revisão editorial da revista propõe como objetivos e missão disseminação plural de temas que debatem com consistência a política e a gestão educacional e escolar em todo espectro possível para o assunto. Além disso, deverá servir à divulgação de trabalhos científicos, entrevistas, resenhas e demais textos que possibilitem a reflexão e o debate relacionados, prioritariamente, à essas temáticas, nacionais e internacionais. Para tanto, trabalharemos com artigos de pesquisadores, docentes, alunos de pós-graduação, produção coletiva de grupos de estudos e pesquisas, além de relatos de experiência nos diversos âmbitos dos sistemas educacionais e das unidades escolares (federal, estadual e municipal) e nos vários níveis de ensino, desse modo o(s) autor(es) devem seguir as <a href="https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/about/submissions#authorGuidelines">Diretrizes para autores RPGE</a> . <strong>Os manuscritos que não estiverem na formatação (o texto deve estar no template/modelo da RPGE, seguir as normas ABNT, e dentro das normas e padrões da Revista) conforme as diretrizes para autores serão rejeitados.</strong></p> <p> --------------------------</p> pt-BR Thu, 18 Jul 2024 17:10:49 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Chamada de artigos para o Dossiê: Família e os Processos de Linguagem e Aprendizagem Revista online de Política e Gestão Educacional https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/178 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/178 Thu, 18 Jul 2024 17:10:49 -0300 Chamada para Dossiê: Família e os Processos de Linguagem e Aprendizagem Revista online de Política e Gestão Educacional https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/177 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/177 Thu, 18 Jul 2024 17:06:52 -0300 (2024) v. 28, Publicação Contínua - Novos artigos publicados https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/172 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/172 Thu, 25 Apr 2024 11:13:31 -0300 Sobre a RPGE - Informações, diretrizes, submissões: Novos artigosda RPGE, v. 27, Publicação Contínua, (20/12/2023 a 26/12/2023), confiram! https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/161 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/161 Thu, 28 Dec 2023 10:39:06 -0300 Novos artigosda RPGE, v. 27, Publicação Contínua, em 17/1/2023, confiram! https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/158 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/158 Fri, 17 Nov 2023 14:31:09 -0300 Novos artigos publicados: (2023) v. 27, Publicação Contínua https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/151 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/151 Thu, 27 Jul 2023 11:05:12 -0300 Chamada Dossiê: Formação profissional e a função social das universidades: desafios da gestão de cursos do ensino superior https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/149 <p><strong>Ementa:</strong><br />Este dossiê busca reunir trabalhos que apresentem resultados e reflexões acerca de como a gestão de cursos de ensino superior enfrentam os desafios da formação profissional no mundo pós-moderno e de pós-verdade. São esperados trabalhos que apresentem possíveis tendências e necessidades para cada área específica da formação, bem como a apresentação de resultados de políticas públicas e políticas internas<br />relacionadas à gestão de cursos de ensino superior.</p> <p>Dentre os temas que podem contribuir ao dossiê, podemos destacar: adequação de currículos de cursos de formação de professores; coerência em currículos de cursos do ensino superior; práticas de gestão de cursos do ensino superior; gestão de cursos da área da saúde; da área de humanidades, da área ambiental, etc; intersecção entre políticas de regulamentação profissional e gestão de cursos universitários; gestão de<br />cursos de formação de pesquisadores; e reflexões éticas acerca da função social da universidade.</p> <p>Os desafios tecnológicos, políticos e ambientais enfrentados no mundo contemporâneo de pós-verdade questionam a existência de diversas profissões, que podem vir a tornarem-se obsoletas ou substituídas por inteligência artificial; ou exigem que elas se reestruturem e se adaptem às rápidas e constantes mudanças nas sociedades atuais.</p> <p>Neste cenário, cabem diversas reflexões éticas dos limites da tecnologia e de seu impacto em vidas humanas. Neste sentido, as universidades, enquanto importantes instituições de formação profissional, devem se reinventar para se adaptar a este cenário de instabilidade. Se as organizações curriculares, as visões compartilhadas do papel social de cada profissional das mais diversas áreas, as práticas pedagógicas implementadas e as políticas públicas educacionais de nível superior e de regulamentação profissional, permanecem imutáveis, tornam-se insuficientes para formar profissionais capazes de enfrentar os problemas com os quais a humanidade se depara atualmente.</p> <p>A gestão de cursos do ensino superior pode protagonizar importantes reflexões e movimentos práticos no enfrentamento deste desafio. Compartilhar as discussões e práticas que acontecem nestes espaços é importante para uma reconstrução coletiva da função social das universidades. Desta forma, espera-se que os estudos produzidos possam contribuir com reflexões teórico-metodológicas e direcionamentos práticos para criar condições para a gestão de cursos universitários em mundo pós-moderno de constantes transformações e novos desafios.</p> <p><strong>Documentos para Downloads</strong></p> <p>1 – Template/Declarações em Português – para fazer o download, clique <a href="https://drive.google.com/drive/folders/1-Odvt49B5TsHtn_R3snkCbScSYHc5l2B">AQUI</a><br />2 - Template/Declarações em Español – para fazer o download, clique <a href="https://drive.google.com/drive/folders/12trkMLmO2oFakLVSfKgnnqP_GpIUZuYM">AQUI</a><br />3 - Template/Declarações em English – para fazer o download, clique <a href="https://drive.google.com/drive/folders/1jyzGxwRkIkbAcoWsR8L1Vsd0IGzVSBVr">AQUI</a></p> https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/149 Fri, 19 May 2023 16:02:10 -0300 Sobre a RPGE - Informações, diretrizes, submissões: Novos artigos publicados - (2023) v. 27, Publicação Contínua https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/138 <p>Confiram os novos artigos publicados!</p> <p> </p> <p>Oficialmente somos A3, no Qualis 2020.</p> <p> </p> <p>Boa leitura!</p> https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/138 Wed, 29 Mar 2023 14:22:07 -0300 Editorial Especial pela Democracia, 16 de janeiro de 2023 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/136 <p>Em Brasília, no dia 08 de janeiro de 2023, a república brasileira foi totalmente agredida através de atos terroristas, violentos e execráveis.</p> <p>É evidente que o discurso e as ações tomadas pelos vândalos contra o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal flertam diretamente com o comportamento fascista. <br />Dito isso, vemos que políticos e figuras do poder público corroboram atos e movimentos fascistas e antidemocráticos, consequentemente, direcionando uma parte da população para uma linha de pensamento totalmente descabida, que se vê em poder de agir de modo violento e indo de encontro com o maior símbolo da democracia, o voto.</p> <p>Em vista disso, a Revista on line de Política e Gestão Educacional vem a público repudiar todas as ações condenáveis realizadas contra os três Poderes do Estado, poderes existentes para a manutenção e permanência da civilização que conhecemos. Repudiamos todos e quaisquer comportamentos que visam agredir a existência de outros seres, disseminar o ódio e desinformação, ou que ameacem o Estado Democrático.</p> <p>A Revista on line de Política e Gestão Educacional e toda sua equipe defende que os discursos e ações mencionados acima devem ser devidamente criminalizados. Esperamos que os responsáveis – pelos atos terroristas e pelo financiamento do movimento – sejam punidos severamente.</p> <p><br />Democracia Sempre!<br />Os Editores<br />Equipe Editorial<br />RPGE</p> https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/136 Mon, 16 Jan 2023 17:49:08 -0300 Sobre a RPGE - Informações, diretrizes, submissões: Chamada para o Dossiê: " Políticas Educacionais – Pensando o Ensino em Tempos de Crise" https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/109 <p><strong>Dossiê temático: </strong>Políticas Educacionais – Pensando o Ensino em Tempos de Crise</p> <p><strong>Prazo de submissão: até 15/04/2022 (não havrá prorrogação)</strong></p> <p><strong>Prazo de Publicação da edição: até 30/09/2022</strong></p> <p><strong>Orientações atualizadas: </strong>Prezados(as) autores(as), a submissão deverá seguir as normas de submissão da Revista online de Política e Gestão Educacional (Qualis A4 e indexada na Web of Science). A publicação será bilíngue, e os custos de tradução (português-inglês; espanhol para português e inglês), elaborados e revisados pela equipe serão por conta dos autores a serem pagos à equipe homologada da revista, tendo como gestão a revista e a Editora Ibero-Americana de Educação, conforme normas de subissão. Respeitar o limite de 150 palavras para o resumo, até 5 palavras-chave, até 18 páginas sem as referências. Máximo 3 autores, sendo um com titulação mínima de doutor. Para mestrandos e doutorandos, o orientador deverá ser coautor obirgatoriamente. Para artigos oriundos de dissertações e teses, somente até dois autores (orientando e orientador); todos devem ter link do ORCID; constar em cada artigo questões de ética da pesquisa bem como o percurso metodológico; artigos que possuam imagens devem possuir cessão de direitos de uso de imagem; validação pelo CEP – Comitê de Ética; Utilizar referências atuais, sendo no mínimo 50% dos últimos 5 anos, do ano a ser publicado o dossiê/artigos; </p> <p><strong>Informações: anderson.cruz@unesp.br - Editor Adjunto Executivo</strong></p> <p> </p> <p><strong>Ementa</strong><br />Este Dossiê volta-se para os estudos acerca das Políticas Educacionais no Brasil e no mundo em tempos de crise. Dessa forma, serão bem-vindas as produções científicas que as associem ao ensino, na Educação Básica e na Educação Superior, com base em diferentes abordagens epistemológicas e discursivas. Dentre os temas que contribuem ao dossiê, destacam-se: políticas educacionais para o ensino básico, políticas educacionais para o ensino superior; políticas de currículo em tempos de crise, o ensino e as práticas de (re)existência no Brasil e no mundo.</p> <p><br /><strong>Relevância da Temática</strong><br />Com a publicação crescente de documentos normativos na Educação Básica, dentre eles citamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreende-se que tem se intensificado os debates em diversos setores e instâncias da área de Educação sobre as políticas educacionais no País. Assim, a temática norteadora deste Dossiê se evidencia com relevância, uma vez que pretende aprofundar e contribuir com pesquisas que se norteiam para a compreensão, reflexão e análise crítica a respeito de diferentes cenários que envolvem as Políticas Educacionais no Brasil e no mundo, com ênfase para os seus desdobramentos no ensino básico e no ensino superior.</p> <p><strong>Organizadores/as:</strong></p> <p><strong>Emerson Augusto de Medeiros</strong> – Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN – Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: emerson.medeiros@ufersa.edu.br</p> <p><strong>Jean Mac Cole Tavares Santos</strong> – – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN – Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Educação e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Realizou Estágio Pós-Doutoral pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Líder do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4363681764477044. ORCID: https://orcid.org/ 0000-0001-7800-8350. E-mail: maccolle@hotmail.com.</p> <p><strong>Elcimar Simão Martins</strong> – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção – CE – Brasil. Professor Adjunto do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza e Docente Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS-UNILAB), Vice coordenador do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE), Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UECE). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UECE). E-mail: elcimar@unilab.edu.br </p> <p> </p> https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/109 Wed, 23 Feb 2022 13:27:37 -0300 Chamada dossiê: Formação de Professores: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica em foco https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/101 <p><strong>Dossiê tem´ático</strong>: Formação de Professores: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica em foco</p> <p><strong>Organizadores</strong>: Profª Drª Mirlene Ferreira Macedo Damázio - UFGD/Brasil, Profª Drª Aleida Patricia Monteiro Furtado - UCV/Cabo Verde e Profª Drª Rejane Maria Gomes da Silva - UVA/Brasil.</p> <p><strong>Prazo de submissão</strong>: 30/12/2021 </p> <p><strong>Prazo de publicação</strong>: a´té 30/06/2021</p> <p>A submissão deverá ocorrer via plataforma: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/index</p> <p>Ao submeter pela plataforma da revista, o(s) autor(es) concordam com as Normas e Diretrizes da RPGE. Link de acesso às normas: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/about/submissions</p> <p><strong>Nos comentários ao Editor – Descrever o nome do Dossiê.</strong></p> <p> </p> <p><strong>Ementa:</strong></p> <p>A formação de professores seja a formação inicial e continuada, em níveis de ensino e modalidades da educação brasileira tem sido questionado os seus resultados. Neste sentido, pensar a formação de professores diante dessa realidade atual, respeitando as singularidades, deve ser o objetivo das instituições privadas, públicas e seus gestores.</p> <p>Para colaborarmos com a formação de professores em uma abordagem inicial e continuada, bem como repensar e buscar avanços necessários de serem instaurados nesse processo, é vital redimensionar o olhar, buscando inovadoras formas de compreender a epistemologia dos saberes que fundamentam essa construção, envolvendo as várias ciências que compreendem o mundo, o homem, o conhecimento, a sociedade, a educação, o ensino aprendizagem, em síntese o mundo do trabalho docente.</p> <p>Reconhecendo que existe uma rede de saberes entre as ciências, torna-se necessário construir pontes entre as ciências para fundamentar esse exercício profissional, neste sentido entra a pesquisa científica. Construir as pontes a partir da pesquisa científica é buscar possíveis soluções aos problemas que emergem e trazer para o lócus da formação inicial e continuada possibilidades contextualizadas com a realidade circundante, considerando a diversidade existentes para esse exercício profissional.</p> <p>Diante do exposto, um processo de formação deve objetivar não apenas as interações dos métodos, dos sentidos que registram os dados observáveis e que os ordenam em esquemas, mas sim criar novos ambientes de aprendizagens, privilegiando uma formação dimensionada, ampliada e cheia de invocações, contemplando as exigências contemporâneas. Nessa perspectiva, a compreensão é complexa, abrange várias interpretações científicas e isso nos leva a pensar o processo formador de maneira subjetiva e objetiva, em que se tenha a visão do todo e do conhecimento plural.</p> <p>A partir do exposto, buscaremos neste dossiê uma publicação científica, capaz de contribuir com a temática - Formação de Professores: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica em foco, visando organizar trabalhos com essa temática nas pesquisas em universidades nacionais e internacionais. A temática é muito importante visando e ampliará os olhares sobre a formação inicial e continuada de professores. A partir desse contexto surgem as contribuições de nossa publicação.</p> <p> </p> <p><strong>Informações adicionais</strong> - atualizadas: Todos devem ter link do ORCID; artigos com no máximo 18 laudas, sem as referências – resumo com 150 palavras – título com até 18 palavras; constar em cada artigo questões de ética da pesquisa bem como o percurso metodológico; artigos que possuam imagens devem possuir cessão de direitos de uso de imagem; validação pelo CEP – Comitê de Ética; Utilizar referências atuais, sendo no mínimo 50% dos últimos 5 anos, do ano a ser publicado o dossiê/artigos; Os custos de tradução (português-espanhol-inglês), elaborados e revisados pela equipe serão por conta dos autores a serem pagos à equipe homologada da revista, tendo como gestão a revista e a Editora Ibero-Americana de Educação.</p> <p><strong>Contato Editor Adjunto Executivo</strong>: anderson.cruz@unesp.br</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/101 Thu, 28 Oct 2021 23:10:09 -0300 Sobre a RPGE - Informações, diretrizes, submissões: Editorial, v. 25, n. 1, jan./abr., 2021: Comunicação e Divulgação Científica, um ato de Política Pública https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/85 <p>A <em>Revista on line de Política e Gestão Educacional</em> – RPGE publicou seu primeiro número no ano de 2001 e completa 21 anos de existência neste ano de 2021. Na sua trajetória, a RPGE passou por várias mudanças – da publicação semestral a quadrimestral, novos indexadores, internacionalização, implementação da plataforma <em>Open Journal System </em>(OJS) –, além das melhorias quanto ao design e processos de gestão editorial.</p> <p>Atualmente, e de forma constante, a RPGE tem como valores essenciais a qualidade dos artigos e de suas publicações, o parecer ético com diálogo contínuo e humanizado com os autores e a formação técnica e científica da equipe editorial, a qual vem se destacando pela gestão editorial para os processos que uma revista científica aplica desde o recebimento da submissão até a publicação do artigo.</p> <p>Acessem: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15034</p> <p>Equipe Editorial</p> https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/announcement/view/85 Fri, 16 Apr 2021 13:13:21 -0300