https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/issue/feed Revista on line de Política e Gestão Educacional 2025-03-18T10:52:46-03:00 Sebastião de Souza Lemes sebastiao.lemes@unesp.br Open Journal Systems <p>A criação de uma Revista <em>on line</em> de <strong>Política e Gestão Educacional</strong> surge do interesse de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e é, atualmente, também vinculada ao Departamento de Educação. Em seu primeiro momento, a revista tinha o intuito, pelas peculiaridades do contexto, de ter uma periodicidade anual (isso ocorreu entre 2001 e 2003). A partir de 2007, a revista ganhou novo impulso com a organização do Grupo de Estudos Organizações Educacionais: processos de planejamento e gestão (GEOPLAGE), que assumiu, naquele momento, a responsabilidade por sua publicação. A preocupação fundamental dos responsáveis foi superar os problemas técnicos e, ainda dentro do antigo formato, reiniciar a publicação da revista, através de divulgação e solicitação de colaboradores.</p> <p>Novas mudanças vieram ocorrer em 2009. A partir daquele ano, a preocupação dos editores, foi de dotar a revista de uma periodicidade regular (semestral) e estabelecer as normas editoriais quanto ao recebimento e à submissão de artigos simultaneamente à formação de um conselho editorial nacional e internacional. A revisão editorial da revista propõe como objetivos e missão disseminação plural de temas que debatem com consistência a política e a gestão educacional e escolar em todo espectro possível para o assunto. Além disso, deverá servir à divulgação de trabalhos científicos, entrevistas, resenhas e demais textos que possibilitem a reflexão e o debate relacionados, prioritariamente, à essas temáticas, nacionais e internacionais. Para tanto, trabalharemos com artigos de pesquisadores, docentes, alunos de pós-graduação, produção coletiva de grupos de estudos e pesquisas, além de relatos de experiência nos diversos âmbitos dos sistemas educacionais e das unidades escolares (federal, estadual e municipal) e nos vários níveis de ensino, desse modo o(s) autor(es) devem seguir as <a href="https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/about/submissions#authorGuidelines">Diretrizes para autores RPGE</a> . <strong>Os manuscritos que não estiverem na formatação (o texto deve estar no template/modelo da RPGE, seguir as normas ABNT, e dentro das normas e padrões da Revista) conforme as diretrizes para autores serão rejeitados.</strong></p> <p> --------------------------</p> https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19932 Formação e desenvolvimento do conceito de “Categoria de Formação de Palavras” na derivatologia da língua literária ucraniana moderna 2025-01-13T13:14:04-03:00 Iryna Denysovets denysovets.ira@gmail.com Kateryna Horodenska k.horodenska70@meta.ua Tetyana Nikolashyna t.nikolashina@ukr.net <p>A relevância do estudo proposto está relacionada à necessidade de traçar os estágios cronológicos da formação dos nomes dos termos, com o objetivo de definir o conceito de “categoria de formação de palavras”, o que contribuirá para a organização terminológica na derivatologia ucraniana. O estudo visa realizar uma análise abrangente do conteúdo do conceito de “categoria de formação de palavras” na língua ucraniana moderna, abordando sua evolução, organização estrutural e interação com outras unidades categóricas do sistema linguístico, com ênfase na ordenação terminológica na derivação ucraniana. Para atingir esse objetivo, foram utilizados diversos métodos linguísticos especializados, incluindo análise diacrônica, definicional e funcional, além dos métodos histórico-linguístico, comparativo-tipológico e semântico-estrutural. Constatou-se que, de acordo com os princípios da gramática funcional-categórica moderna, uma forma de palavra se situa entre a sintaxe e a morfologia, formando suas categorias na estrutura da frase ou oração e utilizando meios morfológicos para esse fim.</p> 2025-02-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19955 Política de avaliação da pós-graduação 2025-01-20T12:28:31-03:00 Daiana Mendes de Oliveira Rossi daiana.rossi@ufop.edu.br Maria Michelle Fernandes Alves michelle190877@gmail.com Camila Barros Rodrigues camilabrodrigues86@gmail.com Breynner Ricardo de Oliveira oliveira.breynner@gmail.com <p>No Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é a agência federal responsável pelas diretrizes associadas à pós-graduação e à avaliação dos programas. A política de avaliação enfatiza a competitividade e a performance das instituições e dos pesquisadores, na medida em que condiciona o recurso financeiro aos resultados obtidos. Os professores e as instituições de ensino assumem a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso de seus programas. Considerando a importância dos coordenadores dos programas para a implementação da política de avaliação da pós-graduação, este artigo analisa essa dinâmica e as práticas e estratégias adotadas por esses atores na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Os dados advêm de entrevistas realizadas com cinco coordenadores de programas de cinco áreas: (1) Ciências Humanas, Letras e Artes; (2) Ciências Exatas e da Terra; (3) Engenharias; (4) Ciências da Vida e (5) Ciências Sociais Aplicadas. As entrevistas abrangeram três dimensões: (i) Percepções sobre a Pós-Graduação no Brasil; (ii) Percepções sobre a Pós-Graduação na UFOP e (iii) Percepções sobre a Pós-Graduação no seu Programa e estratégias de atuação como Coordenador. As análises reforçam a tese de que há um processo de reconfiguração da educação superior pública. As entrevistas revelam que o condicionamento do financiamento à obtenção de resultados agrava a competição, a mercantilização do conhecimento, a precarização do trabalho docente e o adoecimento dos sujeitos envolvidos. A política fiscal recessiva tem reforçado o primado do orçamento sobre a função social da pós-graduação e da Universidade.</p> 2025-02-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19689 Quando a escola é alvo da violência extrema 2025-01-23T11:33:11-03:00 José Reginaldo Feijão Parente reginaldo.fp@hotmail.com Betânia Moreira de Moraes Guerra betaneamoraes@gmail.com Maristela Inês Osawa Vasconcelos miosawa@gmail.com <p>Os ataques de violência extrema contra comunidades escolares é um fenômeno difícil de explicar dada a complexidade dos elementos que os determinam. Prever e controlar esses eventos bárbaros desafiam especialistas de vários campos. A pesquisa analisou as implicações ético-política-afetivas da violência extrema para educadores e educandos em cursos de licenciaturas de uma instituição de ensino superior pública. Trata-se de um estudo exploratório. Os sujeitos foram docentes e discentes de programas de formação de professores. Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas e os Mapas Afetivos. A pesquisa evidenciou a importância de buscar explicações para o problema da violência extrema indicando que esses eventos são fortemente influenciados pelas redes sociais mobilizando significativa carga afetiva manifesta através de sentimentos de medo, insegurança, dor e vulnerabilidade. Os currículos formativos precisam considerar esse fenômeno. O enfrentamento passa por estratégias de prevenção baseadas no diálogo e no respeito à diversidade.</p> 2025-02-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20060 E o mundo avança 2025-02-27T17:21:39-03:00 João Carlos Relvão Caetano joao.caetano@uab.pt <p>Explicita-se, neste trabalho, o conceito de internacionalização académica, na esfera dos processos em curso à escala global de transformação das instituições de ensino superior e ciência, tendo como propósito avaliar as condições de adoção de missões institucionais de internacionalização académica. Estuda-se o caso português, em contexto europeu e global. Da análise da dinâmica dos processos políticos e legislativos, assim como da atuação dos agentes dos novéis sistemas de educação, ciência e inovação, conclui-se que a transformação institucional tem como pressuposto a internacionalização, que deve ser vista de forma transversal, abrangendo todas as funções das instituições académicas e dos seus membros (investigação, ensino, transferência do conhecimento e gestão), promovendo intervenções institucionais diferenciadas. A metodologia é qualitativa e apoia-se em dados quantitativos. A pesquisa é atual e original, ao permitir compreender, em vários planos e dimensões, as metamorfoses das instituições académicas nas sociedades contemporâneas marcadas por novas condições, problemas e desafios que exigem abordagens regulatórias inovadoras.</p> 2025-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19884 A trajetória do gestor escolar no Brasil 2025-01-30T15:17:23-03:00 Anderson Macário Gomes anderson.gomes@adventistas.org Giza Guimarães Pereira Sales gizasales123@gmail.com Rodrigo Follis rodrigo.follis@unasp.edu.br Angélica Pall Oriani angelica.oriani@unesp.br <p>A gestão escolar no Brasil desenvolveu-se ao longo de uma trajetória marcada por influências políticas, econômicas e culturais que moldaram modelos administrativos desde o período colonial até a contemporaneidade. Este estudo analisa as mudanças históricas na função do diretor e do gestor escolar, destacando os fatores que impulsionaram a transição de um modelo centralizado e autocrático para uma abordagem mais democrática. Com a consolidação da escola primária graduada e dos grupos escolares, surgiu a necessidade de um administrador geral — o diretor escolar. Influenciada por modelos empresariais estrangeiros e demandas sociais internas, essa função reflete ideais positivistas e tecno-burocráticos. Por meio de uma revisão bibliográfica, o artigo explora as trajetórias e rupturas que marcaram essa evolução e oferece uma compreensão aprofundada sobre as práticas do gestor escolar, apontando caminhos para superar desafios e atender às demandas contemporâneas da educação.</p> 2025-03-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20104 Adoção de tecnologias digitais para a apropriação de conhecimento, tecnologia e fonte de vantagem competitiva em propriedades rurais de gestão familiar 2025-03-18T10:52:46-03:00 Ivanete Schneider ivanete@uniarp.edu.br Maria Eduarda dos Santos Pereira edumaria.pereira08@gmail.com Leandro Hahn leandrohahn@epagri.sc.gov.br Alceu Salles Camargo Júnior alceu@usp.br <p>Existe uma lacuna na literatura sobre a adoção de tecnologias digitais e a apropriação de conhecimento em propriedades rurais de gestão familiar em regiões menos desenvolvidas. A pesquisa analisou como as tecnologias digitais podem contribuir para a apropriação de conhecimento e tecnologias nessas propriedades e seu impacto nos recursos que conferem vantagem competitiva. Um levantamento foi realizado com 125 proprietários de negócios familiares rurais. Os resultados revelam um alto uso de ferramentas de comunicação, mas uma baixa adoção de tecnologias agrícolas avançadas, como <em>softwares</em> de gestão e sistemas de automação. A análise também identificou que os fornecedores desempenham um papel relevante na mediação da apropriação de conhecimento, enquanto as relações com universidades e centros de pesquisa permanecem limitadas. O estudo conclui que, embora haja um bom desenvolvimento de recursos, essas propriedades enfrentam desafios para empregar efetivamente tecnologias avançadas, uma limitação que restringe significativamente a competitividade internacional do agronegócio brasileiro.</p> 2025-04-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional