https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/issue/feedRevista on line de Política e Gestão Educacional2025-12-01T14:33:39-03:00Sebastião de Souza Lemessebastiao.lemes@unesp.brOpen Journal Systems<p>A criação de uma Revista online de <strong>Política e Gestão Educacional</strong> surge do interesse de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e é, atualmente, também vinculada ao Departamento de Educação. Em seu primeiro momento, a revista tinha o intuito, pelas peculiaridades do contexto, de ter uma periodicidade anual (isso ocorreu entre 2001 e 2003). A partir de 2007, a revista ganhou novo impulso com a organização do Grupo de Estudos Organizações Educacionais: processos de planejamento e gestão (GEOPLAGE), que assumiu, naquele momento, a responsabilidade por sua publicação. A preocupação fundamental dos responsáveis foi superar os problemas técnicos e, ainda dentro do antigo formato, reiniciar a publicação da revista, através de divulgação e solicitação de colaboradores.</p> <p>Novas mudanças vieram ocorrer em 2009. A partir daquele ano, a preocupação dos editores, foi de dotar a revista de uma periodicidade regular (semestral) e estabelecer as normas editoriais quanto ao recebimento e à submissão de artigos simultaneamente à formação de um conselho editorial nacional e internacional. A revisão editorial da revista propõe como objetivos e missão disseminação plural de temas que debatem com consistência a política e a gestão educacional e escolar em todo espectro possível para o assunto. Além disso, deverá servir à divulgação de trabalhos científicos, entrevistas, resenhas e demais textos que possibilitem a reflexão e o debate relacionados, prioritariamente, à essas temáticas, nacionais e internacionais. Para tanto, trabalharemos com artigos de pesquisadores, docentes, alunos de pós-graduação, produção coletiva de grupos de estudos e pesquisas, além de relatos de experiência nos diversos âmbitos dos sistemas educacionais e das unidades escolares (federal, estadual e municipal) e nos vários níveis de ensino, desse modo o(s) autor(es) devem seguir as <a href="https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/about/submissions#authorGuidelines">Diretrizes para autores RPGE</a> . <strong>Os manuscritos que não estiverem na formatação (o texto deve estar no template/modelo da RPGE, seguir as normas APA, e dentro das normas e padrões da Revista) conforme as diretrizes para autores serão rejeitados.</strong></p>https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19932Formação e desenvolvimento do conceito de “Categoria de Formação de Palavras” na derivatologia da língua literária ucraniana moderna2025-01-13T13:14:04-03:00Iryna Denysovetsdenysovets.ira@gmail.comKateryna Horodenskak.horodenska70@meta.uaTetyana Nikolashynat.nikolashina@ukr.net<p>A relevância do estudo proposto está relacionada à necessidade de traçar os estágios cronológicos da formação dos nomes dos termos, com o objetivo de definir o conceito de “categoria de formação de palavras”, o que contribuirá para a organização terminológica na derivatologia ucraniana. O estudo visa realizar uma análise abrangente do conteúdo do conceito de “categoria de formação de palavras” na língua ucraniana moderna, abordando sua evolução, organização estrutural e interação com outras unidades categóricas do sistema linguístico, com ênfase na ordenação terminológica na derivação ucraniana. Para atingir esse objetivo, foram utilizados diversos métodos linguísticos especializados, incluindo análise diacrônica, definicional e funcional, além dos métodos histórico-linguístico, comparativo-tipológico e semântico-estrutural. Constatou-se que, de acordo com os princípios da gramática funcional-categórica moderna, uma forma de palavra se situa entre a sintaxe e a morfologia, formando suas categorias na estrutura da frase ou oração e utilizando meios morfológicos para esse fim.</p>2025-02-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20233Desenvolvendo o pensamento crítico em alunos de inglês como língua estrangeira sem formação linguística2025-06-02T14:32:42-03:00Tetiana Harbuzascientists_lv@ukr.netAlla Nypadymkascientists_lv@ukr.netOlena Okhrimenkoscientists_lv@ukr.netSvitlana Mamchenkoscientists_lv@ukr.netOlena Kulazhenkoscientists_lv@ukr.net<p>Desenvolver o pensamento crítico é uma tarefa urgente para a educação moderna, especialmente no ensino de inglês como língua estrangeira (EFL) a alunos de especialidades não linguísticas que precisam de um alto nível de competências analíticas e de comunicação para atuarem com sucesso na vida profissional. Este estudo busca identificar métodos eficazes para desenvolver o pensamento crítico desses alunos. A metodologia da pesquisa baseia-se em uma abordagem experimental, com a divisão dos alunos em grupos experimentais e de controle, testando as competências linguísticas antes e depois do curso. Os resultados mostraram que métodos ativos, como debates, análise de casos, aprendizagem baseada em projetos e autoavaliação, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do pensamento crítico e da competência linguística dos alunos. Na categoria de expressão oral, o desempenho subiu de 48% para 85%; na categoria de expressão escrita, passou de 64% para 83%, o que confirma a eficácia das tarefas interativas. Os métodos desenvolvidos podem contribuir para melhorar a qualidade da educação e fortalecer competências valorizadas no mercado de trabalho.</p>2025-07-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20235Implementação de métodos avançados na educação profissional em engenharia2025-06-02T14:32:22-03:00Yuliia Bielova-Oleynikuubelova1973@gmail.comHanna Mosiienkomosienko@karazin.uaLarysa Tereminkolarysa.tereminko@npp.nau.edu.uaOleksandr Khytkohitkoau@gmail.comMykola Madinovnmadinov@gmail.com<p>O artigo examina a introdução de tecnologias inovadoras na formação de especialistas técnicos em universidades europeias entre 2020 e 2024. Dá-se atenção especial à análise de abordagens pedagógicas voltadas à integração de tecnologias modernas no processo educativo, com o objetivo de aprimorar a formação prática dos futuros especialistas. A metodologia de investigação baseou-se numa abordagem científica integrada, incluindo análise espacial, escalonamento multidimensional (MDS) para visualizar a dinâmica das mudanças, modelagem matemática e análise de regressão para avaliar a relação entre o uso da tecnologia e o nível de formação dos estudantes. Os resultados do estudo mostram que mais de 85% dos professores universitários europeus relatam um aumento significativo nas competências práticas dos estudantes, decorrente da integração de plataformas inovadoras. Verificou-se que o uso da realidade aumentada eleva o interesse dos estudantes em 34% e que os sistemas de avaliação automatizados aumentam a objetividade dos resultados em 28%. O estudo apresenta recomendações para otimizar os currículos e introduzir abordagens interdisciplinares que contribuam para a formação profissional dos estudantes em um contexto global.</p>2025-07-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20272A importância da integridade científica para a melhoria da aprendizagem ao nível universitário2025-06-02T14:32:14-03:00Iryna Tymchenkonaukovets30@ukr.netIhor Danyliuknaukovets30@ukr.netMykola Yaroshovnaukovets30@ukr.netRoksolana Yaremkevych naukovets30@ukr.netSvitlana Demikhovanaukovets30@ukr.net<p>O estudo centra-se no conceito de desenvolvimento do ensino superior em termos de integridade académica. O artigo tem como objetivo analisar o papel da tecnologia na criação de textos originais no âmbito da comunicação científica no atual espaço informativo. A funcionalidade da comunicação científica no ensino superior é comprovada. Destacam-se as tendências no desenvolvimento de modelos modernos de comunicação científica, e investigam-se as especificidades das abordagens inovadoras para a produção de textos científicos originais. Também são analisados os problemas relacionados ao ciclo de vida dos recursos eletrónicos e os riscos a eles associados. Os princípios da Declaração de Bucareste sobre Valores Éticos e Princípios do Ensino Superior na Região Europeia são examinados, bem como as direções para o aprimoramento dos processos de comunicação científica no ensino superior. O artigo demonstra que o desenvolvimento do ambiente educativo no contexto científico globalizado atual exige a otimização de requisitos específicos para a elaboração de textos autênticos, com base nos princípios de originalidade e integridade.</p>2025-07-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20423Incorporação de abordagens STEM no currículo das disciplinas quantitativas nas universidades2025-07-12T12:46:06-03:00Oleksandra Ordanovskaaleksordanovskaya@gmail.comOleksandra Potapovaremania2012@gmail.comHalyna UrumUrum.HD@pdpu.edu.uaOlga Martynyukmartynyuk.olga@gmail.comOlena Olefirms.l.olefir@gmail.com<p>O artigo analisa a aplicação da abordagem STEM no ensino superior, especialmente em disciplinas matemáticas. Destaca os benefícios da metodologia, como aumento da motivação estudantil, melhoria no desempenho acadêmico e atitudes mais positivas diante das disciplinas. Utilizando revisão da literatura científica em bases como Scopus e Google Scholar, o estudo identifica também limitações na implementação prática da abordagem, apesar de seu potencial pedagógico. Conclui que a educação STEM é essencial para formar profissionais preparados para desafios atuais e futuros, promovendo soluções inovadoras e contribuindo para o desenvolvimento cultural, social e econômico.</p>2025-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20424Estratégias contemporâneas para o desenvolvimento de competências-chave na educação infantil2025-07-12T13:06:22-03:00Olha Kanarovaolga_mdpu@ukr.netVita Butenkozbpk1974@gmail.comNadiia Frolenkovanadiychuk@ukr.netLeonida Pisotskaleonida_dekan@ukr.netOlena Saspoperechnjak@ukr.net<p>The article evaluates the effectiveness of modern methodological approaches in developing key competencies in early childhood education. Methods included literature analysis, the study of pedagogical innovations, questionnaires with parents and educators, and experimental research. The competencies addressed include health, communication, language, social relationships, personal development, cognitive, play-based, and environmental aspects. The study proposes pedagogical strategies categorized into traditional and innovative approaches, with emphasis on contemporary methodologies such as STEAM integration, use of sensory zones, and mindfulness techniques.</p>2025-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20425Aprimorando a competência intercultural no ensino superior por meio da aprendizagem baseada em mídia2025-07-12T14:00:00-03:00Svitlana Shekhavtsovasvitlana.shekhavtsova@umb.skGalyna Ryabukhagalyna.ryabukha@uvic.catOlena Pavliukep290477@gmail.comSvitlana Pedchenkosvpedchenko@gmail.comNataliia Komlyknataly.off1618@gmail.comRuslana Zhovtanir.zhovtani@gmail.com<p>O artigo examina a formação da competência intercultural em estudantes do ensino superior, ressaltando o papel da mídia-educação nesse processo. A globalização e as mudanças sociais exigem a superação das limitações das metodologias tradicionais. O estudo identifica as etapas do desenvolvimento intercultural — negação, defesa, aceitação, adaptação e integração — e avalia a eficácia das tecnologias educacionais baseadas em mídia. Por meio de métodos analíticos, experimentais e estatísticos, constatou-se uma correlação positiva entre o uso frequente dessas ferramentas e o desempenho dos estudantes. Os resultados destacam a importância da integração ampla da mídia-educação no ensino superior para promover competências interculturais.</p>2025-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20426Professores do ensino fundamental na era digital2025-07-12T14:05:49-03:00Ivan Vasylykivivan-v@i.uaOksana ZhyhayloOkzhigajlo@ukr.netSolomiya Illyashs.illyash@dspu.edu.uaNataliia Kalytan.kalyta@dspu.edu.uaSvitlana Lutsivlutsiw@ukr.net<p>O artigo analisa o papel das tecnologias da informação na formação de futuros professores do ensino primário no contexto da Nova Escola Ucraniana (NUS). A pesquisa, fundamentada em literatura científica e dados empíricos, demonstra que a integração de ferramentas digitais especializadas contribui significativamente para o desenvolvimento da competência profissional docente, especialmente na educação inclusiva. Foram utilizados métodos como análise fatorial e abstração científica. Os resultados apontam para a necessidade de uma formação mais prática, com apoio por tutores, visando facilitar a adaptação dos novos professores. O estudo destaca ainda o potencial das tecnologias imersivas e propõe a criação de plataformas digitais universais para formação contínua no contexto educacional contemporâneo.</p>2025-07-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20431Moldando a identidade linguística nacional do aluno de hoje2025-07-14T10:06:52-03:00Anzhelika Popovychpopovich@kpnu.edu.uaSvitlana Kaleniukkaleniukso@gmail.comNataliia Ladyniakladyniakn@gmail.comNataliia Sheremetasheremetanataija@gmail.comInna Berkeshchukbercesinna@gmail.com<p data-start="0" data-end="900">O artigo investiga os efeitos das crises — como guerra, migração e digitalização — na construção da identidade linguística nacional de estudantes. Por meio da análise de documentos de política linguística, dados estatísticos e entrevistas com alunos e professores, o estudo conclui que, em tempos de guerra, a língua nacional se fortalece como símbolo de resistência e coesão social. No entanto, fatores como migração e dificuldades no uso de tecnologias digitais representam ameaças à preservação dessa identidade. A pesquisa também indica que uma forte ligação dos estudantes à sua língua nacional aumenta tanto sua inclusão social quanto sua vulnerabilidade. O trabalho oferece contribuições práticas para políticas linguísticas em contextos de crise e recomenda estratégias pedagógicas voltadas à valorização e manutenção da identidade linguística dos estudantes.</p>2025-07-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19955Política de avaliação da pós-graduação2025-01-20T12:28:31-03:00Daiana Mendes de Oliveira Rossidaiana.rossi@ufop.edu.brMaria Michelle Fernandes Alvesmichelle190877@gmail.comCamila Barros Rodriguescamilabrodrigues86@gmail.comBreynner Ricardo de Oliveiraoliveira.breynner@gmail.com<p>No Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é a agência federal responsável pelas diretrizes associadas à pós-graduação e à avaliação dos programas. A política de avaliação enfatiza a competitividade e a performance das instituições e dos pesquisadores, na medida em que condiciona o recurso financeiro aos resultados obtidos. Os professores e as instituições de ensino assumem a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso de seus programas. Considerando a importância dos coordenadores dos programas para a implementação da política de avaliação da pós-graduação, este artigo analisa essa dinâmica e as práticas e estratégias adotadas por esses atores na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Os dados advêm de entrevistas realizadas com cinco coordenadores de programas de cinco áreas: (1) Ciências Humanas, Letras e Artes; (2) Ciências Exatas e da Terra; (3) Engenharias; (4) Ciências da Vida e (5) Ciências Sociais Aplicadas. As entrevistas abrangeram três dimensões: (i) Percepções sobre a Pós-Graduação no Brasil; (ii) Percepções sobre a Pós-Graduação na UFOP e (iii) Percepções sobre a Pós-Graduação no seu Programa e estratégias de atuação como Coordenador. As análises reforçam a tese de que há um processo de reconfiguração da educação superior pública. As entrevistas revelam que o condicionamento do financiamento à obtenção de resultados agrava a competição, a mercantilização do conhecimento, a precarização do trabalho docente e o adoecimento dos sujeitos envolvidos. A política fiscal recessiva tem reforçado o primado do orçamento sobre a função social da pós-graduação e da Universidade.</p>2025-02-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19689Quando a escola é alvo da violência extrema2025-01-23T11:33:11-03:00José Reginaldo Feijão Parentereginaldo.fp@hotmail.comBetânia Moreira de Moraes Guerrabetaneamoraes@gmail.comMaristela Inês Osawa Vasconcelosmiosawa@gmail.com<p>Os ataques de violência extrema contra comunidades escolares é um fenômeno difícil de explicar dada a complexidade dos elementos que os determinam. Prever e controlar esses eventos bárbaros desafiam especialistas de vários campos. A pesquisa analisou as implicações ético-política-afetivas da violência extrema para educadores e educandos em cursos de licenciaturas de uma instituição de ensino superior pública. Trata-se de um estudo exploratório. Os sujeitos foram docentes e discentes de programas de formação de professores. Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas e os Mapas Afetivos. A pesquisa evidenciou a importância de buscar explicações para o problema da violência extrema indicando que esses eventos são fortemente influenciados pelas redes sociais mobilizando significativa carga afetiva manifesta através de sentimentos de medo, insegurança, dor e vulnerabilidade. Os currículos formativos precisam considerar esse fenômeno. O enfrentamento passa por estratégias de prevenção baseadas no diálogo e no respeito à diversidade.</p>2025-02-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20060E o mundo avança2025-02-27T17:21:39-03:00João Carlos Relvão Caetanojoao.caetano@uab.pt<p>Explicita-se, neste trabalho, o conceito de internacionalização académica, na esfera dos processos em curso à escala global de transformação das instituições de ensino superior e ciência, tendo como propósito avaliar as condições de adoção de missões institucionais de internacionalização académica. Estuda-se o caso português, em contexto europeu e global. Da análise da dinâmica dos processos políticos e legislativos, assim como da atuação dos agentes dos novéis sistemas de educação, ciência e inovação, conclui-se que a transformação institucional tem como pressuposto a internacionalização, que deve ser vista de forma transversal, abrangendo todas as funções das instituições académicas e dos seus membros (investigação, ensino, transferência do conhecimento e gestão), promovendo intervenções institucionais diferenciadas. A metodologia é qualitativa e apoia-se em dados quantitativos. A pesquisa é atual e original, ao permitir compreender, em vários planos e dimensões, as metamorfoses das instituições académicas nas sociedades contemporâneas marcadas por novas condições, problemas e desafios que exigem abordagens regulatórias inovadoras.</p>2025-02-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19884A trajetória do gestor escolar no Brasil2025-01-30T15:17:23-03:00Anderson Macário Gomesanderson.gomes@adventistas.orgGiza Guimarães Pereira Salesgizasales123@gmail.comRodrigo Follisrodrigo.follis@unasp.edu.brAngélica Pall Orianiangelica.oriani@unesp.br<p>A gestão escolar no Brasil desenvolveu-se ao longo de uma trajetória marcada por influências políticas, econômicas e culturais que moldaram modelos administrativos desde o período colonial até a contemporaneidade. Este estudo analisa as mudanças históricas na função do diretor e do gestor escolar, destacando os fatores que impulsionaram a transição de um modelo centralizado e autocrático para uma abordagem mais democrática. Com a consolidação da escola primária graduada e dos grupos escolares, surgiu a necessidade de um administrador geral — o diretor escolar. Influenciada por modelos empresariais estrangeiros e demandas sociais internas, essa função reflete ideais positivistas e tecno-burocráticos. Por meio de uma revisão bibliográfica, o artigo explora as trajetórias e rupturas que marcaram essa evolução e oferece uma compreensão aprofundada sobre as práticas do gestor escolar, apontando caminhos para superar desafios e atender às demandas contemporâneas da educação.</p>2025-03-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20104Adoção de tecnologias digitais para a apropriação de conhecimento, tecnologia e fonte de vantagem competitiva em propriedades rurais de gestão familiar2025-03-18T10:52:46-03:00Ivanete Schneiderivanete@uniarp.edu.brMaria Eduarda dos Santos Pereiraedumaria.pereira08@gmail.comLeandro Hahnleandrohahn@epagri.sc.gov.brAlceu Salles Camargo Júnioralceu@usp.br<p>Existe uma lacuna na literatura sobre a adoção de tecnologias digitais e a apropriação de conhecimento em propriedades rurais de gestão familiar em regiões menos desenvolvidas. A pesquisa analisou como as tecnologias digitais podem contribuir para a apropriação de conhecimento e tecnologias nessas propriedades e seu impacto nos recursos que conferem vantagem competitiva. Um levantamento foi realizado com 125 proprietários de negócios familiares rurais. Os resultados revelam um alto uso de ferramentas de comunicação, mas uma baixa adoção de tecnologias agrícolas avançadas, como <em>softwares</em> de gestão e sistemas de automação. A análise também identificou que os fornecedores desempenham um papel relevante na mediação da apropriação de conhecimento, enquanto as relações com universidades e centros de pesquisa permanecem limitadas. O estudo conclui que, embora haja um bom desenvolvimento de recursos, essas propriedades enfrentam desafios para empregar efetivamente tecnologias avançadas, uma limitação que restringe significativamente a competitividade internacional do agronegócio brasileiro.</p>2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20124Oportunidades para o desenvolvimento do ensino superior sob a influência da tecnologia digital2025-03-26T14:00:17-03:00Farida Gazizovafarida.gazizova@mymail.academyAndrey Chunikhinachunikhin@mymail.academyArtemiy Kozachekkozachek@mymail.academyEkaterina Mussaui-Ulianishchevae.v.mussaui-ulianishcheva@mail.ruRustem Shichiyakhgubanova@mymail.academyNatalia Gubanovagubanova@mymail.academyNadezhda Kol'covankolcova@internet.ru<p>O objetivo deste artigo é apresentar e caracterizar as principais e mais populares tecnologias digitais de apoio ao processo educativo no ensino superior, além de explorar as oportunidades e aplicações futuras que surgem no contexto da Indústria 4.0, cuja característica fundamental é a relação intrínseca com o progresso tecnológico. O documento descreve o estado atual da didática no ensino superior à luz dos avanços das tecnologias da informação, abordando os principais aspectos da didática com base em portais educativos, aprendizagem móvel e Web 2.0. Dado o avanço gradual do progresso científico e tecnológico, os autores analisam a influência das tecnologias da Indústria 4.0 no ensino superior e as perspectivas associadas à Educação 4.0. O estudo conclui que as novas profissões emergentes exigem o ensino de novas competências, e que a introdução das tecnologias da Indústria 4.0 no ensino superior demanda mudanças profundas, representando um desafio significativo para o sistema educacional russo.</p>2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20173Além do ensino2025-04-16T11:26:54-03:00Marizane Fenske Antunes Piergentilemarizane.fenske@gmail.comHelena Brandão Vianahbviana2@gmail.comLaude Erandi Brandenburglaude@est.edu.brRebeca Pizza Pancotte Dariusrebeca.darius@unasp.edu.br<p>O tema espiritualidade como componente educacional revela um campo amplo para pesquisa, evidenciando a necessidade urgente de estudos mais aprofundados sobre seu impacto no desenvolvimento dos alunos no Brasil. O objetivo deste estudo foi analisar a influência da espiritualidade no processo educacional, abrangendo desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio de uma rede particular de ensino. Foi realizada a aplicação do Inventário de Crescimento de Discípulos (<em>Growing Disciples Inventory</em>, GDI) em escolas no Estado de São Paulo com 3.572 alunos. Os resultados da presente pesquisa destacam a profundidade e a complexidade da influência da espiritualidade no processo educacional. Os dados coletados revelaram que a percepção do amor incondicional de Deus e o sentido de propósito divino, estão fortemente presentes nos resultados, mas outros aspectos, como o envolvimento em atividades de serviço comunitário e a promoção de justiça social, apresentaram níveis de engajamento mais baixo.</p>2025-05-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19887Objetivos dos estudos sobre egressos na gestão universitária2025-04-13T12:25:58-03:00Thiago Luiz de Oliveira Cabralthiago.cabral@ufsc.brFernanda Cristina da Silvafernanda.silva.f.cs@posgrad.ufsc.brEnio Snoeijerenio.snoeijer@ufsc.br<p><span style="font-weight: 400;">A presente investigação teve o intuito de analisar os objetivos dos estudos sobre egressos no âmbito da gestão universitária. Para isso, realizou-se uma pesquisa básica, descritiva, de abordagem mista, utilizando-se da técnica bibliográfica e da estatística descritiva. Foram coletados dados provenientes dos anais do evento Colóquio Internacional de Gestão Universitária (CIGU), entre os anos de 2014 e 2023, período de ampliação do evento para o nível mundial. Desse processo resultaram 48 artigos, que compuseram o corpus deste trabalho e foram analisados conforme as categorias de objetivos dos estudos acadêmicos propostas por Larocca, Rosso e Souza (2005). Como conclusões, destaca-se uma quase totalidade dos trabalhos de natureza aplicada (96%), com equilíbrio em relação à abordagem qualitativa e quantitativa. No que tange à classificação dos objetivos, mais da metade dos trabalhos analisados apresentaram objetivos avaliativos (52,1%); seguidos pelos trabalhos com objetivos descritivos (33,3%), compreensivos (10,4%) e propositivos (4,2%).</span></p>2025-05-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20286Sentidos ambivalentes atribuídos pelos professores ao trabalho docente2025-05-26T14:40:54-03:00Tarsilla Noemi Bertoli Alexandrinotarsillabertoli@gmail.comMara Regina Zluhanmara.zluhan@gmail.comShirlei de Souza Corrêashirleiscorrea@hotmail.com<p>O artigo discute os sentidos atribuídos ao trabalho docente, destacando percepções ambivalentes, como realização profissional e desvalorização, em um contexto histórico-cultural. Ao investigar os sentidos do trabalho docente na literatura, foram explorados fatores positivos e negativos que permeiam o cotidiano docente. Trata-se de uma revisão qualitativa baseada no estado do conhecimento, com análise de artigos, teses, dissertações e livros, com recorte temporal dos últimos dez anos. Identificou-se uma ambivalência: sentidos positivos (realização, reconhecimento, impacto social) e negativos (sobrecarga, precarização, desvalorização). O trabalho docente é influenciado por políticas neoliberais, mas também ressignificado pelos professores por meio da autonomia e da afetividade. Conclui-se que a valorização da profissão requer melhores condições de trabalho e políticas públicas alinhadas às necessidades dos docentes.</p>2025-06-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20357Professores Brasileiros no PDPI-EUA2025-06-16T11:37:51-03:00Daiane Patrícia Lopes Limadaianellima@gmail.comFabiana Dalila Beckerfabianadalila35@gmail.comJoel Cezar Boninjoel@uniarp.edu.br<p>Este artigo analisa os impactos formativos do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI), promovido pela CAPES em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e a Comissão Fulbright. Inserido no campo da Educação, com ênfase na formação docente e no ensino de línguas adicionais, o estudo investiga como a imersão acadêmica e cultural nos Estados Unidos contribui para o desenvolvimento da consciência intercultural e transcultural de professores da rede pública brasileira. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com revisão teórica baseada na teoria enunciativa discursiva de Bakhtin, na perspectiva de transculturalidade de Kramsch e no paradigma da complexidade proposto por Larsen-Freeman e Cameron. Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado aos participantes do PDPI 2023 e analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam ressignificações identitárias e pedagógicas, revelando a sala de aula como sistema complexo e dinâmico, influenciado por múltiplas interações culturais.</p>2025-06-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20180Análise dos fatores determinantes da evasão no ensino superior brasileiro e propostas de mitigação2025-04-21T13:58:43-03:00Cassilda Alves dos Santoscassilda.santos@ifto.edu.brGabrielly de Queiroz Pereiragabriellyp@alunos.utfpr.edu.brLuiz Alberto Pilattilapilatti@utfpr.edu.br<p>O presente estudo tem como objetivo investigar as causas da evasão no ensino superior e as sugestões de enfrentamento disponíveis na literatura pós-pandemia. A revisão narrativa foi realizada com uma pesquisa na base SciELO, utilizando o termo de busca “Evasão” AND “Ensino superior” e filtrando o período de 2021 a 2023. Dos 31 artigos identificados, 27 estudos realizados no Brasil foram incluídos na análise. Os principais resultados do estudo revelam que desafios socioeconômicos, dificuldades acadêmicas, questões pessoais e de saúde, e suporte institucional inadequado são fatores significativos que contribuem para as taxas de evasão no ensino superior no Brasil. A análise destaca a necessidade de estratégias abrangentes, incluindo apoio financeiro, acadêmico e emocional, para mitigar os impactos da pandemia e melhorar a retenção dos estudantes. Conclui-se que a implementação de políticas abrangentes de apoio financeiro, acadêmico e emocional é necessária para reduzir a evasão no ensino superior brasileiro, especialmente no contexto pós-pandemia.</p>2025-07-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20549Integração das TICS na formação inicial de professores2025-08-25T13:52:17-03:00Neuza Pedro nspedro@ie.ulisboa.ptCristiano Rogério Vieiracrvieira@isq.ptCassio Santoscassiosantos@ie.ulisboa.pt<p>Este artigo apresenta um estudo sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) na formação inicial de professores no Brasil. O objetivo foi analisar, a partir da percepção dos estudantes, se as TIC estão integradas ao currículo, à infraestrutura física e digital das instituições e se os cursos consideram o referencial europeu de competências digitais para educadores (DigCompEdu). A metodologia consistiu na aplicação de um questionário on-line a 182 estudantes dos últimos anos de cursos de mestrado em ensino. Os dados foram analisados por meio de uma abordagem quantitativa com delineamento descritivo transversal. Os resultados indicam que os futuros professores avaliam positivamente os conhecimentos adquiridos em TIC e demonstram confiança em sua aplicação na futura prática profissional. Em relação ao DigCompEdu, os participantes reconhecem sua presença nos currículos dos cursos que frequentam. Conclui-se que, apesar de algumas fragilidades, a formação inicial docente contribui para o desenvolvimento das competências digitais propostas pelo DigCompEdu.</p>2025-08-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20577Corrosão e resistência no movimento sindical2025-09-10T15:19:21-03:00Emanuelle Araújo Martins Barrosemanuelleletras@yahoo.com.brLuciana Moreira Pires Flôresluciana.flores@uesb.edu.brRosângela Cardoso Amaralrosaamaral@uesb.edu.brClaudio Pinto Nunesclaudionunesba@hotmail.com<p>Discute-se acerca da posição assumida pelo movimento sindical frente aos embates que envolvem o Estado e a classe trabalhadora. Para tanto, aborda a atual configuração do movimento sindical, que, embora venha demonstrando certa resistência às investidas do capital, assume como característica preponderante uma prática moderada de organização, que implica a manutenção da ordem estabelecida. Do ponto de vista metodológico, realiza uma pesquisa bibliográfica e documental para demonstrar como o movimento sindical tem atuado frente às investidas do capital contra a classe trabalhadora, para tanto analisa a trajetória dos sindicatos das universidades estaduais baianas como forma de exemplificar esse movimento. As conclusões apontam que é indispensável a sociedade acompanhar e participar mais ativamente das decisões, que, na atualidade, têm sido conduzidas majoritariamente pelos interessados na ampliação dos lucros capitalistas, perspectiva que retira do Estado a obrigatoriedade de assegurar direitos sociais garantidos constitucionalmente.</p>2025-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20613Educação e saúde mental2025-10-06T18:40:51-03:00Lucas Castilho Lopescastilho.lucaslopes@gmail.comJoel Cezar Boninboninj7@gmail.comCristianne Confessor Castilho Lopescristiannelopes3@gmail.com<p>Este artigo analisa comparativamente dois marcos da história da psiquiatria brasileira: o Hospital Colônia de Barbacena e o trabalho da médica Nise da Silveira. O objetivo central da pesquisa é comparar esses dois eventos históricos, destacando os aspectos pedagógicos e educativos da abordagem promovida por Nise, em contraposição ao ambiente de abandono e medicalização do Manicômio de Barbacena. A discussão é fundamentada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e bem-estar), reforçando a importância de práticas inclusivas em saúde mental. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico, que reúne obras clássicas, relatos históricos e pesquisas contemporâneas. O Colônia reflete práticas excludentes, marcadas por superlotação, descaso, fome e tratamentos restritos a fármacos. Em contraste, Nise introduziu terapias não invasivas, como pintura, modelagem e convivência com animais, transformando o cuidado em experiência educativa. Conclui-se que práticas pedagógicas são indispensáveis à saúde mental e devem integrar as políticas públicas.</p>2025-10-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20640Alfabetização, formação docente e políticas públicas2025-10-22T10:05:54-03:00Ana Paula Karpinski Casanovaanapaulak.c@hotmail.comMarlene Zwierewiczmarlene@uniarp.edu.brLidiane Fatima Grützmannlidiane.fatima@uniarp.edu.brLeonardo Aparecido de Lima da Silvaleonardoapdelima02@hotmail.com<p>A alfabetização permanece como desafio central no Brasil, apesar de avanços em políticas públicas. Este estudo mapeou produções recentes sobre alfabetização e formação docente, identificando tendências, aproximações conceituais e lacunas, com foco no conhecimento pertinente que articula cultura regional e emergências globais. Realizou-se revisão de escopo qualitativa, contemplando artigos (2020–2025) nas bases SciELO e CAPES; nove estudos compuseram a análise. Os resultados indicam ênfase na formação docente, no letramento e na articulação entre políticas e práticas escolares, com destaque para PNAIC, PIBID e PRP. Observa-se valorização da cultura local e, ainda que de forma restrita, aproximações a desafios globais, embora raramente referenciadas aos ODS. Verificou-se também baixa integração entre formação docente e letramentos digitais, além de limitada articulação explícita com agendas globais e identidades locais. Conclui-se que fortalecer a alfabetização requer políticas consistentes e formações que integrem saberes regionais e demandas planetárias, fomentando práticas críticas e socialmente significativas.</p>2025-10-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20722A avaliação institucional direcionada ao planejamento na universidade2025-11-17T13:31:21-03:00Hilda Maria Gonçalves da Silvahilda.silva@unesp.brSebastião de Souza Lemesss.lemes2@gmail.com<p>Este artigo analisa a avaliação institucional sob a ótica da composição e da regulação do planejamento educacional. O objetivo é evidenciar a contribuição da metodologia de avaliação em processo na elaboração de instrumentos avaliativos capazes de oferecer um retrato mais qualitativo das diferentes dimensões e setores da instituição, além de subsidiar a construção de ações futuras de forma sistematizada e alinhada à realidade e aos avanços da universidade.</p>2025-11-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20732Do Facebook® ao Instagram®2025-11-24T14:23:48-03:00Bárbara R. C. Armellinibarbara.armellini@usp.brLara Nardi Baronilaranardibaroni@usp.brSamantha C. Maia Brito sammy.maiabrito@gmail.comAna Carolina R. Morenocarol@usp.brRobson F.de Souzarfsouza@usp.brCamilo Lellis-Santoslellis.camilo@unifesp.brRita de C. Café Ferreiraritacafe@usp.br<p>Em 2013, o projeto “Adote uma Bactéria” foi criado para engajar estudantes em microbiologia por meio de postagens personalizadas no Facebook<sup>®</sup>. Com mudanças nas preferências de uso de redes sociais, migrou posteriormente para o Instagram<sup>®</sup>. Este estudo analisa o impacto pedagógico dessa transição entre estudantes de Ciências Biomédicas do ICB-USP matriculados em uma disciplina introdutória de bacteriologia. Como metodologia de aprendizagem ativa, aplicaram-se questionários voluntários e anônimos: antes da disciplina (Q1), após seu término (Q2) e cinco meses depois (Q3), para avaliar conhecimento prévio, adquirido e retido. Os dados coletados ao longo de três anos foram analisados por categorização temática, tabelas de frequência e pelo Índice de Diversidade de Shannon. Os resultados indicaram que o Instagram<sup>®</sup> promoveu maior aprendizado, evidenciado pelo uso ampliado de terminologia bacteriológica e por valores superiores do Índice de Shannon. Assim, o projeto mantém eficácia em diferentes plataformas digitais, fortalecendo a aprendizagem ativa em microbiologia atualmente.</p>2025-11-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20746Programação inclusiva2025-12-01T13:27:11-03:00Betania Jacob Stange Lopesbstangelopes@gmail.comDilza Gomes Motadilzaesteticario@gmail.comDayse Neri de Souzadayse.neri.souza@gmail.comHelena Brandão Vianahbviana2@gmail.comSílvia Cristina de Oliveira Quadrossilvia.quadros@unasp.edu.brLaércio Martins Carpeslaercio.carpes@gmail.com<p>Este artigo apresenta um relato de experiência pedagógica desenvolvida na Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema (EPES), em parceria com a Casa Brasil, voltada à inclusão de estudantes surdos no ensino de programação. O estudo teve como objetivo descrever e analisar as estratégias pedagógicas empregadas por uma Instrutora no ensino de programação para adolescentes surdos, destacando as ações que promoveram acessibilidade, engajamento e equidade de participação em um contexto de aprendizagem colaborativa. Entre os recursos utilizados, destacam-se a personalização de códigos em blocos, a representação manual e a mediação visual de conceitos abstratos, aplicados em plataformas como Scratch e Thunkable. A análise evidencia que a inclusão no ensino de programação requer flexibilidade didática, escuta sensível, compromisso com a equidade, formação continuada em Libras e produção de materiais acessíveis que ampliem a participação dos estudantes surdos em práticas tecnológicas significativas.</p>2025-12-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20747A educação ambiental como eixo formativo na formação docente a distância2025-12-01T13:44:01-03:00Márcio Miranda Santoscoordenadormiranda@hotmail.comAlessandra Santos Nascimentoanascimento@uniara.edu.brHelena Carvalho de Lorenzohelenadelorenzo@gmail.com<p>A Educação a Distância (EaD) constitui um instrumento fundamental das políticas públicas voltadas à formação de professores em um país culturalmente diverso e de ampla extensão territorial como o Brasil. Desenvolvida no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), instituído pelo Decreto nº 5.800/2006, essa modalidade busca democratizar o ensino superior e reduzir as desigualdades de acesso. O presente estudo teve como objetivo analisar o papel e a integração da Educação Ambiental (EA) na formação docente do curso de Pedagogia na modalidade a distância da UFVJM, integrante do sistema UAB. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, envolveu 419 estudantes matriculados no 8º período (192 concluintes e 227 ingressantes), distribuídos em 14 polos de apoio presencial. Foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas, possibilitando a coleta de dados qualitativos e quantitativos sobre as percepções dos estudantes. A análise dos dados foi realizada conforme o método de análise, estruturado em três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados com inferência e interpretação. Os resultados indicam que, embora os estudantes reconheçam a Educação Ambiental como um eixo formativo essencial, ainda persistem limitações estruturais e pedagógicas, como carga horária reduzida, bibliografia restrita e escassez de atividades práticas. Os achados sugerem que os desafios não são inerentes à modalidade de ensino a distância, mas decorrem de lacunas na infraestrutura tecnológica, da formação insuficiente de tutores e da ausência de projetos práticos e acompanhamento de egressos, fatores que dificultam o desenvolvimento de uma Educação Ambiental crítica e transformadora.</p>2025-12-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20748Crescendo e aprendendo2025-12-01T14:33:39-03:00Helena Brandão Vianahbviana2@gmail.comSílvia Cristina de Oliveira Quadrossilvia.quadros@unasp.edu.brDayse Neri de Souzadayse.neri.souza@gmail.comBetania Jacob Stange Lopesbstangelopes@gmail.comLaércio Martins Carpeslaercio.carpes@gmail.com<p>A adolescência é um período marcado por transformações físicas, emocionais e sociais, que exigem atenção à saúde emocional e à qualidade de vida dos jovens. O presente estudo investigou os níveis de ansiedade, depressão e qualidade de vida em 224 adolescentes de 12 a 19 anos, participantes de um projeto social profissionalizante no Rio de Janeiro. Utilizando uma abordagem mista e os instrumentos MASC, AUQEI e CDI, a pesquisa revelou uma alta prevalência de ansiedade, com 82,6% dos jovens apresentando níveis de moderados a muito altos. Os sintomas de depressão, mostraram-se significativos, com 19,1% dos adolescentes em níveis de moderado a severo. A qualidade de vida foi percebida como moderada pela maioria (86%), mas com pontos de atenção em relação à autoimagem. O estudo aponta para uma vulnerabilidade psicológica na população investigada, destacando a necessidade de intervenções preventivas e de apoio à saúde mental no contexto do projeto social.</p>2025-12-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20137Relatório Anual 20242025-04-01T13:03:08-03:00José Anderson Santos Cruzanderson.cruz@unesp.brSebastião de Souza Lemesss.lemes2@gmail.com<article class="w-full text-token-text-primary" dir="auto" data-testid="conversation-turn-2" data-scroll-anchor="true"> <div class="text-base my-auto mx-auto py-5 px-6"> <div class="mx-auto flex flex-1 text-base gap-4 md:gap-5 lg:gap-6 md:max-w-3xl lg:max-w-[40rem] xl:max-w-[48rem] group/turn-messages focus-visible:outline-none" tabindex="-1"> <div class="group/conversation-turn relative flex w-full min-w-0 flex-col agent-turn @xs/thread:px-0 @sm/thread:px-1.5 @md/thread:px-4"> <div class="relative flex-col gap-1 md:gap-3"> <div class="flex max-w-full flex-col flex-grow"> <div class="min-h-8 text-message relative flex w-full flex-col items-end gap-2 whitespace-normal break-words text-start [.text-message+&]:mt-5" dir="auto" data-message-author-role="assistant" data-message-id="a6bdb4ca-c5b2-4c02-9009-ff8c4bb7b2fb" data-message-model-slug="gpt-4o"> <div class="flex w-full flex-col gap-1 empty:hidden first:pt-[3px]"> <div class="markdown prose w-full break-words dark:prose-invert light"> <p class="" data-start="0" data-end="707">O relatório anual da Revista Online de Política e Gestão Educacional (RPGE) apresenta um panorama detalhado sobre submissões, publicações, métricas de impacto e sustentabilidade financeira em 2024. Com uma taxa de rejeição de 53%, a revista mantém rigor na seleção de artigos e adota um modelo de publicação bilíngue/trilíngue. Indexada em bases reconhecidas como a Web of Science, alcançou 715 citações no ano e um h5 de 23. No aspecto financeiro, registrou um déficit de R$ 128.775,71, absorvido pela Editora Ibero-Americana, destacando a necessidade de ampliar fontes de financiamento para garantir a continuidade e qualidade do periódico sem comprometer a valorização profissional de seus colaboradores.</p> </div> </div> </div> </div> </div> </div> </div> </div> </article>2025-05-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional