https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/issue/feedRevista on line de Política e Gestão Educacional2025-11-27T00:00:00-03:00Sebastião de Souza Lemessebastiao.lemes@unesp.brOpen Journal Systems<p>A criação de uma Revista online de <strong>Política e Gestão Educacional</strong> surge do interesse de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e é, atualmente, também vinculada ao Departamento de Educação. Em seu primeiro momento, a revista tinha o intuito, pelas peculiaridades do contexto, de ter uma periodicidade anual (isso ocorreu entre 2001 e 2003). A partir de 2007, a revista ganhou novo impulso com a organização do Grupo de Estudos Organizações Educacionais: processos de planejamento e gestão (GEOPLAGE), que assumiu, naquele momento, a responsabilidade por sua publicação. A preocupação fundamental dos responsáveis foi superar os problemas técnicos e, ainda dentro do antigo formato, reiniciar a publicação da revista, através de divulgação e solicitação de colaboradores.</p> <p>Novas mudanças vieram ocorrer em 2009. A partir daquele ano, a preocupação dos editores, foi de dotar a revista de uma periodicidade regular (semestral) e estabelecer as normas editoriais quanto ao recebimento e à submissão de artigos simultaneamente à formação de um conselho editorial nacional e internacional. A revisão editorial da revista propõe como objetivos e missão disseminação plural de temas que debatem com consistência a política e a gestão educacional e escolar em todo espectro possível para o assunto. Além disso, deverá servir à divulgação de trabalhos científicos, entrevistas, resenhas e demais textos que possibilitem a reflexão e o debate relacionados, prioritariamente, à essas temáticas, nacionais e internacionais. Para tanto, trabalharemos com artigos de pesquisadores, docentes, alunos de pós-graduação, produção coletiva de grupos de estudos e pesquisas, além de relatos de experiência nos diversos âmbitos dos sistemas educacionais e das unidades escolares (federal, estadual e municipal) e nos vários níveis de ensino, desse modo o(s) autor(es) devem seguir as <a href="https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/about/submissions#authorGuidelines">Diretrizes para autores RPGE</a> . <strong>Os manuscritos que não estiverem na formatação (o texto deve estar no template/modelo da RPGE, seguir as normas APA, e dentro das normas e padrões da Revista) conforme as diretrizes para autores serão rejeitados.</strong></p>https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20678Design thinking em STEM2025-11-03T14:21:51-03:00Halim Simatupanghalim@unimed.co.idMariati P. Simanjuntakmariatipurnama@unimed.ac.idWidia Ningsihwidianingsih89@unimed.ac.idSuci Rahmawatisucirahmawatii@unimed.ac.idAristo Hardinataaristohardinata@unimed.ac.id<p>: Este estudo investiga como os projetos STEM estruturados pelo design thinking aprimoram simultaneamente as competências de alfabetização científica alinhadas ao PISA-2025 e do Sustainability Awareness Framework (SusAF) em futuros professores de ciências. Um projeto de grupo único, métodos mistos, quase experimental, foi aplicado a 76 graduandos em educação científica em uma universidade pública da Indonésia. Os dados quantitativos foram coletados com um teste de alfabetização científica PISA adaptado (α = 0,83) e o questionário SusAF (α = 0,87) e analisados por meio de testes t de amostra pareada e tamanhos de efeito. Os resultados mostram ganhos significativos na alfabetização científica (ΔM = 0,37; <em>p</em> < 0,001; <em>d</em> = 0,81) e na conscientização sobre sustentabilidade (ΔM = 0,42; <em>p</em> < 0,001; <em>d</em> = 0,75). Os temas qualitativos destacam o pensamento sistêmico aprimorado, o raciocínio baseado em evidências e a autoeficácia profissional. As implicações para os currículos de formação de professores e políticas de integração de TIC são discutidas, enfatizando o valor do andaime metodológico e da escala institucional. As limitações do estudo incluem amostragem intencional e falta de um grupo controle. Pesquisas futuras devem comparar diferentes domínios STEM e examinar os impactos longitudinais.</p>2025-11-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20679Análıse bıblıométrıca de artıgos sobre erros e conceıtos equívocos na educação matemátıca2025-11-03T15:04:01-03:00Solmaz Damla Gedik Altunsdgedik@nevsehir.edu.trMurat Keskinmkeskin@aku.edu.tr<p>Este estudo fornece uma visão geral da pesquisa sobre erros e concepções errôneas na educação matemática por meio de análise bibliométrica. Ele examina características quantitativas e qualitativas de publicações de 2014 a 2024, analisando artigos, autores, citações, países e estatísticas relacionadas. A coleta de dados envolveu três etapas: seleção de estudos relevantes, conversão para um formato de aplicação bibliométrica e execução de limpeza de dados para garantir a precisão. A análise, baseada em artigos da Web of Science (WoS), inclui análise de desempenho e mapeamento científico. Os resultados destacam as principais tendências, desenvolvimentos e lacunas de pesquisa relacionadas a concepções errôneas no ensino de matemática. Os resultados revelam dinâmicas e áreas potenciais para avanço na área, oferecendo insights valiosos para pesquisadores, educadores e formuladores de políticas. Em última análise, o estudo contribui para melhorar a qualidade da educação matemática, esclarecendo o estado da pesquisa e identificando direções para investigações futuras.</p>2025-11-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20684O impacto dos estilos de liderança no desempenho profissional em universidades no Vietnã2025-11-03T17:07:52-03:00Tran Thi Huongtranhuongxdd@gmail.com<p>O objetivo do estudo é esclarecer o impacto dos estilos de liderança no desempenho profissional em universidades no Vietnã. A hipótese é que os estilos de liderança democráticos e de apoio têm um impacto positivo, enquanto os estilos autocráticos e transacionais são menos eficazes. O estudo se concentra no levantamento da realidade e na análise da relação entre variáveis relacionadas. O método de pesquisa combina métodos qualitativos e quantitativos; em que o qualitativo ajuda a explorar fatores subjetivos e o contexto organizacional, enquanto o quantitativo usa questionários para coletar dados de líderes e gerentes em 154 universidades no Vietnã. O processo de pesquisa inclui a concepção de instrumentos de pesquisa, coleta, processamento e análise de dados. Os resultados da pesquisa contribuem para fornecer uma base científica para melhorar a capacidade de liderança, promover a reforma educacional e desenvolver recursos humanos de alta qualidade.</p>2025-11-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20685O papel dos administradores escolares na transmissão de cultura e valores em escolas primárias rurais2025-11-03T17:48:04-03:00Aliye Kanunialiye_-_kanuni@outlook.comFahriye Altinayfahriye.altinay@neu.edu.trGokmen Dagligokmen.dagli@kyrenia.edu.trRustam Shadievrustamsh@gmail.comPhillip Benachourp.benachour@lancaster.ac.ukBetul Yikicibetul.yikici@kyrenia.edu.trZehra Altinayzehra.altinaygazi@neu.edu.tr<p>Este estudo tem como objetivo avaliar o papel dos administradores na transmissão de cultura e valores em escolas primárias rurais da República Centro-Africana (RTNC). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 10 administradores durante o ano letivo de 2024-2025 e analisados por meio de análise descritiva. Os resultados mostram que, embora os administradores estejam cientes dos conceitos de cultura e valores, alguns os percebem como um todo unificado. Embora a educação cultural e de valores seja considerada importante, o evento “Dia da Cultura do Chipre” é o método mais utilizado. As áreas rurais são vistas como vantajosas para a transmissão cultural, e os desafios podem ser enfrentados motivando professores e alunos.</p>2025-11-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20686Como os líderes escolares são os agentes sociais que facilitam a aprendizagem de línguas por meio do uso da IA2025-11-05T09:38:46-03:00Cemaliye Önderolonderolcemaliye@gmail.comFahriye Altinayfahriye.altinay@neu.edu.trZehra Altinayzehra.altinaygazi@neu.edu.trGokmen Dagligokmen.dagli@kyrenia.edu.trRustam Shadievrustamsh@gmail.comPhillip Benachourp.benachour@lancaster.ac.uk<p>A Inteligência Artificial (IA) tornou-se recentemente um tópico fundamental na aprendizagem de línguas, exigindo que professores e administradores desenvolvam habilidades que apoiem sua integração. Este estudo, conduzido com 13 administradores de escolas de ensino fundamental na República Turca do Chipre do Norte durante o ano letivo de 2024–2025, teve como objetivo avaliar os papéis dos líderes escolares como atores sociais na aprendizagem de línguas apoiada por IA e fornecer recomendações para diretores e professores. Usando um delineamento fenomenológico, os dados foram coletados por meio de entrevistas e analisados com análise de conteúdo via QDA Miner Lite. Os resultados foram agrupados em três áreas: papéis dos diretores, desafios e recomendações. Os resultados mostraram que administradores e professores não tinham conhecimento suficiente sobre programas de IA e que as escolas careciam de infraestrutura e equipamentos para apoiar a implementação. Embora alguns participantes tenham expressado atitudes positivas em relação à integração da IA, eles enfatizaram a necessidade de mais treinamento e desenvolvimento profissional.</p>2025-11-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20687Aplicação da estratégia de scaffolding no ensino da resolução de problemas para fortalecer a motivação dos estudantes para a aprendizagem na cidade de Ho Chi Minh, Vietnã2025-11-05T10:03:22-03:00Thi Ngoc Tram Trantranthingoctram@lttc.edu.vnHuu Hau Nguyennguyenhuuhau@hdu.edu.vnHoa Anh Tuonghatuong@sgu.edu.vnTran Trung Tinhtinh.naem@gmail.comTrinh Cong Sonsontc@nau.edu.vn<p>O estudo aborda o desafio que os alunos enfrentam na compreensão da distância espacial, particularmente na determinação da distância de um ponto a um plano, um conceito abstrato que frequentemente leva à desorientação e à perda de motivação. Para combater isso, a pesquisa aplica uma estratégia de andaimes baseada na Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky para projetar um processo instrucional que apoie a compreensão conceitual. Um método quase experimental foi implementado com dois grupos de alunos do 11º ano. Os dados foram coletados por meio de notas de testes e pesquisas de motivação, e então analisados usando estatísticas descritivas e testes de amostra pareada no SPSS 26. Os resultados revelaram que os alunos do grupo experimental obtiveram desempenho superior e demonstraram motivação de aprendizagem significativamente maior. Essas descobertas confirmam que o andaime efetivamente melhora a capacidade dos alunos de resolver problemas de distância espacial, promove a confiança em seu processo de aprendizagem e fortalece a motivação para o estudo matemático.</p>2025-11-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20688O papel mediador da ansiedade futura na relação entre estresse e inércia2025-11-05T10:20:36-03:00İbrahim Çankayai.cankayaa23@gmail.com<p>O objetivo deste estudo é examinar o papel mediador da ansiedade futura na relação entre os níveis de estresse e inércia entre estudantes universitários. O estudo baseia-se num modelo de pesquisa correlacional. O grupo de trabalho é composto por 480 alunos do último ano matriculados na Faculdade de Educação da Universidade de Uşak, na Turquia, durante o semestre da primavera do ano letivo de 2024-2025. As escalas de “estresse”, “ansiedade futura” e “inércia” disponíveis na literatura foram utilizadas como ferramentas de coleta de dados. Os dados foram analisados utilizando o software SPSS 24. Existe uma correlação significativa e positiva entre o estresse, a ansiedade em relação ao futuro e a inércia. Entre o estresse e a inércia, a ansiedade em relação ao futuro tem um efeito mediador. Future anxietyand stress inertia account for 18% of the variance. A inércia varia dependendo das preocupações com o futuro.</p>2025-11-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20690Explorando o papel da inteligência artificial no aprimoramento da gestão do conhecimento em instituições de ensino superior2025-11-05T11:22:44-03:00Abdullah Mohammed Al-Ameridralameri@uhb.edu.sa<p>Este estudo investiga a influência da integração da Inteligência Artificial (IA) em vários resultados educacionais nas universidades sauditas, com ênfase no desempenho acadêmico, eficiência administrativa, retenção de alunos, engajamento e produção de pesquisa. O estudo usa testes t de amostra emparelhados para examinar dados sobre as principais métricas de desempenho antes e depois da adoção de tecnologias de IA. Os resultados mostram aumentos significativos em todas as variáveis avaliadas, incluindo um aumento considerável no GPA médio, menos tempo administrativo, maiores taxas de retenção de alunos, aumento do envolvimento dos alunos e aumento da produção de pesquisa. Essas descobertas implicam que a inteligência artificial (IA) tem o potencial de mudar as instituições de ensino superior, otimizando as atividades acadêmicas e administrativas. O relatório enfatiza o potencial da IA para melhorar a qualidade geral e a eficiência do processo educacional, com implicações para futuras pesquisas e desenvolvimento de políticas no cenário acadêmico da Arábia Saudita.</p>2025-11-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20695Investigação da relação entre o estado geral de saúde e os estados emocionais de alunas da Faculdade de Ciências do Desporto2025-11-05T13:28:37-03:00İbrahim Dalbudakdalbudakibo@hotmail.comCemali Çankayacemal.cankaya@usak.edu.tr<p>Este estudo investiga a relação entre o estado geral de saúde e os estados emocionais de alunas da Faculdade de Ciências do Esporte, analisando os resultados segundo variáveis sociodemográficas. A amostra, composta por 400 estudantes selecionadas por conveniência, respondeu a um formulário de informações pessoais, ao questionário geral de saúde e à escala de emoções positivas e negativas. Utilizando o software SPSS 23, aplicaram-se testes não paramétricos (Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e Dunn-Bonferroni) e análises de correlação. Os resultados indicaram relações significativas entre saúde geral e estado emocional: emoções positivas diminuíram com o agravamento de problemas de saúde mental, enquanto emoções negativas aumentaram. Idade, nível econômico e formação em saúde mostraram-se determinantes relevantes da saúde mental e das emoções das estudantes. O estudo reforça a importância de políticas e intervenções preventivas que considerem fatores socioeconômicos e educacionais no apoio ao bem-estar psicológico de universitárias.</p>2025-11-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20696Além do reconhecimento de palavras2025-11-05T13:41:58-03:00Abdulaziz Althewinia.althewini@gmail.com<p>Este estudo investiga as percepções dos professores sobre a abordagem baseada em habilidades para o ensino de leitura, com foco em fonética, gramática e reconhecimento de palavras. Embora esse método apoie a pronúncia e o desenvolvimento da alfabetização fundamental, os resultados sugerem que a dependência excessiva dele pode limitar a compreensão de leitura dos alunos e promover hábitos de aprendizagem passiva. Com base nas respostas de 52 professores a uma pesquisa, o estudo identificou uma mudança crescente — especialmente entre educadores iniciantes e aqueles com treinamento formal — em direção à incorporação de estratégias focadas na compreensão. Os resultados destacam a necessidade de um modelo de ensino mais equilibrado que integre habilidades fundamentais com abordagens orientadas por significado para fortalecer tanto os resultados da alfabetização quanto as habilidades de pensamento crítico dos alunos.</p>2025-11-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20697Habilidades de participação social na perspectiva de futuros professores de estudos sociais2025-11-05T13:53:20-03:00Selda Aksütselda.aksut@hotmail.com<p>Este estudo investiga as experiências de futuros professores de estudos sociais em relação às habilidades de participação social, os desafios que eles encontram e suas propostas de solução. Conduzida por meio de um delineamento qualitativo fenomenológico, a pesquisa envolveu 20 futuros professores (13 mulheres e 7 homens) matriculados no 4º ano do Programa de Ensino de Estudos Sociais da Universidade Fırat durante o ano acadêmico de 2024–2025. Usando amostragem de variação máxima, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados por meio de análise de conteúdo com software de dados qualitativos. Os resultados revelaram que os participantes definiram participação social como engajamento em grupos sociais, atuação, compartilhamento de ideias e emoções e consciência de questões sociais. A análise mostrou diversas conceituações de participação. Os resultados indicaram que indivíduos que demonstram confiança, tolerância, comunicação, cooperação, criatividade e sensibilidade social exibem fortes habilidades de participação. O estudo recomenda a implementação de atividades escolares e extracurriculares e projetos de responsabilidade social para cultivar indivíduos socialmente conscientes e participativos.</p>2025-11-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20698Prática religiosa e rejeição de tradições supersticiosas entre muçulmanos em Terengganu2025-11-14T10:40:12-03:00Hailan Salamunhailan@umt.edu.myEngku Ibrahim bin Engku Wok Zinibrahim@unisza.edu.myKasyfullah Abd Kadirkasyfullah.kadir@umt.edu.myMahadi bin Mohammadmahadimohammad@unisza.edu.mySyed Mohd Hafiz bin Syed Omarsyedhafiz@unisza.edu.myMohd Rahim bin Arifinmrahim@unisza.edu.my<p>O estudo investiga como a consciência educacional islâmica — formal e informal — influencia a adesão à ortodoxia sunita-shafi’ita e a rejeição de práticas supersticiosas entre muçulmanos em Terengganu. A pesquisa quantitativa, com 443 participantes, demonstra forte participação em rituais islâmicos, elevada rejeição de costumes sincréticos (como main puteri e mandi safar) e ampla prática de rituais coletivos alinhados ao Ahl al-Sunnah wal-Jama’ah. Os resultados evidenciam que programas educacionais, mesquitas e currículos religiosos estruturados funcionam como vetores de padronização doutrinária, promovendo literacia teológica, coesão comunitária e filtros críticos contra tradições pré-islâmicas. O estudo reforça que a combinação de educação institucional, aprendizagem comunitária e herança jurisprudencial Shafi’i consolida a identidade religiosa local e mitiga crenças consideradas desviantes.</p>2025-11-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20699O impacto do ensino de estratégias de resolução de problemas no desempenho dos professores de ciências em formação na resolução de questões de múltipla escolha2025-11-05T14:18:24-03:00Emine Hatun Dikenhatundiken06@gmail.com<p>Este estudo investiga o efeito do ensino de estratégias de resolução de problemas sobre o desempenho de professores de ciências em formação ao responder a questões de múltipla escolha. Adotando um desenho de estudo de caso qualitativo, a pesquisa envolveu seis professores do segundo ano do Departamento de Educação em Ciências de uma universidade na província de Kars. Os dados foram coletados por meio de seis questões de múltipla escolha de Física, Química e Biologia, juntamente com um formulário de entrevista semiestruturada. Conduzido ao longo de quatro semanas no curso “Abordagens de Aprendizagem e Ensino de Ciências”, o estudo examinou as estratégias e a precisão dos participantes antes e depois da instrução em métodos cognitivos e metacognitivos de resolução de problemas. A análise de conteúdo revelou que, após receberem instruções, os participantes usaram uma gama mais ampla de estratégias cognitivas e metacognitivas de forma mais eficaz. Além disso, foi observada uma melhora moderada no número de respostas corretas. Esses resultados indicam que o ensino de estratégias de resolução de problemas influencia positivamente o desempenho dos professores em formação em questões de ciências de múltipla escolha.</p>2025-11-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20700O papel e a função dos centros de aconselhamento escolar no sistema de educação inclusiva2025-11-05T14:37:53-03:00Lukáš Stárekstarekl@ivp.czu.czJarmila Klugerováklugerovaj@ivp.czu.cz<p>Este estudo apresenta uma análise abrangente do papel e das funções dos centros de aconselhamento escolar no sistema de educação inclusiva da República Tcheca. Examina o trabalho dos centros de aconselhamento pedagógico-psicológico, dos centros de educação especial e dos conselheiros escolares, incluindo conselheiros educacionais, especialistas em prevenção, educadores especiais e psicólogos. Com base na legislação atual, literatura e prática educacional, o estudo discute desafios como capacidade de pessoal, colaboração interprofissional e a necessidade de suporte metodológico para professores. Enfatiza a importância da cooperação interdisciplinar, das competências profissionais dos conselheiros e da integração institucional dos serviços de aconselhamento nas escolas. Os resultados sublinham que os centros de aconselhamento são essenciais não só para apoiar os alunos com necessidades educativas especiais, mas também para garantir a sustentabilidade a longo prazo da educação inclusiva. O estudo conclui que o fortalecimento do pessoal, dos recursos metodológicos e do envolvimento estratégico desses centros é vital para melhorar a prática educacional inclusiva.</p>2025-11-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20701Evasão escolar, um problema social no processo educativo2025-11-05T15:00:01-03:00Peter Plavcanpeter.plavcan@vsdanubius.skGiada Lucchesegiada.lucchese@yahoo.deLydia Beerninkbeernink-gildehaus@t-online.deMarc Weberm.weber85@yahoo.comBettina Wedig-Vössingwedig1@uniba.skMonica Romano Bernerm.romano.berner@gmail.com<p>Este estudo examina a evasão escolar como um grave problema social que se estende além do ambiente escolar, influenciando o desenvolvimento social, emocional e acadêmico dos alunos. Com base em insights teóricos, pesquisas e experiência prática, a pesquisa busca aprofundar a compreensão da evasão escolar e identificar estratégias eficazes de prevenção. Os dados empíricos foram coletados de 56 alunos de quatro séries em uma escola particular de ensino médio na Eslováquia. Os resultados indicaram que a evasão escolar ocorre em todas as séries, com maior prevalência na segunda série. Os motivos comuns citados para o absenteísmo incluíram preguiça, medo do fracasso e falta de preparação para as aulas. Embora a maioria dos alunos reconhecesse que a evasão escolar não é uma estratégia de enfrentamento apropriada, eles ainda se envolveram nela. O estudo enfatiza a necessidade de uma abordagem abrangente e multidisciplinar envolvendo escolas, famílias, profissionais e a comunidade em geral. As principais medidas preventivas incluem a promoção de ambientes escolares favoráveis, a melhoria da comunicação escola-família, a promoção da autodisciplina e a garantia da identificação precoce de alunos em risco.</p>2025-11-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional