https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/issue/feedRevista on line de Política e Gestão Educacional2024-10-11T12:43:56-03:00Sebastião de Souza Lemessebastiao.lemes@unesp.brOpen Journal Systems<p>A criação de uma Revista <em>on line</em> de <strong>Política e Gestão Educacional</strong> surge do interesse de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e é, atualmente, também vinculada ao Departamento de Educação. Em seu primeiro momento, a revista tinha o intuito, pelas peculiaridades do contexto, de ter uma periodicidade anual (isso ocorreu entre 2001 e 2003). A partir de 2007, a revista ganhou novo impulso com a organização do Grupo de Estudos Organizações Educacionais: processos de planejamento e gestão (GEOPLAGE), que assumiu, naquele momento, a responsabilidade por sua publicação. A preocupação fundamental dos responsáveis foi superar os problemas técnicos e, ainda dentro do antigo formato, reiniciar a publicação da revista, através de divulgação e solicitação de colaboradores.</p> <p>Novas mudanças vieram ocorrer em 2009. A partir daquele ano, a preocupação dos editores, foi de dotar a revista de uma periodicidade regular (semestral) e estabelecer as normas editoriais quanto ao recebimento e à submissão de artigos simultaneamente à formação de um conselho editorial nacional e internacional. A revisão editorial da revista propõe como objetivos e missão disseminação plural de temas que debatem com consistência a política e a gestão educacional e escolar em todo espectro possível para o assunto. Além disso, deverá servir à divulgação de trabalhos científicos, entrevistas, resenhas e demais textos que possibilitem a reflexão e o debate relacionados, prioritariamente, à essas temáticas, nacionais e internacionais. Para tanto, trabalharemos com artigos de pesquisadores, docentes, alunos de pós-graduação, produção coletiva de grupos de estudos e pesquisas, além de relatos de experiência nos diversos âmbitos dos sistemas educacionais e das unidades escolares (federal, estadual e municipal) e nos vários níveis de ensino, desse modo o(s) autor(es) devem seguir as <a href="https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/about/submissions#authorGuidelines">Diretrizes para autores RPGE</a> . <strong>Os manuscritos que não estiverem na formatação (o texto deve estar no template/modelo da RPGE, seguir as normas ABNT, e dentro das normas e padrões da Revista) conforme as diretrizes para autores serão rejeitados.</strong></p> <p> --------------------------</p>https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19051Ensino superior privado no Brasil2024-02-20T09:25:45-03:00Elenice Buenonice.bueno@gmail.comJoão Nicodemos Martins Manfiojnmmanfio@gmail.comRodrigo Martinsrodrigomartins.j92@gmail.com<p>Esse trabalho visa analisar o contexto do ensino superior privado no Brasil, traçando paralelos sob as perspectivas do antropólogo Roberto DaMatta (1997), o sociólogo francês Pierre Bourdieu (1975) e o sociólogo polonês Zygmunt Bauman (2013). O objetivo é evidenciar algumas características da cultura brasileira de modo a compreender disputas de poder e desigualdades no modelo reprodutor do ensino em tempos líquidos. A partir da leitura e análise desses autores, embora se encontrem em contextos e épocas diferentes, será possível apontar que a educação superior privada acaba por reproduzir desigualdades ao invés de promover justiça social e transformações efetivas. Razão pela qual nos parece inevitável e urgente a criação de alternativas interdisciplinares e diálogos provindos de análises socioculturais que somem aos debates da área da educação.</p> <p> </p>2024-01-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18337“Com-versas de bar” sobre turismo e educação2023-11-27T16:16:08-03:00Renan de Lima da Silvarenan.turismo@gmail.comMaria Luiza Cardinale Baptistamalu@pazza.com.br<p>O texto traz o relato de experiência e reflexões, do projeto “Com-versas de Bar”, atividade extensionista vinculado ao Laboratório de Turismo e eventos da UNIRIO. O projeto buscou propor espaços horizontais de ‘com-versas’ sobre Turismo e Educação. Em termos teóricos, o alinhamento é ecossistêmico complexo, associado à Educação e ao Turismo, bem como à Esquizoanálise e à Biologia Amorosa, do Conhecimento e Cultural para a abordagem da subjetividade. O texto tem orientação na estratégia metodológica complexa e processual de Baptista, denominada “Cartografia dos Saberes”, em associação com as provocações de Rubem Alves, em texto clássico sobre a Educação. O projeto teve reverberações no grupo de sujeitos envolvidos, com significados de experiência de ensino-aprendizagem transversal, pautado pela horizontalidade de relações em trama de afetos e vivências. Entende-se que a Educação tem forte laço com o Turismo, por seus traços característicos relativos à viagem e à busca do encontro.</p>2024-01-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18018PAR2023-12-21T14:18:08-03:00Magna Lenise Flores da Mota Ayres magnalenise@yahoo.com.brRegina Gomes dos Santosregina.santos@unimontes.brRemi Castioni remi@unb.br<p>O texto mapeou a produção científica sobre o PAR e seus resultados, entre 2008 a 2021. O PAR é um instrumento de gestão criado em 2007 para dar conta da implementação do PDE. A amostra foi de 56 publicações. Como método, utilizou-se a análise documental estratificada, que revelassem os propósitos previstos pelo instrumento de gestão do MEC. Constatou-se uma média de quatro artigos por ano, sendo o maior número no estrato A1. Encontraram-se críticas e pontos positivos ao PAR. A crítica predominante tende a desconsiderar as especificidades locais. Duas constatações foram mais frequentes: i) sobre o desafio na efetivação da gestão democrática; ii) que os municípios tendem a assumir a gestão com características dos modelos gerencial, democrático-participativo ou uma síntese de ambos, a depender dos interesses e da cultura organizacional do contexto. Como aspecto positivo, verifica-se que as transferências intergovernamentais auxiliam no equilíbrio dos gastos ao nível local.</p>2024-01-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18556Implicações da regulação do acesso à educação superior no Espírito Santo2023-12-14T16:22:51-03:00Zilka Sulamita Teixeira Maia zilkas.teixeira@gmail.comWagner dos Santos wagnercefd@gmail.com<p>Este artigo visa discutir os efeitos e desdobramentos concretos das políticas educacionais nacionais de acesso à educação superior implementadas nas redes públicas do Espírito Santo entre 1997 e 2017. Orientado pelo marxismo histórico-dialético, produziu-se uma análise documental a partir de indicadores educacionais e demográficos. Evidenciou-se que a materialização das regulamentações nacionais na rede pública que oferta a educação superior no estado do Espírito Santo, entre 1997 e 2017, expressa as diferentes formas de regulação estatal, demonstrando inicialmente estreitamento e, no período mais recente, especialmente a partir de 2012, o alargamento do acesso de camadas mais pobres da população (especialmente pretos, pardos e indígenas) ao nível mais elevado de ensino.</p>2024-02-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18185Escala de Capital Cultural2023-12-13T16:35:37-03:00Alexandre Chaves Nuneschavesnunes.alexandre@gmail.comJosemberg Moura de Andradejosemberg.andrade@gmail.com<p>Este estudo visa validar a Escala de Capital Cultural nas Interações Familiares por meio de evidências de validade, centrando-se na estrutura interna do instrumento desenvolvido pelos autores. O capital cultural, conforme delineado pela teoria bourdiesiana, é considerado um conjunto de ativos culturais e sociais adquiridos no ambiente doméstico, e sua relação direta com o desempenho escolar dos alunos é destacada. Nessa análise, foi utilizado uma amostra de 11.795 alunos do 5° ano que responderam a um questionário. A coleta dos dados foi feita de forma eletrônica. A Análise Paralela indicou dois fatores: Capital Cultural Estático e Capital Cultural Relacional, com lambda 2 de Guttmam assumindo os valores de 0,702 e 0,845, respectivamente. Calcularam-se os índices UniCO = 0,787, ECV = 0,669 e MIREAL = 0,318. Foi realizado uma Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória Parcial. Os índices de ajustes CFI = 0,946 e TLI = 0,935, e o índice de resíduo RMSEA = 0,053, as análises de consistência interna, de determinância e replicabilidade dos escores fatoriais nos indicaram evidências de validade para a utilização da Escala de Capital Cultural nas Interações Familiares.</p>2024-02-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19111Impacto dos debates na sala de aula2024-03-07T09:13:48-03:00Raymi de Fátima Linkraymilink@gmail.comSilvia Cristina de Oliveira Quadrossilvia.sicrist@gmail.comBetânia Jacob Stange Lopeslopesbjs@gmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo investigar a eficácia dos debates estruturados em sala de aula como um meio de aprimorar a reflexão crítica e as habilidades textuais de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em seis escolas privadas no Sul de Santa Catarina, Brasil, com natureza qualitativa e exploratória. A revisão bibliográfica abrangeu autores no campo da linguística e da educação sobre a retextualização no processo educativo. Os métodos de coleta de dados envolveram a realização de oficinas teórico-práticas, grupos focais e aplicação de questionário a docentes. Os resultados indicaram que debates em sala de aula são uma ferramenta eficaz para a melhoria das habilidades de produção textual. Evidenciou-se, também, a necessidade de formação docente contínua como meio de elevar a qualidade da escrita, incluindo metodologia ativa para enriquecer o processo de aprendizagem e favorecer a compreensão de múltiplas perspectivas na produção textual.</p>2024-03-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19155Redes e dinâmicas sociais2024-03-22T11:37:34-03:00Rogério Nhagúorogerjolinhanguo@gmail.comEduardo Duqueeduardoduque@ucp.pt<p>Este artigo analisa a transição de Moçambique para uma economia de mercado e a adoção de políticas neoliberais sob influência das instituições de Bretton Woods nas últimas duas décadas. Explora os desafios enfrentados, como conflitos, desastres naturais e crises financeiras, e as reformas econômicas e sociais implementadas para combater a pobreza e promover a estabilidade sociopolítica. Destaca a importância da diplomacia e da política externa na reconstrução e desenvolvimento do país, abordando as relações históricas e contemporâneas com a comunidade internacional, incluindo parcerias estratégicas com China, Brasil e Índia. Utilizando uma abordagem qualitativa baseada em revisão bibliográfica, o estudo analisa retrospectivas, realizações, desafios e perspectivas da diplomacia moçambicana. Os resultados sugerem que a diplomacia multilateral tem sido essencial para resolução de conflitos, atração de investimentos e promoção do desenvolvimento socioeconômico. As parcerias com China, Brasil e Índia impulsionaram o crescimento do país, embora este processo apresente vantagens e desvantagens.</p>2024-03-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18971Da gestão multidimensional à gestão decolonial da educação2024-02-21T01:22:29-03:00Fabiana Pinto de Almeida Bizarriabianapsq@hotmail.comFlávia Lorenne Sampaio Barbosaflsbarbosa@ufpi.edu.brTelma Maria dos Santos Nascimentotelmamsnascimento@gmail.comEdileusa Maria Lobato Pereiraedileusa.lobato@ifpa.edu.br<p>A pesquisa reflete sobre a gestão educacional decolonial, centrada na discussão sobre interculturalidade na perspectiva do modelo de gestão educacional multidimensional. Empreendeu-se uma análise temática reflexiva do podcast ‘Essa Geração’, temporada 6 ‘Beabá da decolonialidade’, episódio Educação decolonial. Com suporte no <em>software</em> Atlas Ti, v. 23, duas redes semânticas foram definidas, ‘Desigualdade racial’, 16 (dezesseis) códigos e ‘Educação inclusiva’, 18 (dezoito) códigos. A reflexão temática das redes centraliza o debate na dimensão racial, e a discussão amplia a compreensão sobre a dimensão intercultural, no sentido de validar o loci de enunciação em consideração ao ser plural, e às tramas de sua existência, uma gestão educacional referenciada pelo campo decolonial.</p>2024-04-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19177Motivação de discentes do Ensino Superior2024-04-04T13:16:56-03:00Fabiana Lumi Kikuchi Hamadafabiana.hamada@usp.brRosebelly Nunes Marquesrosebelly.esalq@usp.br<p>A motivação para compreender o perfil dos discentes do Ensino Superior em relação ao processo de ensino e aprendizagem surgiu devido à situação emergencial provocada pela pandemia da COVID-19. Essa situação demandou a adaptação do sistema educacional, visando evitar prejuízos à formação acadêmica dos alunos. O objetivo foi analisar o perfil discente, de 2019 a 2022, considerando as perspectivas observadas na avaliação de disciplina realizada pelos alunos, por meio de um software criado pela instituição, que contemplou sua frequência e acompanhamento das aulas, conhecimentos e experiências anteriores, estudos fora do horário de aula e a importância da disciplina para o curso escolhido. Pelos resultados obtidos, verificou-se um aumento de avaliações positivas em relação aos conhecimentos prévios dos estudantes no período de aulas remotas, e uma queda em 2022. Em geral, os alunos apresentam frequência positiva às aulas, bem como compreendem a importância das disciplinas para sua formação.</p>2024-04-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19279Diversidade cultural nas artes visuais e artes indígenas no Brasil e na educação básica indígena2024-04-30T17:54:00-03:00Libério Mayk Luciano dos Santosl_santtos@hotmail.comAnilton Salles Garciaaniltonsallesg@gmail.com<p>Este artigo compreendeu as artes visuais, história, cultura e sociedade no Brasil. Tendo como eixo temático as manifestações culturais indígenas no Brasil, e por objetos as produções visuais. Frente a essa realidade, a escola é considerada um local onde os saberes podem convergir para que haja uma relação harmoniosa entre os diferentes grupos interétnicos. O objetivo geral foi analisar a importância e a valorização das artes indígenas nas escolas indígenas, como a pintura corporal, a confecção de máscaras e as atividades de pintura em cerâmica. Para este estudo, de forma qualitativa, utilizou-se para coleta de dados a revisão bibliográfica ou da literatura, onde foi feito uma análise meticulosa e ampla das publicações coerente para esta pesquisa. Os resultados apresentados apontam a importância de promover um ambiente escolar onde a integração dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem é fundamental na valorização do ser humano.</p>2024-04-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19089Sistema de Avaliação da Educação Básica2024-03-28T15:32:08-03:00Girlene Ribeiro de Jesusgirlene.ribeiro@gmail.comRosilene Cândida Araújorosi.2712@gmail.com<p>O presente estudo tem como objetivo analisar as principais mudanças ocorridas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) entre os anos de 2016 e 2022. Para tanto, foi utilizada a pesquisa qualitativa, por meio da análise documental, com o uso de relatórios técnicos, documentos históricos e legislação pertinente. A análise efetuada evidencia um período de grandes mudanças, seguido por pandemia e estagnação. No período analisado, uma base nacional comum curricular foi implementada e trouxe mudanças significativas sobre o SAEB. Entre as principais alterações ocorridas ao longo desse período estão: inclusão de novos componentes curriculares na avaliação; unificação das avaliações; e avaliação da alfabetização no 2º ano do ensino fundamental. Conclui-se que no período analisado foram planejadas mudanças entre 2017 e 2018, e no período posterior essas foram simplesmente implementadas.</p>2024-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19105Universidade Corporativa2024-03-05T17:18:20-03:00Plinio Paulo Leiva de Lucapnluca@gmail.comGiza Guimarães Pereira Salesgiza.sales@gmail.com<p>Neste artigo apresenta-se uma proposta para criação de um modelo de Universidade Corporativa (UC) dedicada ao fortalecimento da organização empresarial, com ênfase no desenvolvimento educacional e nas habilidades socioculturais dos seus funcionários e colaboradores. No entanto, é facilmente perceptível que o objetivo dessas instituições deveriam ir além da melhoria da produtividade e da incorporação de estratégias de desempenho. Nesse sentido, apresentamos uma proposta para a criação de uma UC que se dedique ao fortalecimento da organização empresarial, destacando o desenvolvimento educacional e sociocultural dos funcionários e colaboradores. O trabalho desenvolvido resultou da articulação com a pesquisa exploratória e bibliográfica que serviu de base para o referencial teórico-metodológico das discussões aqui apresentadas, além de uma vivência teórico-prática vivenciada pelos pesquisadores, com uma proposta de uma UC que crie as condições de desenvolvimento sociocultural de seus membros.</p>2024-06-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19267Neotecnicismo na Formação Inicial de Professores2024-06-03T17:25:49-03:00Diego Bechibechi70866@gmail.comLidiane Limana Puiati Pagliarinlidiane.puiati@uffs.edu.br<p>O presente texto visa analisar como as atuais diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores, elaboradas em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribuem para o avanço do neotecnicismo no país. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, com análise da Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019, que trata da formação inicial de professores. A produção está organizada em duas seções. A primeira seção apresenta pressupostos e características do neotecnicismo na educação, bem como sua influência no contexto escolar, culminando na aprovação da BNCC. A segunda seção traz a análise documental e problematiza as implicações desse modelo político-econômico para a formação de professores.</p>2024-07-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19448As juventudes e o Ensino Médio2024-07-03T10:46:07-03:00Mara Regina Zluhanmara.zluhan@gmail.comAdelcio Machado dos Santosadelcio.machado@uniarp.edu.brShirlei de Souza Corrêashirlei.correa@unifebe.edu.br<p>O Brasil convive com históricas crises no Ensino Médio e diversas reformas têm buscado superar os desafios neste nível de ensino. Atualmente, vive-se um novo momento de reformulação das políticas públicas neste âmbito, já que a legislação atual apresenta fragilidades em sua implementação. A presente pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, pretende analisar a cultura juvenil e o sentido da escola de ensino médio para os jovens, a fim de que os mesmos possam se reconhecer nos currículos e no cotidiano escolar. Os altos índices de evasão e abandono no Ensino Médio devem ser ponto de atenção das políticas públicas, já que a escolarização é o ponto de partida para outras conquistas de ordem profissional, social e cultural. Considerar as transformações da trajetória juvenil ao longo da história é condição basilar para pensar as reformas do Ensino Médio, concebendo a educação como um processo de construção coletiva do saber, buscando a integralidade do ser humano.</p>2024-07-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17644Contribuições da Auditoria Interna para a Governança das Universidades Federais Brasileiras 2024-04-11T12:24:54-03:00Alinie Rocha Mendesalinierocham@gmail.comJoão Abreu de Faria Bilhimj.bilhim@sapo.ptAbimael de Jesus Barros Costaprofessor.abimael@gmail.com<p>Este artigo buscou examinar em que medida a auditoria interna contribui para a governança das universidades federais. Com esse intuito, o estudo utilizou análise documental para verificar o planejamento e execução dos testes de auditoria de governança no PAINT e no RAINT das IFES. Buscou verificar também, o nível de maturidade da governança pública junto ao TCU por meio do “Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública” (PerfilGov2018). A amostra da pesquisa foi constituída por 63 universidades federais. Estudos apontam que a auditoria interna contribui de forma positiva para a governança das IFES, mas os resultados mostram que apenas 9,5% dessas instituições planejam e executam os testes em questão; apenas 4 universidades estão em estágio aprimorado em relação ao nível de maturação dos processos de governança.</p>2024-07-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19551O que faz um diretor2024-08-06T11:07:08-03:00Rodrigo Follisrodrigo@follis.com.brWashington Alencarwashington.alencar@adventistas.org.br<p>Este estudo investiga as relações entre indicadores e as competências essenciais para os diretores escolares, com foco no âmbito administrativo. Busca-se compreender a relevância dessa relação no papel do diretor escolar e como podem ser identificadas e desenvolvidas para promover o sucesso das instituições de ensino. Utilizando a metodologia Prisma, foram analisados 245 artigos sobre o tema em diversas bases de dados. Após as análises iniciais, selecionou-se 79 artigos para leitura completa e, destes, 11 foram debatidos de maneira aprofundada. As pesquisas revelam que os diretores escolares desempenham papel crucial no diagnóstico e planejamento da gestão escolar conforme diversos indicadores, enfrentando os desafios educacionais contemporâneos. No entanto, é necessário aprimorar os indicadores e competências para promover melhorias contínuas na educação. Como resultado do artigo, propõem-se tabelas e uma taxonomia de competências derivadas da pesquisa, as quais podem ser úteis ao se definir o papel esperado do diretor escolar.</p>2024-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19569Escherichia coli como modelo de avaliação do progresso de aprendizagem dos estudantes de graduação em microbiologia2024-08-15T12:41:09-03:00Lara Nardi BaroniLaranardibaroni@gmail.comRafaela Barberis CanjaniRafaelabc@usp.brSamantha Carvalho Maia Britosammy.maiabrito@gmail.comBarbara Rodrigues Cintra Armellinibarbara.armellini@usp.brBruna Sayuri Cardoso OguskuBruna.gusku@usp.brRobson Francisco De Souzarfsouza@usp.brAna Carolina Ramos Morenoana.moreno@fundacaobutantan.org.brRita de Cássia Café Ferreiraritacafe@usp.br<p>Com o propósito de avaliar o progresso dos alunos de graduação do curso de Ciências Biomédicas da USP, empregamos a metodologia “Adote uma Bactéria”, na disciplina de bacteriologia. Com esse objetivo, focamos na espécie <em>Escherichia coli</em> como modelo para explorar conceitos fundamentais na genética, morfologia e patogênese bacteriana. Com intuito de validar a metodologia ativa, buscou-se levantar métricas inerentes a riqueza do discurso e complexidade de informações geradas pelos alunos em troca de informações postadas em rede social ao longo de 2022 e 2023. As análises foram feitas por meio da determinação dos índices de Shannon e linguagem Python. Os resultados demostraram que as postagens sobre as três temáticas foram complexas e demonstram um aumento da riqueza dos discursos empregadas pelos alunos. Conclui-se que a estratégia de ensino calcada na metodologia ampliou o repertório de conceitos e a complexidade de discurso com o engajamento e interesse dos alunos pela microbiologia.</p>2024-08-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18831O programa de residência pedagógica2024-05-02T01:31:45-03:00Gabriel da Silva Barrosgabrieldasilvabarros1995@gmail.comLuciane Albernaz de Araujo Freitaslucianel1968@gmail.comAndré Luis Castro de Freitasdmtalcf@furg.br<p>O artigo tem como objetivo problematizar as fragilidades e potencialidades do Programa de Residência Pedagógica na área de Informática, em uma instituição pública localizada na região Sul do Brasil. O intuito é promover um espaço que contribua para a formação dos licenciandos, de modo que esses indivíduos possam se constituir como intelectuais orgânicos, vinculados à classe trabalhadora. O referencial teórico-metodológico adotado foi o materialismo histórico e dialético. A pesquisa, de base empírica e qualitativa, foi conduzida com estudantes do curso de licenciatura que atuam como residentes no Programa, inseridos em uma escola municipal, definida como escola-campo. O corpus da pesquisa foi composto por meio de diferentes movimentos investigativos realizados com os residentes, incluindo questionários e grupos focais, além da análise de documentos do curso e dos orientadores. Para a análise do corpus, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, a qual permitiu que emergisse, como categoria macro, a unidade entre teoria e prática. Como recorte, será abordada a categoria Conscientização, a partir das subcategorias Imersão na Escola-Campo e Criticidade.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19724Projeto Político Pedagógico2024-10-03T14:59:10-03:00Eduardo Alexandre de Lima Baptistacontatoswdo@gmail.comSilvia Cristina de Oliveira Quadrossilvia.quadros@unasp.edu.br<p>Este estudo investiga a função do Projeto Político Pedagógico (PPP) na gestão de mudanças no contexto escolar, com o objetivo de analisar como o PPP direciona e garante as mudanças necessárias. Especificamente, examina-se a implantação dos projetos concebidos a partir do documento. Utilizou-se o método de estudo de caso para uma análise profunda do objeto de investigação. A metodologia de análise de conteúdo foi empregada para compreender os resultados da instituição, com dados coletados por meio de um questionário fechado e análise qualitativa das informações. Um grupo focal com a população respondente permitiu aprofundar as questões pertinentes. Constatou-se que o PPP é um grande aliado na gestão da mudança e intervenção na realidade local, potencializando a transformação no contexto escolar. O PPP concede autonomia e emancipação à escola, permitindo que enfrente desafios específicos sem depender exclusivamente de projetos de entidades superiores.</p> <p> </p>2024-10-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19093Transferências voluntárias da União2024-07-02T12:06:51-03:00Thalles Ricardo de Melo Silvathallesmelo13@gmail.comLizandro Luilizandrolui@gmail.com<p>O presente artigo se insere nas discussões sobre o financiamento da educação, tendo objetivo explorar o perfil dos convênios de transferências não obrigatórias celebrados pelo Ministério da Educação (MEC) com os entes subnacionais no período de 2008 a 2021. A coleta de dados foi realizada através da Plataforma Mais Brasil, e submetida à análise de conteúdo. Verificou-se que 3.590 convênios foram celebrados entre o MEC e os entes subnacionais, sendo que 83% deles tiveram como órgão convenente universidades e instituições de ensino superior, sendo a maioria dos recursos destinados à região Sul do país. O artigo demonstra que o perfil das transferências voluntárias dadas pelo MEC faz com que estes convênios sejam instrumentalizados de modo a gerar concentrações de transferências de recursos, podendo gerar desigualdade de distribuição.</p>2024-10-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19737A formação docente e sua influência nas práticas pedagógicas das carreiras em saúde2024-10-09T16:39:43-03:00Marcela Hechenleitner-Carvallomarcelahc@gmail.comAmely Vivas-Escalanteamelydvivase@gmail.comMirna Muñoz-Roamirnamuñoz@gmail.comVanessa Saavedra-Ibacavanessasi@gmail.com<p>O objetivo do estudo foi determinar o impacto da formação docente nas práticas pedagógicas dos acadêmicos da área da saúde. A pesquisa é descritivo-correlacional, de delineamento transversal não experimental. A amostra não probabilística incluiu 58 acadêmicos. Foram aplicados dois questionários, previamente validados. O questionário de formação docente foi composto por 3 dimensões: formação disciplinar, formação pedagógica e papel docente. O questionário sobre práticas pedagógicas incluiu 6 dimensões: planejamento, metodologias, avaliação, aspectos comunicacionais e ambiente de aprendizagem, uso de recursos tecnológicos e reflexão pedagógica. Conclui-se que, embora a formação docente tenha um efeito positivo na prática pedagógica, a dimensão do papel docente determina as práticas pedagógicas. Recomenda-se avaliar permanentemente a formação docente a fim de fortalecê-la e impactar na melhoria das práticas pedagógicas nas carreiras de saúde.</p>2024-10-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19742O papel das instituições de ensino superior na promoção da inovação e empreendedorismo para o desenvolvimento regional2024-10-11T12:43:56-03:00Márcio Zancanaromarcio.zancanaro@gmail.comThaís Mathias thaismathias.arqeurb@hotmail.comIvanete Schneider Hahnivischneider@hotmail.com<p>Este artigo examina o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na promoção da inovação e do empreendedorismo, com foco em seu impacto no desenvolvimento regional. A pesquisa, de caráter quantitativo, foi realizada na região oeste de Santa Catarina, Brasil, utilizando um questionário baseado em uma escala Likert de cinco pontos. Os dados coletados de 468 respondentes foram analisados com ferramentas estatísticas para identificar as percepções dos stakeholders sobre as atividades de inovação e empreendedorismo das IES e sua relevância para o crescimento regional. Os resultados mostram que as IES desempenham um papel central na transferência de conhecimento, criação de novas empresas e desenvolvimento de parcerias com a indústria e o governo. O estudo sugere que as IES podem fortalecer ainda mais seu impacto por meio de iniciativas de colaboração e maior envolvimento com os ecossistemas regionais de inovação. Limitações e direções para futuras pesquisas são discutidas ao final.</p>2024-10-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19059Explorando os fatores que afetam a educação política no Irã2024-03-18T14:36:27-03:00Shohreh Piranish.pirani@shahed.ac.irMahdi Naderim.naderi@shahed.ac.ir<p>A transmissão de valores e normas políticas através da educação é crucial para os sistemas políticos globais. Aumenta o envolvimento dos cidadãos na política e na sociedade. Este artigo explora fatores influentes na educação política dos cidadãos iranianos em uma sociedade comunitária islâmica. Centrando-se nos valores e objetivos da educação política islâmica, elabora princípios que afetam a educação dos cidadãos iranianos. Examina a estrutura conceitual, a natureza, os objetivos, as aplicações e as dimensões, ao mesmo tempo que examina o papel dos componentes na educação de cidadãos comprometidos. Este artigo emprega método qualitativo de análise documental. As conclusões destacam o papel crucial da cultura política iraniana no desenvolvimento da educação política. A cultura política dos iranianos caracteriza-se por uma combinação de culturas políticas participativas e submissas. Essa cultura política exerce uma influência significativa sobre a educação política no Irã, sendo moldada por fatores como a família, os meios de comunicação, as instituições educacionais, o governo, os rituais políticos e religiosos, e a religião. Esses fatores desempenham um papel crítico na formação das perspectivas, valores e identidades políticas dos indivíduos.</p>2024-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19390Tecnologia biométrica de reconhecimento pessoal2024-06-19T10:24:23-03:00Alla Kapitonkits_seminar@ukr.netNataliia Kononetsnatalkapoltava7476@gmail.comVolodymyr Mokliakvovchik01071981@gmail.comValentyna Onipkovalentyna.onipko@pdau.edu.uaSerhiy Dudkodudko@pano.pl.uaVadym Pylypenkopylypenko@pano.pl.uaAnna Sokilsokol7227@ukr.net<p>Atualmente, o processamento de imagens é amplamente utilizado em sistemas de segurança para reconhecer pessoas. Para este estudo, foram selecionados algoritmos de aprendizado de máquina, considerando a disponibilidade limitada de dados. O trabalho analisou a área de reconhecimento facial, a relevância deste sistema nos dias de hoje, o reconhecimento biométrico do sistema «Face ID», diversos métodos para o reconhecimento facial e investigou em quais áreas de atividade o sistema de reconhecimento facial é utilizado e para qual finalidade. Como parte do estudo, diversos algoritmos de reconhecimento facial foram analisados. Foi comprovado que todo o sistema de reconhecimento facial pode ser modelado utilizando o método de extração de contornos Violy-Jones e testado com um resultado bem-sucedido de reconhecimento de aproximadamente 75%. As capacidades funcionais da biblioteca de visão computacional OpenCV e outras bibliotecas foram consideradas.</p>2024-06-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18942Políticas públicas e atividades extracurriculares2024-02-21T01:21:35-03:00Neyfsom Carlos Fernandes Matiasneyfsom@ufsj.edu.br<p>Os contextos que as crianças frequentam, além da família e da escola, têm papel importante na escolarização e é pertinente a realização de pesquisas sobre essas implicações. Este estudo investigou as diferenças no desempenho escolar entre participantes e não participantes de atividades extracurriculares estruturadas, desenvolvidas por uma escola e por uma Organização Não Governamental. Setenta e oito estudantes de uma escola pública, sendo 53 do sexo feminino, com idade média de 10,57 anos (DP=0,57), participaram da pesquisa. Os alunos que ficavam em casa demonstraram desempenho escolar superior em relação aos participantes das atividades oferecidas por um programa municipal. Isso indica que as políticas públicas de governos têm se constituído mais como contextos de proteção social, do que de aprendizagem. Conclui-se que, programas públicos para as crianças devem ser desenvolvidos por meio de políticas de Estado com o intuito de colaborar de fato no processo de escolarização.</p>2024-08-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19485Ditadura, futebol e literatura2024-07-14T10:27:32-03:00Perolina Souza Telesperolinasouza@hotmail.comElder Silva Correiaeldercorreia21@gmail.comFabio Zobolizobolito@gmail.com<p>Este ensaio tem como objetivo interpelar futebol e literatura, com a intenção de reflexionar a história e a memória, tensionando questões que possam desnaturalizar e combater o pensamento fascista. Deste modo, o presente escrito se propõe pensar o futebol pelo viés antifascista e democrático. Para tal, traz ao palco a literatura e o esporte, aqui ancorado na poesia e no futebol. Sob esta mirada, foram trazidos dois ex-jogadores ligados a história do Clube de Regatas do Flamengo (Sócrates Brasileiro e Adriano Imperador) para fazer convergência com dois personagens da poesia latino-americana (Manoel de Barros e Pablo Neruda). A partir da exposição de duas crônicas, que relacionam futebol e poesia, acredita-se na possibilidade de acompanhar a inscrição de um desejo “não-fascista”, que deve orientar toda e qualquer forma de pensamento educativo, que envolve o ensinar e o aprender, através da leitura.</p>2024-08-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional