https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/issue/feedRevista on line de Política e Gestão Educacional2024-12-20T09:40:16-03:00Sebastião de Souza Lemessebastiao.lemes@unesp.brOpen Journal Systems<p>A criação de uma Revista <em>on line</em> de <strong>Política e Gestão Educacional</strong> surge do interesse de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e é, atualmente, também vinculada ao Departamento de Educação. Em seu primeiro momento, a revista tinha o intuito, pelas peculiaridades do contexto, de ter uma periodicidade anual (isso ocorreu entre 2001 e 2003). A partir de 2007, a revista ganhou novo impulso com a organização do Grupo de Estudos Organizações Educacionais: processos de planejamento e gestão (GEOPLAGE), que assumiu, naquele momento, a responsabilidade por sua publicação. A preocupação fundamental dos responsáveis foi superar os problemas técnicos e, ainda dentro do antigo formato, reiniciar a publicação da revista, através de divulgação e solicitação de colaboradores.</p> <p>Novas mudanças vieram ocorrer em 2009. A partir daquele ano, a preocupação dos editores, foi de dotar a revista de uma periodicidade regular (semestral) e estabelecer as normas editoriais quanto ao recebimento e à submissão de artigos simultaneamente à formação de um conselho editorial nacional e internacional. A revisão editorial da revista propõe como objetivos e missão disseminação plural de temas que debatem com consistência a política e a gestão educacional e escolar em todo espectro possível para o assunto. Além disso, deverá servir à divulgação de trabalhos científicos, entrevistas, resenhas e demais textos que possibilitem a reflexão e o debate relacionados, prioritariamente, à essas temáticas, nacionais e internacionais. Para tanto, trabalharemos com artigos de pesquisadores, docentes, alunos de pós-graduação, produção coletiva de grupos de estudos e pesquisas, além de relatos de experiência nos diversos âmbitos dos sistemas educacionais e das unidades escolares (federal, estadual e municipal) e nos vários níveis de ensino, desse modo o(s) autor(es) devem seguir as <a href="https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/about/submissions#authorGuidelines">Diretrizes para autores RPGE</a> . <strong>Os manuscritos que não estiverem na formatação (o texto deve estar no template/modelo da RPGE, seguir as normas ABNT, e dentro das normas e padrões da Revista) conforme as diretrizes para autores serão rejeitados.</strong></p> <p> --------------------------</p>https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19485Ditadura, futebol e literatura2024-07-14T10:27:32-03:00Perolina Souza Telesperolinasouza@hotmail.comElder Silva Correiaeldercorreia21@gmail.comFabio Zobolizobolito@gmail.com<p>Este ensaio tem como objetivo interpelar futebol e literatura, com a intenção de reflexionar a história e a memória, tensionando questões que possam desnaturalizar e combater o pensamento fascista. Deste modo, o presente escrito se propõe pensar o futebol pelo viés antifascista e democrático. Para tal, traz ao palco a literatura e o esporte, aqui ancorado na poesia e no futebol. Sob esta mirada, foram trazidos dois ex-jogadores ligados a história do Clube de Regatas do Flamengo (Sócrates Brasileiro e Adriano Imperador) para fazer convergência com dois personagens da poesia latino-americana (Manoel de Barros e Pablo Neruda). A partir da exposição de duas crônicas, que relacionam futebol e poesia, acredita-se na possibilidade de acompanhar a inscrição de um desejo “não-fascista”, que deve orientar toda e qualquer forma de pensamento educativo, que envolve o ensinar e o aprender, através da leitura.</p>2024-08-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19051Ensino superior privado no Brasil2024-02-20T09:25:45-03:00Elenice Buenonice.bueno@gmail.comJoão Nicodemos Martins Manfiojnmmanfio@gmail.comRodrigo Martinsrodrigomartins.j92@gmail.com<p>Esse trabalho visa analisar o contexto do ensino superior privado no Brasil, traçando paralelos sob as perspectivas do antropólogo Roberto DaMatta (1997), o sociólogo francês Pierre Bourdieu (1975) e o sociólogo polonês Zygmunt Bauman (2013). O objetivo é evidenciar algumas características da cultura brasileira de modo a compreender disputas de poder e desigualdades no modelo reprodutor do ensino em tempos líquidos. A partir da leitura e análise desses autores, embora se encontrem em contextos e épocas diferentes, será possível apontar que a educação superior privada acaba por reproduzir desigualdades ao invés de promover justiça social e transformações efetivas. Razão pela qual nos parece inevitável e urgente a criação de alternativas interdisciplinares e diálogos provindos de análises socioculturais que somem aos debates da área da educação.</p> <p> </p>2024-01-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18337“Com-versas de bar” sobre turismo e educação2023-11-27T16:16:08-03:00Renan de Lima da Silvarenan.turismo@gmail.comMaria Luiza Cardinale Baptistamalu@pazza.com.br<p>O texto traz o relato de experiência e reflexões, do projeto “Com-versas de Bar”, atividade extensionista vinculado ao Laboratório de Turismo e eventos da UNIRIO. O projeto buscou propor espaços horizontais de ‘com-versas’ sobre Turismo e Educação. Em termos teóricos, o alinhamento é ecossistêmico complexo, associado à Educação e ao Turismo, bem como à Esquizoanálise e à Biologia Amorosa, do Conhecimento e Cultural para a abordagem da subjetividade. O texto tem orientação na estratégia metodológica complexa e processual de Baptista, denominada “Cartografia dos Saberes”, em associação com as provocações de Rubem Alves, em texto clássico sobre a Educação. O projeto teve reverberações no grupo de sujeitos envolvidos, com significados de experiência de ensino-aprendizagem transversal, pautado pela horizontalidade de relações em trama de afetos e vivências. Entende-se que a Educação tem forte laço com o Turismo, por seus traços característicos relativos à viagem e à busca do encontro.</p>2024-01-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18018PAR2023-12-21T14:18:08-03:00Magna Lenise Flores da Mota Ayres magnalenise@yahoo.com.brRegina Gomes dos Santosregina.santos@unimontes.brRemi Castioni remi@unb.br<p>O texto mapeou a produção científica sobre o PAR e seus resultados, entre 2008 a 2021. O PAR é um instrumento de gestão criado em 2007 para dar conta da implementação do PDE. A amostra foi de 56 publicações. Como método, utilizou-se a análise documental estratificada, que revelassem os propósitos previstos pelo instrumento de gestão do MEC. Constatou-se uma média de quatro artigos por ano, sendo o maior número no estrato A1. Encontraram-se críticas e pontos positivos ao PAR. A crítica predominante tende a desconsiderar as especificidades locais. Duas constatações foram mais frequentes: i) sobre o desafio na efetivação da gestão democrática; ii) que os municípios tendem a assumir a gestão com características dos modelos gerencial, democrático-participativo ou uma síntese de ambos, a depender dos interesses e da cultura organizacional do contexto. Como aspecto positivo, verifica-se que as transferências intergovernamentais auxiliam no equilíbrio dos gastos ao nível local.</p>2024-01-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18556Implicações da regulação do acesso à educação superior no Espírito Santo2023-12-14T16:22:51-03:00Zilka Sulamita Teixeira Maia zilkas.teixeira@gmail.comWagner dos Santos wagnercefd@gmail.com<p>Este artigo visa discutir os efeitos e desdobramentos concretos das políticas educacionais nacionais de acesso à educação superior implementadas nas redes públicas do Espírito Santo entre 1997 e 2017. Orientado pelo marxismo histórico-dialético, produziu-se uma análise documental a partir de indicadores educacionais e demográficos. Evidenciou-se que a materialização das regulamentações nacionais na rede pública que oferta a educação superior no estado do Espírito Santo, entre 1997 e 2017, expressa as diferentes formas de regulação estatal, demonstrando inicialmente estreitamento e, no período mais recente, especialmente a partir de 2012, o alargamento do acesso de camadas mais pobres da população (especialmente pretos, pardos e indígenas) ao nível mais elevado de ensino.</p>2024-02-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19910Experiência universitária de estudantes não tradicionais2024-12-19T11:10:28-03:00Oscar Rojasoscar.rojas@umcervantesecontinua.clKatihuska Motamotakt@gmail.comAmely Vivasavivas@corp.umc.clMarlenis Martínezmarlenism3@gmail.com<p>Este estudo tem como objetivo analisar a experiência universitária de estudantes não tradicionais, examinando os fatores motivacionais que impulsionam sua carreira acadêmica, as barreiras que enfrentam durante seu processo educacional e suas percepções em relação aos apoios institucionais disponíveis. Com base em uma revisão sistemática de estudos anteriores, busca-se identificar padrões e tendências recorrentes nas trajetórias desses alunos, a fim de compreender com maior profundidade seus desafios e necessidades particulares. A análise se concentra em destacar os motivos que motivam esse grupo a ingressar e continuar no ensino superior, bem como explorar os obstáculos que podem limitar seu desempenho acadêmico e permanência no sistema universitário. Dentre esses obstáculos, são considerados aspectos econômicos, laborais, familiares e emocionais que afetam sua experiência educacional. Além disso, são examinadas as percepções desses alunos em relação à utilidade e acessibilidade dos recursos e apoios fornecidos pelas instituições de ensino para facilitar sua adaptação e progresso acadêmico. Os resultados da pesquisa fornecem informações valiosas para entender as circunstâncias particulares dos alunos não tradicionais, facilitando a identificação de intervenções e políticas institucionais mais eficazes. Desta forma, procura contribuir para o desenho de estratégias que promovam o sucesso académico, a retenção e a integração deste grupo no contexto universitário, atendendo às suas condições individuais e necessidades particulares. Nesse sentido, o estudo tem implicações práticas para as universidades, pois os resultados oferecem um guia para o desenvolvimento de programas de apoio que considerem a diversidade de experiências desses alunos. Ao compreender suas motivações, dificuldades e percepções, é possível implementar ações mais inclusivas e adaptadas à sua realidade.</p>2024-02-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18185Escala de Capital Cultural2023-12-13T16:35:37-03:00Alexandre Chaves Nuneschavesnunes.alexandre@gmail.comJosemberg Moura de Andradejosemberg.andrade@gmail.com<p>Este estudo visa validar a Escala de Capital Cultural nas Interações Familiares por meio de evidências de validade, centrando-se na estrutura interna do instrumento desenvolvido pelos autores. O capital cultural, conforme delineado pela teoria bourdiesiana, é considerado um conjunto de ativos culturais e sociais adquiridos no ambiente doméstico, e sua relação direta com o desempenho escolar dos alunos é destacada. Nessa análise, foi utilizado uma amostra de 11.795 alunos do 5° ano que responderam a um questionário. A coleta dos dados foi feita de forma eletrônica. A Análise Paralela indicou dois fatores: Capital Cultural Estático e Capital Cultural Relacional, com lambda 2 de Guttmam assumindo os valores de 0,702 e 0,845, respectivamente. Calcularam-se os índices UniCO = 0,787, ECV = 0,669 e MIREAL = 0,318. Foi realizado uma Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória Parcial. Os índices de ajustes CFI = 0,946 e TLI = 0,935, e o índice de resíduo RMSEA = 0,053, as análises de consistência interna, de determinância e replicabilidade dos escores fatoriais nos indicaram evidências de validade para a utilização da Escala de Capital Cultural nas Interações Familiares.</p>2024-02-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19111Impacto dos debates na sala de aula2024-03-07T09:13:48-03:00Raymi de Fátima Linkraymilink@gmail.comSilvia Cristina de Oliveira Quadrossilvia.sicrist@gmail.comBetânia Jacob Stange Lopeslopesbjs@gmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo investigar a eficácia dos debates estruturados em sala de aula como um meio de aprimorar a reflexão crítica e as habilidades textuais de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em seis escolas privadas no Sul de Santa Catarina, Brasil, com natureza qualitativa e exploratória. A revisão bibliográfica abrangeu autores no campo da linguística e da educação sobre a retextualização no processo educativo. Os métodos de coleta de dados envolveram a realização de oficinas teórico-práticas, grupos focais e aplicação de questionário a docentes. Os resultados indicaram que debates em sala de aula são uma ferramenta eficaz para a melhoria das habilidades de produção textual. Evidenciou-se, também, a necessidade de formação docente contínua como meio de elevar a qualidade da escrita, incluindo metodologia ativa para enriquecer o processo de aprendizagem e favorecer a compreensão de múltiplas perspectivas na produção textual.</p>2024-03-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19155Redes e dinâmicas sociais2024-03-22T11:37:34-03:00Rogério Nhagúorogerjolinhanguo@gmail.comEduardo Duqueeduardoduque@ucp.pt<p>Este artigo analisa a transição de Moçambique para uma economia de mercado e a adoção de políticas neoliberais sob influência das instituições de Bretton Woods nas últimas duas décadas. Explora os desafios enfrentados, como conflitos, desastres naturais e crises financeiras, e as reformas econômicas e sociais implementadas para combater a pobreza e promover a estabilidade sociopolítica. Destaca a importância da diplomacia e da política externa na reconstrução e desenvolvimento do país, abordando as relações históricas e contemporâneas com a comunidade internacional, incluindo parcerias estratégicas com China, Brasil e Índia. Utilizando uma abordagem qualitativa baseada em revisão bibliográfica, o estudo analisa retrospectivas, realizações, desafios e perspectivas da diplomacia moçambicana. Os resultados sugerem que a diplomacia multilateral tem sido essencial para resolução de conflitos, atração de investimentos e promoção do desenvolvimento socioeconômico. As parcerias com China, Brasil e Índia impulsionaram o crescimento do país, embora este processo apresente vantagens e desvantagens.</p>2024-03-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18971Da gestão multidimensional à gestão decolonial da educação2024-02-21T01:22:29-03:00Fabiana Pinto de Almeida Bizarriabianapsq@hotmail.comFlávia Lorenne Sampaio Barbosaflsbarbosa@ufpi.edu.brTelma Maria dos Santos Nascimentotelmamsnascimento@gmail.comEdileusa Maria Lobato Pereiraedileusa.lobato@ifpa.edu.br<p>A pesquisa reflete sobre a gestão educacional decolonial, centrada na discussão sobre interculturalidade na perspectiva do modelo de gestão educacional multidimensional. Empreendeu-se uma análise temática reflexiva do podcast ‘Essa Geração’, temporada 6 ‘Beabá da decolonialidade’, episódio Educação decolonial. Com suporte no <em>software</em> Atlas Ti, v. 23, duas redes semânticas foram definidas, ‘Desigualdade racial’, 16 (dezesseis) códigos e ‘Educação inclusiva’, 18 (dezoito) códigos. A reflexão temática das redes centraliza o debate na dimensão racial, e a discussão amplia a compreensão sobre a dimensão intercultural, no sentido de validar o loci de enunciação em consideração ao ser plural, e às tramas de sua existência, uma gestão educacional referenciada pelo campo decolonial.</p>2024-04-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19177Motivação de discentes do Ensino Superior2024-04-04T13:16:56-03:00Fabiana Lumi Kikuchi Hamadafabiana.hamada@usp.brRosebelly Nunes Marquesrosebelly.esalq@usp.br<p>A motivação para compreender o perfil dos discentes do Ensino Superior em relação ao processo de ensino e aprendizagem surgiu devido à situação emergencial provocada pela pandemia da COVID-19. Essa situação demandou a adaptação do sistema educacional, visando evitar prejuízos à formação acadêmica dos alunos. O objetivo foi analisar o perfil discente, de 2019 a 2022, considerando as perspectivas observadas na avaliação de disciplina realizada pelos alunos, por meio de um software criado pela instituição, que contemplou sua frequência e acompanhamento das aulas, conhecimentos e experiências anteriores, estudos fora do horário de aula e a importância da disciplina para o curso escolhido. Pelos resultados obtidos, verificou-se um aumento de avaliações positivas em relação aos conhecimentos prévios dos estudantes no período de aulas remotas, e uma queda em 2022. Em geral, os alunos apresentam frequência positiva às aulas, bem como compreendem a importância das disciplinas para sua formação.</p>2024-04-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19279Diversidade cultural nas artes visuais e artes indígenas no Brasil e na educação básica indígena2024-04-30T17:54:00-03:00Libério Mayk Luciano dos Santosl_santtos@hotmail.comAnilton Salles Garciaaniltonsallesg@gmail.com<p>Este artigo compreendeu as artes visuais, história, cultura e sociedade no Brasil. Tendo como eixo temático as manifestações culturais indígenas no Brasil, e por objetos as produções visuais. Frente a essa realidade, a escola é considerada um local onde os saberes podem convergir para que haja uma relação harmoniosa entre os diferentes grupos interétnicos. O objetivo geral foi analisar a importância e a valorização das artes indígenas nas escolas indígenas, como a pintura corporal, a confecção de máscaras e as atividades de pintura em cerâmica. Para este estudo, de forma qualitativa, utilizou-se para coleta de dados a revisão bibliográfica ou da literatura, onde foi feito uma análise meticulosa e ampla das publicações coerente para esta pesquisa. Os resultados apresentados apontam a importância de promover um ambiente escolar onde a integração dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem é fundamental na valorização do ser humano.</p>2024-04-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19089Sistema de Avaliação da Educação Básica2024-03-28T15:32:08-03:00Girlene Ribeiro de Jesusgirlene.ribeiro@gmail.comRosilene Cândida Araújorosi.2712@gmail.com<p>O presente estudo tem como objetivo analisar as principais mudanças ocorridas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) entre os anos de 2016 e 2022. Para tanto, foi utilizada a pesquisa qualitativa, por meio da análise documental, com o uso de relatórios técnicos, documentos históricos e legislação pertinente. A análise efetuada evidencia um período de grandes mudanças, seguido por pandemia e estagnação. No período analisado, uma base nacional comum curricular foi implementada e trouxe mudanças significativas sobre o SAEB. Entre as principais alterações ocorridas ao longo desse período estão: inclusão de novos componentes curriculares na avaliação; unificação das avaliações; e avaliação da alfabetização no 2º ano do ensino fundamental. Conclui-se que no período analisado foram planejadas mudanças entre 2017 e 2018, e no período posterior essas foram simplesmente implementadas.</p>2024-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19105Universidade Corporativa2024-03-05T17:18:20-03:00Plinio Paulo Leiva de Lucapnluca@gmail.comGiza Guimarães Pereira Salesgiza.sales@gmail.com<p>Neste artigo apresenta-se uma proposta para criação de um modelo de Universidade Corporativa (UC) dedicada ao fortalecimento da organização empresarial, com ênfase no desenvolvimento educacional e nas habilidades socioculturais dos seus funcionários e colaboradores. No entanto, é facilmente perceptível que o objetivo dessas instituições deveriam ir além da melhoria da produtividade e da incorporação de estratégias de desempenho. Nesse sentido, apresentamos uma proposta para a criação de uma UC que se dedique ao fortalecimento da organização empresarial, destacando o desenvolvimento educacional e sociocultural dos funcionários e colaboradores. O trabalho desenvolvido resultou da articulação com a pesquisa exploratória e bibliográfica que serviu de base para o referencial teórico-metodológico das discussões aqui apresentadas, além de uma vivência teórico-prática vivenciada pelos pesquisadores, com uma proposta de uma UC que crie as condições de desenvolvimento sociocultural de seus membros.</p>2024-06-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19267Neotecnicismo na Formação Inicial de Professores2024-06-03T17:25:49-03:00Diego Bechibechi70866@gmail.comLidiane Limana Puiati Pagliarinlidiane.puiati@uffs.edu.br<p>O presente texto visa analisar como as atuais diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores, elaboradas em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribuem para o avanço do neotecnicismo no país. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, com análise da Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019, que trata da formação inicial de professores. A produção está organizada em duas seções. A primeira seção apresenta pressupostos e características do neotecnicismo na educação, bem como sua influência no contexto escolar, culminando na aprovação da BNCC. A segunda seção traz a análise documental e problematiza as implicações desse modelo político-econômico para a formação de professores.</p>2024-07-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19448As juventudes e o Ensino Médio2024-07-03T10:46:07-03:00Mara Regina Zluhanmara.zluhan@gmail.comAdelcio Machado dos Santosadelcio.machado@uniarp.edu.brShirlei de Souza Corrêashirlei.correa@unifebe.edu.br<p>O Brasil convive com históricas crises no Ensino Médio e diversas reformas têm buscado superar os desafios neste nível de ensino. Atualmente, vive-se um novo momento de reformulação das políticas públicas neste âmbito, já que a legislação atual apresenta fragilidades em sua implementação. A presente pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, pretende analisar a cultura juvenil e o sentido da escola de ensino médio para os jovens, a fim de que os mesmos possam se reconhecer nos currículos e no cotidiano escolar. Os altos índices de evasão e abandono no Ensino Médio devem ser ponto de atenção das políticas públicas, já que a escolarização é o ponto de partida para outras conquistas de ordem profissional, social e cultural. Considerar as transformações da trajetória juvenil ao longo da história é condição basilar para pensar as reformas do Ensino Médio, concebendo a educação como um processo de construção coletiva do saber, buscando a integralidade do ser humano.</p>2024-07-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17644Contribuições da Auditoria Interna para a Governança das Universidades Federais Brasileiras 2024-04-11T12:24:54-03:00Alinie Rocha Mendesalinierocham@gmail.comJoão Abreu de Faria Bilhimj.bilhim@sapo.ptAbimael de Jesus Barros Costaprofessor.abimael@gmail.com<p>Este artigo buscou examinar em que medida a auditoria interna contribui para a governança das universidades federais. Com esse intuito, o estudo utilizou análise documental para verificar o planejamento e execução dos testes de auditoria de governança no PAINT e no RAINT das IFES. Buscou verificar também, o nível de maturidade da governança pública junto ao TCU por meio do “Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública” (PerfilGov2018). A amostra da pesquisa foi constituída por 63 universidades federais. Estudos apontam que a auditoria interna contribui de forma positiva para a governança das IFES, mas os resultados mostram que apenas 9,5% dessas instituições planejam e executam os testes em questão; apenas 4 universidades estão em estágio aprimorado em relação ao nível de maturação dos processos de governança.</p>2024-07-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19551O que faz um diretor2024-08-06T11:07:08-03:00Rodrigo Follisrodrigo@follis.com.brWashington Alencarwashington.alencar@adventistas.org.br<p>Este estudo investiga as relações entre indicadores e as competências essenciais para os diretores escolares, com foco no âmbito administrativo. Busca-se compreender a relevância dessa relação no papel do diretor escolar e como podem ser identificadas e desenvolvidas para promover o sucesso das instituições de ensino. Utilizando a metodologia Prisma, foram analisados 245 artigos sobre o tema em diversas bases de dados. Após as análises iniciais, selecionou-se 79 artigos para leitura completa e, destes, 11 foram debatidos de maneira aprofundada. As pesquisas revelam que os diretores escolares desempenham papel crucial no diagnóstico e planejamento da gestão escolar conforme diversos indicadores, enfrentando os desafios educacionais contemporâneos. No entanto, é necessário aprimorar os indicadores e competências para promover melhorias contínuas na educação. Como resultado do artigo, propõem-se tabelas e uma taxonomia de competências derivadas da pesquisa, as quais podem ser úteis ao se definir o papel esperado do diretor escolar.</p>2024-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19569Escherichia coli como modelo de avaliação do progresso de aprendizagem dos estudantes de graduação em microbiologia2024-08-15T12:41:09-03:00Lara Nardi BaroniLaranardibaroni@gmail.comRafaela Barberis CanjaniRafaelabc@usp.brSamantha Carvalho Maia Britosammy.maiabrito@gmail.comBarbara Rodrigues Cintra Armellinibarbara.armellini@usp.brBruna Sayuri Cardoso OguskuBruna.gusku@usp.brRobson Francisco De Souzarfsouza@usp.brAna Carolina Ramos Morenoana.moreno@fundacaobutantan.org.brRita de Cássia Café Ferreiraritacafe@usp.br<p>Com o propósito de avaliar o progresso dos alunos de graduação do curso de Ciências Biomédicas da USP, empregamos a metodologia “Adote uma Bactéria”, na disciplina de bacteriologia. Com esse objetivo, focamos na espécie <em>Escherichia coli</em> como modelo para explorar conceitos fundamentais na genética, morfologia e patogênese bacteriana. Com intuito de validar a metodologia ativa, buscou-se levantar métricas inerentes a riqueza do discurso e complexidade de informações geradas pelos alunos em troca de informações postadas em rede social ao longo de 2022 e 2023. As análises foram feitas por meio da determinação dos índices de Shannon e linguagem Python. Os resultados demostraram que as postagens sobre as três temáticas foram complexas e demonstram um aumento da riqueza dos discursos empregadas pelos alunos. Conclui-se que a estratégia de ensino calcada na metodologia ampliou o repertório de conceitos e a complexidade de discurso com o engajamento e interesse dos alunos pela microbiologia.</p>2024-08-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18831O programa de residência pedagógica2024-05-02T01:31:45-03:00Gabriel da Silva Barrosgabrieldasilvabarros1995@gmail.comLuciane Albernaz de Araujo Freitaslucianel1968@gmail.comAndré Luis Castro de Freitasdmtalcf@furg.br<p>O artigo tem como objetivo problematizar as fragilidades e potencialidades do Programa de Residência Pedagógica na área de Informática, em uma instituição pública localizada na região Sul do Brasil. O intuito é promover um espaço que contribua para a formação dos licenciandos, de modo que esses indivíduos possam se constituir como intelectuais orgânicos, vinculados à classe trabalhadora. O referencial teórico-metodológico adotado foi o materialismo histórico e dialético. A pesquisa, de base empírica e qualitativa, foi conduzida com estudantes do curso de licenciatura que atuam como residentes no Programa, inseridos em uma escola municipal, definida como escola-campo. O corpus da pesquisa foi composto por meio de diferentes movimentos investigativos realizados com os residentes, incluindo questionários e grupos focais, além da análise de documentos do curso e dos orientadores. Para a análise do corpus, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, a qual permitiu que emergisse, como categoria macro, a unidade entre teoria e prática. Como recorte, será abordada a categoria Conscientização, a partir das subcategorias Imersão na Escola-Campo e Criticidade.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19724Projeto Político Pedagógico2024-10-03T14:59:10-03:00Eduardo Alexandre de Lima Baptistacontatoswdo@gmail.comSilvia Cristina de Oliveira Quadrossilvia.quadros@unasp.edu.br<p>Este estudo investiga a função do Projeto Político Pedagógico (PPP) na gestão de mudanças no contexto escolar, com o objetivo de analisar como o PPP direciona e garante as mudanças necessárias. Especificamente, examina-se a implantação dos projetos concebidos a partir do documento. Utilizou-se o método de estudo de caso para uma análise profunda do objeto de investigação. A metodologia de análise de conteúdo foi empregada para compreender os resultados da instituição, com dados coletados por meio de um questionário fechado e análise qualitativa das informações. Um grupo focal com a população respondente permitiu aprofundar as questões pertinentes. Constatou-se que o PPP é um grande aliado na gestão da mudança e intervenção na realidade local, potencializando a transformação no contexto escolar. O PPP concede autonomia e emancipação à escola, permitindo que enfrente desafios específicos sem depender exclusivamente de projetos de entidades superiores.</p> <p> </p>2024-10-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19093Transferências voluntárias da União2024-07-02T12:06:51-03:00Thalles Ricardo de Melo Silvathallesmelo13@gmail.comLizandro Luilizandrolui@gmail.com<p>O presente artigo se insere nas discussões sobre o financiamento da educação, tendo objetivo explorar o perfil dos convênios de transferências não obrigatórias celebrados pelo Ministério da Educação (MEC) com os entes subnacionais no período de 2008 a 2021. A coleta de dados foi realizada através da Plataforma Mais Brasil, e submetida à análise de conteúdo. Verificou-se que 3.590 convênios foram celebrados entre o MEC e os entes subnacionais, sendo que 83% deles tiveram como órgão convenente universidades e instituições de ensino superior, sendo a maioria dos recursos destinados à região Sul do país. O artigo demonstra que o perfil das transferências voluntárias dadas pelo MEC faz com que estes convênios sejam instrumentalizados de modo a gerar concentrações de transferências de recursos, podendo gerar desigualdade de distribuição.</p>2024-10-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19737A formação docente e sua influência nas práticas pedagógicas das carreiras em saúde2024-10-09T16:39:43-03:00Marcela Hechenleitner-Carvallomarcelahc@gmail.comAmely Vivas-Escalanteamelydvivase@gmail.comMirna Muñoz-Roamirnamuñoz@gmail.comVanessa Saavedra-Ibacavanessasi@gmail.com<p>O objetivo do estudo foi determinar o impacto da formação docente nas práticas pedagógicas dos acadêmicos da área da saúde. A pesquisa é descritivo-correlacional, de delineamento transversal não experimental. A amostra não probabilística incluiu 58 acadêmicos. Foram aplicados dois questionários, previamente validados. O questionário de formação docente foi composto por 3 dimensões: formação disciplinar, formação pedagógica e papel docente. O questionário sobre práticas pedagógicas incluiu 6 dimensões: planejamento, metodologias, avaliação, aspectos comunicacionais e ambiente de aprendizagem, uso de recursos tecnológicos e reflexão pedagógica. Conclui-se que, embora a formação docente tenha um efeito positivo na prática pedagógica, a dimensão do papel docente determina as práticas pedagógicas. Recomenda-se avaliar permanentemente a formação docente a fim de fortalecê-la e impactar na melhoria das práticas pedagógicas nas carreiras de saúde.</p>2024-10-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19742O papel das instituições de ensino superior na promoção da inovação e empreendedorismo para o desenvolvimento regional2024-10-11T12:43:56-03:00Márcio Zancanaromarcio.zancanaro@gmail.comThaís Mathias thaismathias.arqeurb@hotmail.comIvanete Schneider Hahnivischneider@hotmail.com<p>Este artigo examina o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na promoção da inovação e do empreendedorismo, com foco em seu impacto no desenvolvimento regional. A pesquisa, de caráter quantitativo, foi realizada na região oeste de Santa Catarina, Brasil, utilizando um questionário baseado em uma escala Likert de cinco pontos. Os dados coletados de 468 respondentes foram analisados com ferramentas estatísticas para identificar as percepções dos stakeholders sobre as atividades de inovação e empreendedorismo das IES e sua relevância para o crescimento regional. Os resultados mostram que as IES desempenham um papel central na transferência de conhecimento, criação de novas empresas e desenvolvimento de parcerias com a indústria e o governo. O estudo sugere que as IES podem fortalecer ainda mais seu impacto por meio de iniciativas de colaboração e maior envolvimento com os ecossistemas regionais de inovação. Limitações e direções para futuras pesquisas são discutidas ao final.</p>2024-10-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19848Avaliação de resultados na aprendizagem significativa de matemática em estudantes do Ensino Médio2024-11-26T11:16:26-03:00Julia Ángela Gómez Hernándezjulia.gomez@umag.clCristina Elizabeth Ferbol Ramírezcristina.ferbol@umag.clMauricio Andrés Díaz Alvaradomaurian27@hotmail.com<p>El actual artículo tiene como objetivo analizar la evaluación de resultados en el aprendizaje significativo de la matemática en estudiantes de enseñanza media en un liceo particular ubicado en la comuna de punta Arenas-región de Magallanes, se enmarcó en el enfoque cuantitativo, con una tipología básica y el diseño en un estudio no experimental, la población constituida por 68 educandos del liceo antes indicado. Para la obtención de la información se manejó un cuestionario con escala Likert, validado bajo el juicio de expertos y la confiabilidad del Alpha de Cronbach. Los principales hallazgos en el indicador de comunicación revelan una percepción negativa significativa respecto a la efectividad de las estrategias utilizadas para promover el diálogo en los estudiantes. Además, el indicador capacidad para resolver problemas evidencia una insuficiencia de las prácticas pedagógicas utilizadas, las cuales no estarían logrando fortalecer las habilidades necesarias para que los alumnos aborden y resuelvan problemas matemáticos de manera efectiva.</p>2024-11-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19878Saúde mental e bem-estar emocional de professores universitários2024-12-06T16:20:08-03:00Marlenis Martínezmarlenism3@gmail.comCelia Bórquezcborquez@academicos.uta.clPatricio Huertapahuer2@gmail.com<p>O objetivo da pesquisa centrou-se em analisar a saúde mental e o bem-estar emocional de professores de uma Universidade Privada da região Metropolitana do Chile. O percurso metodológico centrou-se no paradigma quantitativo, sob o desenho não experimental, descritivo, geriu-se uma amostra através de uma fórmula para amostras finitas, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%. Os dados foram recolhidos através de um questionário estruturado em duas secções: uma escala de saúde mental como o GHQ-12, e uma escala de bem-estar emocional como o PANAS. Entre as principais conclusões está que, embora muitos professores administrem adequadamente as exigências psicológicas do seu trabalho, um quarto deles experimenta dificuldades significativas, o que pode influenciar negativamente o seu desempenho e satisfação no trabalho.</p>2024-12-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19885Projeto de Vida no Novo Ensino Médio2024-12-09T13:18:50-03:00Sandra Pottmeierpottmeyer@gmail.comSheila Hempkemeyershe.hempke@gmail.comCaique Fernando da Silva Fistarolcfersf@gmail.comMarcia Regina Selpa Heinzleselpa@furb.br<p>Este artigo tem como objetivo compreender as percepções de adolescentes matriculados no primeiro ano do <em>Novo</em> Ensino Médio sobre o que significa ser um jovem estudante no cenário educacional catarinense. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de desenhos baseados em perguntas norteadoras, produção de cartazes representando a visão de si mesmos (selfie) e socialização dos desenhos e cartazes. Os resultados indicaram que, apesar do período de isolamento social devido à pandemia da COVID-19 e da implementação do <em>Novo</em> Ensino Médio em 2022 na rede pública catarinense, os estudantes se sentem bem na convivência com seus colegas, respeitando-se mutuamente, e demonstram prazer em frequentar e permanecer na escola. A partir das declarações desses estudantes e da subjetividade que os constitui antes e durante seus processos de aprendizagem, é possível afirmar que esses jovens se mostram críticos, engajados, responsáveis e dispostos a enfrentar os desafios com esperança e consciência.</p>2024-12-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19886A importância da motivação nos estudantes para uma formação profissional bem-sucedida2024-12-09T14:17:27-03:00Yana Kryucheva kryuchevay@bk.ruIrina Tolstoukhova irina.tolstoukhova@mymail.academy<p>O objetivo do estudo foi investigar a formação das motivações de realização e de evitação do fracasso entre estudantes da educação profissional, buscando compreender como essas motivações influenciam o sucesso acadêmico e o desenvolvimento pessoal. A motivação de realização, voltada para o desejo de alcançar o sucesso, foi comparada com a motivação de se evitar o fracasso, na qual as ações são direcionadas para a tentativa de prevenir erros. A pesquisa utilizou métodos como levantamentos de dados, análises de correlação e diagnósticos de personalidade para identificar os fatores motivacionais e sua relação com os níveis de ansiedade. Os resultados mostram que a motivação de realização se intensifica nos últimos anos de estudo, especialmente entre o terceiro e o quarto ano, devido ao maior envolvimento em disciplinas especializadas e trajetórias profissionais mais definidas. Além disso, estudantes com altos níveis de motivação frequentemente experimentam ansiedade elevada, sugerindo uma relação complexa entre motivação e bem-estar psicológico.</p>2024-12-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19881Trajetória profissional dos egressos dos Programas de Mestrado em Educação da Universidade Miguel de Cervantes2024-12-06T16:52:08-03:00Oscar Rojasosrojas@utalca.clAmely Vivasamelydvivase@gmail.comElizabeth Barreraelizabeth.barrera@umce.cl<p>El presente estudio analiza las trayectorias laborales de graduados de los programas de magíster de la Universidad Miguel de Cervantes de Chile. <strong>Un estudio descriptivo</strong>, siguiendo la metodología de Yin (2023), permite realizar una investigación empírica profunda sobre un fenómeno actual: las trayectorias laborales de los egresados de la Universidad Miguel de Cervantes. Este enfoque además incorpora el contexto real de sus experiencias, se basó en un estudio descriptivo correlacional<strong>.</strong> La muestra se compuso por 345 profesionales egresados en ambos programas de Magíster Profesional de Educación de la Universidad Miguel de Cervantes de las cohortes enero, marzo y junio 2021. Se aplicó un cuestionario a la totalidad de los egresados (censo) a los 345 egresados mediante correo electrónico. Para analizar los datos recopilados, se utilizaron los programas Excel y SPSS versión 19. Los resultados se presentan mediante frecuencias relativas porcentuales, permitiendo comparar el comportamiento de las diferentes variables que conforman la trayectoria laboral.</p>2024-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19879Uso de ferramentas de inovação nas salas de aula virtuais da Universidade Miguel de Cervantes2024-12-06T16:34:55-03:00Katihuska Mota Suarezmotakt@gmail.comLucas Campbelllucascampbellcruz98@gmail.comVladimir Gallardovla.gallardo@gmail.com<p>O presente estudo analisa a percepção dos alunos sobre a eficácia das ferramentas de inovação tecnológica no processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula virtuais da Universidade Miguel de Cervantes. Um desenho de pesquisa quantitativa com abordagem descritiva foi utilizado para avaliar como ferramentas como plataformas de gestão de aprendizagem (LMS), videoconferência e aplicativos colaborativos influenciam a experiência educacional. Foram inquiridos 74 alunos do programa de Mestrado em Educação e os resultados mostram que a maioria dos alunos utiliza frequentemente plataformas como Moodle e Google Classroom, bem como ferramentas de videoconferência como o Zoom. A percepção geral é positiva, com 75% dos alunos considerando estas ferramentas eficazes para melhorar a aprendizagem e a interação. O estudo também identificou que, embora a percepção e a utilização das ferramentas não variem significativamente entre os diferentes níveis académicos, a formação adicional e um melhor alinhamento das ferramentas com os objectivos do curso poderiam aumentar ainda mais a sua eficácia.</p>2024-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19807O professor como agente decodificador da linguagem filosófica2024-11-08T15:55:23-03:00Eduardo Rueda Netoeduardo.rueda.neto@gmail.comJurany Leite Ruedajurany.rueda@gmail.com<p>Um dos grandes desafios no ensino de Filosofia reside na linguagem hermética frequentemente utilizada por professores e livros, o que pode criar barreiras entre os alunos e o conhecimento filosófico. Isso implica que, para uma prática pedagógica eficaz, o professor de Filosofia precisa adaptar sua linguagem ao público a que se reporta, dedicando-se a tornar conceitos complexos mais compreensíveis. O presente artigo propõe que o docente atue de forma intencional e estratégica como mediador do conhecimento e agente decodificador da linguagem filosófica, traduzindo-a de forma didática e aproximando-a do cotidiano dos estudantes. Para que se alcance esse objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica e desenvolvida uma proposta de intervenção pedagógica com passos práticos para aplicação em sala de aula e na preparação dos professores. Tal proposta visa tornar a Filosofia acessível e prática, conectando a teoria à realidade dos alunos, a fim de que, por sua vez, se tornem agentes de transformação social.</p>2024-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19146O financiamento e o monitoramento da principal política pública de saúde e educação do Brasil2024-10-08T17:33:28-03:00Edson Manoel dos Santosbioedsonm@uol.com.brRosemary Roggerorosemaryr@uni9.pro.br<p>Este trabalho visa analisar a autonomia dos membros dos Grupos de Trabalho Intersetorial (GTI) quanto ao financiamento e monitoramento das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que é a principal política de saúde escolar brasileira promovida pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Esta pesquisa contou com a participação de representantes de secretarias estaduais e municipais (de capitais estaduais), de educação e de saúde que compõem os GTI através de um questionário eletrônico. Representando 23 estados, o Distrito Federal e 22 capitais estaduais, as 90 respostas recebidas indicam que os membros dos GTI não possuem autonomia na gestão financeira do PSE, mas estão envolvidos em seu monitoramento. Conclui-se, assim, a necessidade de revisão dos protocolos do PSE para que o GTI possa acompanhar a utilização dos recursos financeiros, bem como a necessidade de novas investigações sobre a atuação dos GTI.</p>2024-12-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19906Respingo letal2024-12-17T17:21:27-03:00Bruna Rodrigues Correabruh_rcorrea@usp.brCarolina Diorio Nastarocarolinanastaro@usp.brMatheus Gallardo Souza Inouegallardoinoue@usp.brRaphaela Machado Campos Lopesmachadoclopes.rapha@usp.brRita de Cássia Café Ferreiraritacafe@usp.br<p>Metodologias ativas de ensino geram engajamento dos alunos e promovem aprendizado duradouro. Nesse cenário, os jogos surgem como opção para propiciar o interesse e a compreensão de conceitos complexos, transmitindo informações de forma lúdica. Assim, apresentamos o jogo de tabuleiro “Respingo Letal”, desenvolvido por graduandos de Ciências Biomédicas do ICB/USP. Centrado no gênero Mycobacterium, ele permite aos participantes explorar e compreender a espécie Mycobacterium tuberculosis e conceitos gerais de Microbiologia. Ele foi aplicado em alunos do ensino fundamental e médio (n=216) em escolas públicas do estado de São Paulo e a eficácia foi avaliada por meio de questionários baseados na Escala de Likert e nuvens de palavras. Nota-se o interesse dos alunos pela dinâmica do jogo e declaração de ganho no aprendizado, ambos com mais de 75% de respostas favoráveis, colocando o “Respingo Letal” como uma ferramenta eficaz para o aprendizado em Microbiologia para o ensino básico.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19908Coexistência e inclusão de estudantes estrangeiros em escolas públicas em Arica-Chile2024-12-18T11:00:42-03:00Oscar Rojas oscar.rojas@umcervantesecontinua.cleMarlenis Martínez-Fuentesmarlenism3@gmail.comGenaro Moyano Arcosgenaro31@gmail.coJennifer Zurina Quiñonez FuentesJennifer.quinonez@profe.umc.cl<p>O objetivo deste artigo é determinar a relação entre a convivência e a inclusão de estudantes estrangeiros em escolas públicas da região de Arica, Chile. Utilizou-se um delineamento quantitativo do tipo não experimental e transversal, uma vez que duas variáveis foram trabalhadas em um período específico. A amostra foi composta por 85 diretores pertencentes a 20 escolas públicas da região de Arica-Chile, utilizando um questionário do tipo Likert com vários itens de resposta. Os achados obtidos evidenciaram um sólido compromisso institucional com a inclusão e a convivência escolar. Um progresso significativo é evidente graças à promoção de um clima positivo, à participação ativa de famílias e estudantes na tomada de decisões e à resolução pacífica de conflitos. A implementação de regulamentos, protocolos de acolhimento e abordagens participativas garante processos transparentes, acessíveis e alinhados com as regulamentações nacionais, promovendo a equidade e o respeito à diversidade cultural.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19909Critérios de elegibilidade para tecnologias educacionais e recursos digitais em instituições universitárias para melhorar a produtividade docente2024-12-19T10:38:52-03:00Macringer Omaña Monteromomana@udla.veEnif Cothua Guanareenif@usb.veDaphne Pérez Jiménezdaphne@usb.ve<p>Este artigo corresponde à incorporação de tecnologias educacionais e recursos digitais como estratégia pedagógica inovadora de aprendizagem ativa em modelos educacionais baseados em competências, renovando a prática docente nas instituições universitárias. Trata-se de uma pesquisa documental que compara propostas de diversos autores reconhecidos na área, para selecionar os critérios de elegibilidade de tecnologias educacionais e recursos digitais que sejam adequados aos processos educacionais das instituições universitárias envolvidas, diante da iminente necessidade de transformação em decorrência da emergência causada pela pandemia em todo o mundo. Com o retorno às salas de aula presenciais e em alguns casos a adaptação do modelo educacional para a modalidade híbrida, novos cenários são propostos, modificando métodos e estratégias que estruturam o processo de ensino-aprendizagem. Entendendo que os professores desempenham um papel como facilitadores da aprendizagem e os alunos devem assumir um papel mais ativo, García (2016). Mas a avaliação e a escolha das ferramentas e materiais digitais a serem usados em sala de aula também devem ser modificadas. Perante esta realidade, manifesta-se a elegibilidade (funcional, pedagógica e tecnológica), permitindo uma fase de investigação, selecionando ferramentas e recursos educativos digitais, para os professores.</p>2024-12-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19911Relação entre religião e escola pública2024-12-20T09:40:16-03:00Isabela Machke Pereira doll_isa@hotmail.comJosé Luis Derisso joseluisderisso@yahoo.com.br<p>O artigo objetiva analisar a presença da religião nas escolas públicas e a percepção de professores e gestores escolares sobre este fenômeno. Apresenta historicamente a definição de laicidade e os pressupostos que definem o Estado brasileiro como laico. Expõe resultados de uma pesquisa de campo que se reporta à laicidade do Estado no contexto escolar e cujos dados foram coletados com professores e gestores das duas escolas estaduais do município paranaense de Corbélia, por meio de entrevistas com gestores e questionário respondido por professores. O intuito da pesquisa foi o de aferir o entendimento que os envolvidos têm acerca da laicidade. A partir de um referencial teórico que concebe a laicidade como a materialização de princípios democráticos, analisa-se e conclui-se que os procedimentos adotados nas escolas pesquisadas contrariam os pressupostos de um Estado efetivamente laico, mesmo que os envolvidos não o percebam.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19059Explorando os fatores que afetam a educação política no Irã2024-03-18T14:36:27-03:00Shohreh Piranish.pirani@shahed.ac.irMahdi Naderim.naderi@shahed.ac.ir<p>A transmissão de valores e normas políticas através da educação é crucial para os sistemas políticos globais. Aumenta o envolvimento dos cidadãos na política e na sociedade. Este artigo explora fatores influentes na educação política dos cidadãos iranianos em uma sociedade comunitária islâmica. Centrando-se nos valores e objetivos da educação política islâmica, elabora princípios que afetam a educação dos cidadãos iranianos. Examina a estrutura conceitual, a natureza, os objetivos, as aplicações e as dimensões, ao mesmo tempo que examina o papel dos componentes na educação de cidadãos comprometidos. Este artigo emprega método qualitativo de análise documental. As conclusões destacam o papel crucial da cultura política iraniana no desenvolvimento da educação política. A cultura política dos iranianos caracteriza-se por uma combinação de culturas políticas participativas e submissas. Essa cultura política exerce uma influência significativa sobre a educação política no Irã, sendo moldada por fatores como a família, os meios de comunicação, as instituições educacionais, o governo, os rituais políticos e religiosos, e a religião. Esses fatores desempenham um papel crítico na formação das perspectivas, valores e identidades políticas dos indivíduos.</p>2024-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19390Tecnologia biométrica de reconhecimento pessoal2024-06-19T10:24:23-03:00Alla Kapitonkits_seminar@ukr.netNataliia Kononetsnatalkapoltava7476@gmail.comVolodymyr Mokliakvovchik01071981@gmail.comValentyna Onipkovalentyna.onipko@pdau.edu.uaSerhiy Dudkodudko@pano.pl.uaVadym Pylypenkopylypenko@pano.pl.uaAnna Sokilsokol7227@ukr.net<p>Atualmente, o processamento de imagens é amplamente utilizado em sistemas de segurança para reconhecer pessoas. Para este estudo, foram selecionados algoritmos de aprendizado de máquina, considerando a disponibilidade limitada de dados. O trabalho analisou a área de reconhecimento facial, a relevância deste sistema nos dias de hoje, o reconhecimento biométrico do sistema «Face ID», diversos métodos para o reconhecimento facial e investigou em quais áreas de atividade o sistema de reconhecimento facial é utilizado e para qual finalidade. Como parte do estudo, diversos algoritmos de reconhecimento facial foram analisados. Foi comprovado que todo o sistema de reconhecimento facial pode ser modelado utilizando o método de extração de contornos Violy-Jones e testado com um resultado bem-sucedido de reconhecimento de aproximadamente 75%. As capacidades funcionais da biblioteca de visão computacional OpenCV e outras bibliotecas foram consideradas.</p>2024-06-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18942Políticas públicas e atividades extracurriculares2024-02-21T01:21:35-03:00Neyfsom Carlos Fernandes Matiasneyfsom@ufsj.edu.br<p>Os contextos que as crianças frequentam, além da família e da escola, têm papel importante na escolarização e é pertinente a realização de pesquisas sobre essas implicações. Este estudo investigou as diferenças no desempenho escolar entre participantes e não participantes de atividades extracurriculares estruturadas, desenvolvidas por uma escola e por uma Organização Não Governamental. Setenta e oito estudantes de uma escola pública, sendo 53 do sexo feminino, com idade média de 10,57 anos (DP=0,57), participaram da pesquisa. Os alunos que ficavam em casa demonstraram desempenho escolar superior em relação aos participantes das atividades oferecidas por um programa municipal. Isso indica que as políticas públicas de governos têm se constituído mais como contextos de proteção social, do que de aprendizagem. Conclui-se que, programas públicos para as crianças devem ser desenvolvidos por meio de políticas de Estado com o intuito de colaborar de fato no processo de escolarização.</p>2024-08-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19731A universidade em tensão2024-10-07T18:02:06-03:00Andrea Catalina Martinez-Lozadaamartinez368@unab.edu.coGermán A. Cortesgcortes138@unab.edu.coJulio E. Benavides-Camposjbenavides@unab.edu.co<p>Discute-se o papel da universidade como entidade produtora de conhecimento e reflete-se sobre sua responsabilidade social no contexto dos desafios econômicos, políticos e sociais a nível global e local. A universidade tem estado desvinculada dos problemas cotidianos e locais, desenvolvendo projetos de pesquisa com uma abordagem instrumental e soluções impostas sem considerar contextos e saberes locais. Essa abordagem limita a eficácia e a sustentabilidade das intervenções, gerando desconfiança e falta de compromisso nas comunidades. Assim, propõe-se a necessidade de repensar o papel da universidade e sua articulação com a pesquisa, o ensino e a extensão, alinhada às demandas constantes da sociedade. Apresenta-se um estudo de caso de um projeto na Colômbia que adota uma abordagem participativa e promove a apropriação social de conhecimentos científicos para a co-construção de soluções de desenvolvimento territorial, desafiando a tradição instrumental dos projetos universitários.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19707Alienação universitária entre estudantes de ciências do esporte na educação a distância após o terremoto2024-10-08T17:40:44-03:00Taner Yılmaztaner.yilmaz@usak.edu.trHalil Tanırhalil.tanir@usak.edu.tr<p>Este estudo tem como objetivo investigar os comportamentos de alienação escolar e os fatores que os influenciam entre estudantes da Faculdade de Ciências do Esporte, no contexto do ensino remoto implementado após os terremotos de 6 de fevereiro de 2023. Participaram da pesquisa 556 estudantes voluntários (174 mulheres e 382 homens) matriculados na Universidade de Usak. Para avaliar as percepções dos estudantes sobre alienação em relação à universidade, foi utilizada a Escala de Alienação Estudantil. As análises comparativas entre grupos independentes revelaram diferenças estatisticamente significativas nas percepções de alienação com base em variáveis como gênero, programa de graduação, nível acadêmico e renda familiar (p < 0,05). Os resultados mostram que algumas variáveis têm impacto nos comportamentos de alienação escolar, enquanto outras não apresentam influência significativa. Além disso, observou-se um aumento nos comportamentos de alienação escolar durante o período de ensino remoto adotado após os terremotos.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19901Desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes de engenharia2024-12-16T16:38:13-03:00Ekaterina Akvazbaek.akvazba@mymail.academyVera Bogdanovavbogdanova@mymail.academy<p>O artigo aborda o potencial da tecnologia para fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico como condição essencial para os estudantes adquirirem competências profissionais voltadas à inovação. Considerando o cenário atual da educação, enfatiza-se a necessidade de que o professor considere as influências das tendências contemporâneas de transformação digital no processo educacional. O objetivo do estudo é avaliar a eficácia de diferentes métodos pedagógicos e analisar seu impacto nas habilidades de pensamento crítico dos alunos ao longo do processo de aprendizagem. A pesquisa adota uma abordagem mista, utilizando métodos teóricos e empíricos, e foi realizada com 160 discentes da Universidade Industrial de Tiumen. Os resultados indicam que o trabalho em grupo (78%) e a pesquisa temática são os métodos mais eficazes e preferidos para o desenvolvimento dessas habilidades. As conclusões apresentadas no estudo podem ser aproveitadas por educadores que atuam no ensino de disciplinas das áreas de humanidades e técnicas em instituições educacionais.</p>2024-12-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacionalhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19905Influência da digitalização na formação profissional dos professores do ensino primário com base nas características nacionais e nas tradições etnopedagógicas do Cazaquistão2024-12-17T14:59:32-03:00Serikkhan Zhuzeyevserikkhan.zhuzeyev@mymail.academyManat Zhailauovaserikkhan.zhuzeyev@mymail.academyAizhan Makashevaaizhan.makasheva@mymail.academyKulache Kydyrbaevakulache.kydyrbaeva@mymail.academyGulnara Omarovagulnara.omarova@mymail.academyBota Suleimenovabota.suleimenova@mymail.academy<p>As tecnologias digitais desempenham um papel fundamental na melhoria do processo educativo, promovendo maior acessibilidade, eficácia e preparando os futuros professores para viver em uma sociedade orientada pela informação. Este estudo investiga as possibilidades de formação de professores do ensino fundamental com base nas características e tradições etnopedagógicas do Cazaquistão, utilizando tecnologias digitais. O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa experimental sobre a introdução de uma metodologia para a formação de professores do ensino fundamental, que visa aprimorar suas competências etnopedagógicas por meio do uso de tecnologias digitais. A pesquisa conclui que a incorporação das tecnologias digitais na formação de professores do ensino fundamental, baseada nas particularidades etnopedagógicas e nas tradições do Cazaquistão, requer o domínio tanto dos aspectos teóricos quanto práticos no uso das tecnologias digitais contemporâneas, além da promoção de competências fundamentais, incluindo as etnopedagógicas.</p>2024-12-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional