Revista on line de Política e Gestão Educacional https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge <p>A criação de uma Revista <em>on line</em> de <strong>Política e Gestão Educacional</strong> surge do interesse de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e é, atualmente, também vinculada ao Departamento de Educação. Em seu primeiro momento, a revista tinha o intuito, pelas peculiaridades do contexto, de ter uma periodicidade anual (isso ocorreu entre 2001 e 2003). A partir de 2007, a revista ganhou novo impulso com a organização do Grupo de Estudos Organizações Educacionais: processos de planejamento e gestão (GEOPLAGE), que assumiu, naquele momento, a responsabilidade por sua publicação. A preocupação fundamental dos responsáveis foi superar os problemas técnicos e, ainda dentro do antigo formato, reiniciar a publicação da revista, através de divulgação e solicitação de colaboradores.</p> <p>Novas mudanças vieram ocorrer em 2009. A partir daquele ano, a preocupação dos editores, foi de dotar a revista de uma periodicidade regular (semestral) e estabelecer as normas editoriais quanto ao recebimento e à submissão de artigos simultaneamente à formação de um conselho editorial nacional e internacional. A revisão editorial da revista propõe como objetivos e missão disseminação plural de temas que debatem com consistência a política e a gestão educacional e escolar em todo espectro possível para o assunto. Além disso, deverá servir à divulgação de trabalhos científicos, entrevistas, resenhas e demais textos que possibilitem a reflexão e o debate relacionados, prioritariamente, à essas temáticas, nacionais e internacionais. Para tanto, trabalharemos com artigos de pesquisadores, docentes, alunos de pós-graduação, produção coletiva de grupos de estudos e pesquisas, além de relatos de experiência nos diversos âmbitos dos sistemas educacionais e das unidades escolares (federal, estadual e municipal) e nos vários níveis de ensino, desse modo o(s) autor(es) devem seguir as <a href="https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/about/submissions#authorGuidelines">Diretrizes para autores RPGE</a> . <strong>Os manuscritos que não estiverem na formatação (o texto deve estar no template/modelo da RPGE, seguir as normas ABNT, e dentro das normas e padrões da Revista) conforme as diretrizes para autores serão rejeitados.</strong></p> <p> --------------------------</p> pt-BR Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica. sebastiao.lemes@unesp.br (Sebastião de Souza Lemes) atendimento@editoraiberoamericana.com (Editora Ibero-Americana de Educação) Tue, 20 Feb 2024 10:41:56 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Ensino superior privado no Brasil https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19051 <p>Esse trabalho visa analisar o contexto do ensino superior privado no Brasil, traçando paralelos sob as perspectivas do antropólogo Roberto DaMatta (1997), o sociólogo francês Pierre Bourdieu (1975) e o sociólogo polonês Zygmunt Bauman (2013). O objetivo é evidenciar algumas características da cultura brasileira de modo a compreender disputas de poder e desigualdades no modelo reprodutor do ensino em tempos líquidos. A partir da leitura e análise desses autores, embora se encontrem em contextos e épocas diferentes, será possível apontar que a educação superior privada acaba por reproduzir desigualdades ao invés de promover justiça social e transformações efetivas. Razão pela qual nos parece inevitável e urgente a criação de alternativas interdisciplinares e diálogos provindos de análises socioculturais que somem aos debates da área da educação.</p> <p>&nbsp;</p> Elenice Bueno, João Nicodemos Martins Manfio, Rodrigo Martins Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19051 Mon, 01 Jan 2024 00:00:00 -0300 “Com-versas de bar” sobre turismo e educação https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18337 <p>O texto traz o relato de experiência e reflexões, do projeto “Com-versas de Bar”, atividade extensionista vinculado ao Laboratório de Turismo e eventos da UNIRIO. O projeto buscou propor espaços horizontais de ‘com-versas’ sobre Turismo e Educação. Em termos teóricos, o alinhamento é ecossistêmico complexo, associado à Educação e ao Turismo, bem como à Esquizoanálise e à Biologia Amorosa, do Conhecimento e Cultural para a abordagem da subjetividade. O texto tem orientação na estratégia metodológica complexa e processual de Baptista, denominada “Cartografia dos Saberes”, em associação com as provocações de Rubem Alves, em texto clássico sobre a Educação. O projeto teve reverberações no grupo de sujeitos envolvidos, com significados de experiência de ensino-aprendizagem transversal, pautado pela horizontalidade de relações em trama de afetos e vivências. Entende-se que a Educação tem forte laço com o Turismo, por seus traços característicos relativos à viagem e à busca do encontro.</p> Renan de Lima da Silva, Maria Luiza Cardinale Baptista Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18337 Mon, 15 Jan 2024 00:00:00 -0300 PAR https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18018 <p>O texto mapeou a produção científica sobre o PAR e seus resultados, entre 2008 a 2021. O PAR é um instrumento de gestão criado em 2007 para dar conta da implementação do PDE. A amostra foi de 56 publicações. Como método, utilizou-se a análise documental estratificada, que revelassem os propósitos previstos pelo instrumento de gestão do MEC. Constatou-se uma média de quatro artigos por ano, sendo o maior número no estrato A1. Encontraram-se críticas e pontos positivos ao PAR. A crítica predominante tende a desconsiderar as especificidades locais. Duas constatações foram mais frequentes: i) sobre o desafio na efetivação da gestão democrática; ii) que os municípios tendem a assumir a gestão com características dos modelos gerencial, democrático-participativo ou uma síntese de ambos, a depender dos interesses e da cultura organizacional do contexto. Como aspecto positivo, verifica-se que as transferências intergovernamentais auxiliam no equilíbrio dos gastos ao nível local.</p> Magna Lenise Flores da Mota Ayres , Regina Gomes dos Santos, Remi Castioni Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18018 Mon, 22 Jan 2024 00:00:00 -0300 Implicações da regulação do acesso à educação superior no Espírito Santo https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18556 <p>Este artigo visa discutir os efeitos e desdobramentos concretos das políticas educacionais nacionais de acesso à educação superior implementadas nas redes públicas do Espírito Santo entre 1997 e 2017. Orientado pelo marxismo histórico-dialético, produziu-se uma análise documental a partir de indicadores educacionais e demográficos. Evidenciou-se que a materialização das regulamentações nacionais na rede pública que oferta a educação superior no estado do Espírito Santo, entre 1997 e 2017, expressa as diferentes formas de regulação estatal, demonstrando inicialmente estreitamento e, no período mais recente, especialmente a partir de 2012, o alargamento do acesso de camadas mais pobres da população (especialmente pretos, pardos e indígenas) ao nível mais elevado de ensino.</p> Zilka Sulamita Teixeira Maia , Wagner dos Santos Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18556 Sun, 11 Feb 2024 00:00:00 -0300 Escala de Capital Cultural https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18185 <p>Este estudo visa validar a Escala de Capital Cultural nas Interações Familiares por meio de evidências de validade, centrando-se na estrutura interna do instrumento desenvolvido pelos autores. O capital cultural, conforme delineado pela teoria bourdiesiana, é considerado um conjunto de ativos culturais e sociais adquiridos no ambiente doméstico, e sua relação direta com o desempenho escolar dos alunos é destacada. Nessa análise, foi utilizado uma amostra de 11.795 alunos do 5° ano que responderam a um questionário. A coleta dos dados foi feita de forma eletrônica. A Análise Paralela indicou dois fatores: Capital Cultural Estático e Capital Cultural Relacional, com lambda 2 de Guttmam assumindo os valores de 0,702 e 0,845, respectivamente. Calcularam-se os índices UniCO = 0,787, ECV = 0,669 e MIREAL = 0,318. Foi realizado uma Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória Parcial. Os índices de ajustes CFI = 0,946 e TLI = 0,935, e o índice de resíduo RMSEA = 0,053, as análises de consistência interna, de determinância e replicabilidade dos escores fatoriais nos indicaram evidências de validade para a utilização da Escala de Capital Cultural nas Interações Familiares.</p> Alexandre Chaves Nunes, Josemberg Moura de Andrade Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18185 Mon, 26 Feb 2024 00:00:00 -0300 Impacto dos debates na sala de aula https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19111 <p>O presente artigo tem como objetivo investigar a eficácia dos debates estruturados em sala de aula como um meio de aprimorar a reflexão crítica e as habilidades textuais de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em seis escolas privadas no Sul de Santa Catarina, Brasil, com natureza qualitativa e exploratória. A revisão bibliográfica abrangeu autores no campo da linguística e da educação sobre a retextualização no processo educativo. Os métodos de coleta de dados envolveram a realização de oficinas teórico-práticas, grupos focais e aplicação de questionário a docentes. Os resultados indicaram que debates em sala de aula são uma ferramenta eficaz para a melhoria das habilidades de produção textual. Evidenciou-se, também, a necessidade de formação docente contínua como meio de elevar a qualidade da escrita, incluindo metodologia ativa para enriquecer o processo de aprendizagem e favorecer a compreensão de múltiplas perspectivas na produção textual.</p> Raymi de Fátima Link, Silvia Cristina de Oliveira Quadros, Betânia Jacob Stange Lopes Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19111 Thu, 07 Mar 2024 00:00:00 -0300 Redes e dinâmicas sociais https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19155 <p>Este artigo analisa a transição de Moçambique para uma economia de mercado e a adoção de políticas neoliberais sob influência das instituições de Bretton Woods nas últimas duas décadas. Explora os desafios enfrentados, como conflitos, desastres naturais e crises financeiras, e as reformas econômicas e sociais implementadas para combater a pobreza e promover a estabilidade sociopolítica. Destaca a importância da diplomacia e da política externa na reconstrução e desenvolvimento do país, abordando as relações históricas e contemporâneas com a comunidade internacional, incluindo parcerias estratégicas com China, Brasil e Índia. Utilizando uma abordagem qualitativa baseada em revisão bibliográfica, o estudo analisa retrospectivas, realizações, desafios e perspectivas da diplomacia moçambicana. Os resultados sugerem que a diplomacia multilateral tem sido essencial para resolução de conflitos, atração de investimentos e promoção do desenvolvimento socioeconômico. As parcerias com China, Brasil e Índia impulsionaram o crescimento do país, embora este processo apresente vantagens e desvantagens.</p> Rogério Nhagúo, Eduardo Duque Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19155 Fri, 22 Mar 2024 00:00:00 -0300 Da gestão multidimensional à gestão decolonial da educação https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18971 <p>A pesquisa reflete sobre a gestão educacional decolonial, centrada na discussão sobre interculturalidade na perspectiva do modelo de gestão educacional multidimensional. Empreendeu-se uma análise temática reflexiva do podcast ‘Essa Geração’, temporada 6 ‘Beabá da decolonialidade’, episódio Educação decolonial. Com suporte no <em>software</em> Atlas Ti, v. 23, duas redes semânticas foram definidas, ‘Desigualdade racial’, 16 (dezesseis) códigos e ‘Educação inclusiva’, 18 (dezoito) códigos. A reflexão temática das redes centraliza o debate na dimensão racial, e a discussão amplia a compreensão sobre a dimensão intercultural, no sentido de validar o loci de enunciação em consideração ao ser plural, e às tramas de sua existência, uma gestão educacional referenciada pelo campo decolonial.</p> Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Telma Maria dos Santos Nascimento, Edileusa Maria Lobato Pereira Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18971 Wed, 03 Apr 2024 00:00:00 -0300 Motivação de discentes do Ensino Superior https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19177 <p>A motivação para compreender o perfil dos discentes do Ensino Superior em relação ao processo de ensino e aprendizagem surgiu devido à situação emergencial provocada pela pandemia da COVID-19. Essa situação demandou a adaptação do sistema educacional, visando evitar prejuízos à formação acadêmica dos alunos. O objetivo foi analisar o perfil discente, de 2019 a 2022, considerando as perspectivas observadas na avaliação de disciplina realizada pelos alunos, por meio de um software criado pela instituição, que contemplou sua frequência e acompanhamento das aulas, conhecimentos e experiências anteriores, estudos fora do horário de aula e a importância da disciplina para o curso escolhido. Pelos resultados obtidos, verificou-se um aumento de avaliações positivas em relação aos conhecimentos prévios dos estudantes no período de aulas remotas, e uma queda em 2022. Em geral, os alunos apresentam frequência positiva às aulas, bem como compreendem a importância das disciplinas para sua formação.</p> Fabiana Lumi Kikuchi Hamada, Rosebelly Nunes Marques Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19177 Thu, 04 Apr 2024 00:00:00 -0300