Educação em tempo integral em uma escola de educação infantil de Santa Maria-RS: diálogos possíveis

Autores/as

  • Natália Desconsi de Andrade
  • Andressa Wiebusch
  • Taciana Camera Segat

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9760

Palabras clave:

Educação em tempo integral. Educação infantil. Gestão escolar. Políticas públicas.

Resumen

Esta pesquisa trata sobre a Educação em Tempo Integral na Educação Infantil de uma Escola Municipal da cidade de Santa Maria - RS. Tem como objetivo compreender a proposta educativa realizada com as crianças que permanecem em Tempo Integral na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, a qual objetivou compreender da organização do trabalho docente e da equipe gestora, em especial da direção, tendo em vista o Turno Integral. Por fim, apontamos que com o aumento do número de instituições para atender as crianças de zero a cinco anos, poderíamos implementar melhor qualidade no atendimento às necessidades da população do município. Essa é uma luta longa e muito árdua da sociedade em prol da garantia do direito ao acesso das crianças na escola em Turno Integral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARAÚJO, V. C. de; COELHO, G. R.; SIQUEIRA, L. de A. R. Educação em tempo integral na educação infantil: um estudo das concepções e praticas no estado do Espírito Santo/Brasil. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT1/GT1_Comunicacao/VaniaCarvalhodeAraujo_GT1_integral.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1998, Inciso XXV do art. 7º. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm> Acesso em: 18 out. 2015.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Educação integral: texto referência para o debate nacional. Série Mais Educação. Brasília: Mec, Secad, 2009.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Parecer CNB/CEB nº 22/98. Ministério da Educação e do Desporto Conselho Nacional de Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/parecer_ceb_22.98.pdf> Acesso em: 14 Out. 2015.

BRASIL. Planejando a próxima década: Conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE), 2014.

COELHO, L. M. C. da C. Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e educação integral. UNIRIO. GT 13: 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: Subsídios para uma leitura crítica. In: Educação & Sociedade, ano XVIII, n. 60, dezembro/97.

LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008b. Série Cadernos de Gestão.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Mestrando do curso de pós-graduação em administração de empresas. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/Cad-pesq/arquivos/C03-art06.pdf>. Acesso em: 01 set. 2015.

NUNES, Angela; CARVALHO, Maria Rosário de. Questões metodológicas e epistemológicas suscitadas pela antropologia da infância. (Artigo-ANPOCS/2007)

OSTETTO, L. E. Planejamento na Educação Infantil: mais que a atividade, a criança em foco. In: Encontros e encantamentos na educação infantil. Campinas, Papirus, 2000.

UNICEF. Tendências para a educação integral. “Iniciativa: Fundação Itaú Social, Fundo das Nações Unidas para a Infância” (UNICEF). São Paulo: Fundação Itaú Social – CENPEC, 2011.

Publicado

25/12/2016

Cómo citar

ANDRADE, N. D. de; WIEBUSCH, A.; SEGAT, T. C. Educação em tempo integral em uma escola de educação infantil de Santa Maria-RS: diálogos possíveis. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 579–599, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n3.9760. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9760. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.