Educação em tempo integral em uma escola de educação infantil de Santa Maria-RS: diálogos possíveis

Autores

  • Natália Desconsi de Andrade
  • Andressa Wiebusch
  • Taciana Camera Segat

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9760

Palavras-chave:

Educação em tempo integral. Educação infantil. Gestão escolar. Políticas públicas.

Resumo

Esta pesquisa trata sobre a Educação em Tempo Integral na Educação Infantil de uma Escola Municipal da cidade de Santa Maria - RS. Tem como objetivo compreender a proposta educativa realizada com as crianças que permanecem em Tempo Integral na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, a qual objetivou compreender da organização do trabalho docente e da equipe gestora, em especial da direção, tendo em vista o Turno Integral. Por fim, apontamos que com o aumento do número de instituições para atender as crianças de zero a cinco anos, poderíamos implementar melhor qualidade no atendimento às necessidades da população do município. Essa é uma luta longa e muito árdua da sociedade em prol da garantia do direito ao acesso das crianças na escola em Turno Integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, V. C. de; COELHO, G. R.; SIQUEIRA, L. de A. R. Educação em tempo integral na educação infantil: um estudo das concepções e praticas no estado do Espírito Santo/Brasil. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT1/GT1_Comunicacao/VaniaCarvalhodeAraujo_GT1_integral.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1998, Inciso XXV do art. 7º. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm> Acesso em: 18 out. 2015.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Educação integral: texto referência para o debate nacional. Série Mais Educação. Brasília: Mec, Secad, 2009.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Parecer CNB/CEB nº 22/98. Ministério da Educação e do Desporto Conselho Nacional de Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/parecer_ceb_22.98.pdf> Acesso em: 14 Out. 2015.

BRASIL. Planejando a próxima década: Conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE), 2014.

COELHO, L. M. C. da C. Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e educação integral. UNIRIO. GT 13: 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: Subsídios para uma leitura crítica. In: Educação & Sociedade, ano XVIII, n. 60, dezembro/97.

LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008b. Série Cadernos de Gestão.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Mestrando do curso de pós-graduação em administração de empresas. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/Cad-pesq/arquivos/C03-art06.pdf>. Acesso em: 01 set. 2015.

NUNES, Angela; CARVALHO, Maria Rosário de. Questões metodológicas e epistemológicas suscitadas pela antropologia da infância. (Artigo-ANPOCS/2007)

OSTETTO, L. E. Planejamento na Educação Infantil: mais que a atividade, a criança em foco. In: Encontros e encantamentos na educação infantil. Campinas, Papirus, 2000.

UNICEF. Tendências para a educação integral. “Iniciativa: Fundação Itaú Social, Fundo das Nações Unidas para a Infância” (UNICEF). São Paulo: Fundação Itaú Social – CENPEC, 2011.

Downloads

Publicado

25/12/2016

Como Citar

ANDRADE, N. D. de; WIEBUSCH, A.; SEGAT, T. C. Educação em tempo integral em uma escola de educação infantil de Santa Maria-RS: diálogos possíveis. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 579–599, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n3.9760. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9760. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.