Gestão escolar e a política nacional de educação especial: as barreiras para a implementação de uma política pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10171

Palavras-chave:

Inclusão. Diretor de escola. Política pública.

Resumo

Esse antigo objetivou identificar, segundo os diretores de escola, as barreiras que mais interferem na implementação das políticas relativas à Inclusão. A pesquisa contou com a participação de 22 (vinte e dois) diretores que atuavam nas escolas de um município localizado na grande São Paulo. De acordo com os diretores entrevistados, a barreira que mais interfere na implementação das políticas inclusivas está relacionada à formação docente, da equipe gestora, dos funcionários da escola e da comunidade. Verificar a visão dos diretores de escola frente à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva permitiu uma reflexão sobre a visão desse agente social diante da política pública.

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Biografia do Autor

Daniel Marcelino Santos, Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Mestre em Polçiticas Públicas, Bacharel em Fisioterapia, Professor de Educação Básica e Especialista em Educação Especial

Ivone Panhoca, Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Fonoaudióloga, Doutora em Ciências, Professora do Curso de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

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Publicado

01/11/2017

Como Citar

SANTOS, D. M.; PANHOCA, I. Gestão escolar e a política nacional de educação especial: as barreiras para a implementação de uma política pública. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1296–1315, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10171. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10171. Acesso em: 19 abr. 2024.

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