Educação em e para os direitos humanos: a escola e o direito a afirmação da diferença

Autores

  • Tarcia Regina Silva Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10176

Palavras-chave:

Educação Infantil. Educação em direitos humanos. Diferença. Desigualdade.

Resumo

As práticas pedagógicas na Educação Infantil constituem-se no tema-problema deste artigo, cujo objetivo é analisar como a questão da diferença tem sido tratada nas escolas da Educação Infantil da microrregião de Garanhuns. Esta pesquisa se ancora na perspectiva da criança como sujeito singular. Baseia-se no pressuposto de que uma Educação pautada em/para os Direitos Humanos, que incorpora desde a Educação Infantil, o direito à diferença na perspectiva da interculturalidade, tem contribuído para que as crianças possam conviver e celebrar as diferenças. Para tal, recorremos aos pressupostos da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico para observar as práticas pedagógicas de oito escolas municipais de Educação Infantil em oito municípios da microrregião de Garanhuns-PE relacionados às questões da diversidade religiosa, de gênero, étnico-racial e da educação inclusiva. Os dados coletados evidenciam que ao negar o espaço de convívio com as diferenças as práticas têm reproduzido desigualdades no espaço escolar desde a Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Tarcia Regina Silva, Universidade de Pernambuco

Possuo graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente sou professora adjunta da Universidade de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisa "A Cultura da Infância nas Políticas e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil". Coordenadora da área de gestão de processos educacionais do PIBID/campus Garanhuns. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação das relações étnico-raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Direitos Humanos, educação infantil, diversidade/diferença.

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Publicado

01/11/2017

Como Citar

SILVA, T. R. Educação em e para os direitos humanos: a escola e o direito a afirmação da diferença. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1076–1097, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10176. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10176. Acesso em: 28 mar. 2024.