Entre a exigência de qualidade no trabalho pedagógico e a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e na universidade

Autores

  • Manoel Pinéo de Sousa Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do estado do Ceará.
  • Maria Socorro Lucena Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Regiane Rodrigues Araújo Universidade Federal do Ceará- UFC

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10371

Palavras-chave:

Trabalho Pedagógico. Inclusão. Deficiência.

Resumo

 O texto apresenta uma reflexão sobre os processos inclusivos na Educação 

O texto apresenta uma reflexão sobre os processos inclusivos na Educação Escolar e na Universidade. Uma questão orienta a pesquisa: como é feito a inclusão de alunos no Ensino Médio e na Universidade? Partindo da complexidade do contexto social, diante da proposta da educação de qualidade para todos, o texto tem como objetivos levantar o debate sobre as possibilidades e limites da educação de qualidade para todos, fazer uma revisão técnica que de subsídios para a discussão e refletir sobre o trabalho dos professores da Educação Básica e da Universidade diante dos alunos com deficiências nas salas de aula. Para tanto, tivemos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental e diálogo com os professores. Com a utilização de autores como: Carneiro (2013), Magalhães (2002), Minayo (2010), Pimenta (2014), Mantoan (2006), Dorziat (2011), entre outros, o texto aponta para a necessidade de efetivação das políticas de inclusão e principalmente das condições objetivas de trabalho e formação. É preciso incentivo na pesquisa e nos processos formativos para a efetivação das políticas de inclusão.

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Biografia do Autor

Manoel Pinéo de Sousa, Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do estado do Ceará.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE e professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do estado do Ceará.

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará

Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará; pesquisadora do Programa de Pós-  graduação em Educação- PPGE/UECE; Professora Visitante da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro - Brasileira- UNILAB.

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Publicado

01/11/2017

Como Citar

SOUSA, M. P. de; LUCENA LIMA, M. S.; ARAÚJO, R. R. Entre a exigência de qualidade no trabalho pedagógico e a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e na universidade. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 946–963, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10371. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10371. Acesso em: 16 abr. 2024.

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