Inter-relação entre professores da sala de atendimento educacional especializado e do ensino regular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10444

Palavras-chave:

Sala de recursos multifuncionais. Sala comum. Professores.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo principal: mapear e analisar o nível e a forma de articulação entre os professores e as atividades desenvolvidas em Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e salas comuns, em uma proposta inclusiva. Com o intuito de contribuir para o processo da educação inclusiva no ambiente escolar, estabeleceu-se aqui a abordagem quanti-qualitativa do tipo transversal. Utilizou-se um questionário para os professores de sala comum e professores de SRM. Participaram deste estudo dezesseis professores de sala comum que tinham alunos com deficiência e nove de SRM da rede pública de ensino de dois municípios da Região Metropolitana de Campinas. Para a análise de conteúdo dos questionários, tomou-se como referência a obra de Bardin, que aponta três fases fundamentais no processo: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Por meio deste estudo, foi possível concluir que: (a) os professores estão cientes da importância da SRM e das atribuições dos professores que atuam nesse espaço - todavia, não parece estar claro o trabalho do professor da sala comum -, (b) há uma inter-relação entre professores de sala comum e SEM - todavia falta maior tempo destinado às trocas necessárias -, e (c) em alguns casos, há falta de entendimento do professor de sala comum sobre a sua função quanto ao aluno Público-Alvo da Educação Especial (PAEE).

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Biografia do Autor

Hellen Karolinni Rocha Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho

Educação

Kelly Vital, Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho

Educação

Betania Jacob Stange Lopes, Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho

Educação

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Publicado

01/11/2017

Como Citar

OLIVEIRA, V. de; SOUZA, H. K. R.; VITAL, K.; LOPES, B. J. S. Inter-relação entre professores da sala de atendimento educacional especializado e do ensino regular. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1048–1062, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10444. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10444. Acesso em: 16 abr. 2024.

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