Políticas de inclusão e formação de educadores indígenas Xetá no Paraná: aprendizagem e revitalização cultural

Autores

  • Rosangela Celia Faustino Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0002-8089-1450
  • Maria Christine Berdusco Menezes Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Maria Simone Jacomini Novak Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10744

Palavras-chave:

Formação de educadores, Indígenas Xetá, Revitalização Cultural.

Resumo

Apresentamos neste texto resultados de uma experiência interinstitucional e multidisciplinar em formação de educadores indígenas e revitalização sociocultural com o povo Xetá no Paraná, em parceria com gestores da CEEI/SEED – Secretaria de Estado da Educação do Paraná por meio de um projeto de reconhecimento e inclusão social, financiado pelo MINC/CAPES. A formação ocorreu no período de 2010 a 2012, contou com a identificação e sistematização de estudos e fontes existentes sobre os Xetá, registro de novas informações de campo, formação de Grupo de Trabalho, cursos, visitas técnicas, elaboração de vocabulário e materiais didáticos bilíngues. Em decorrência da participação no projeto, os Xetá, que se encontram em processo de reorganização sociocultural e luta pela demarcação do território, criaram uma instituição educativa específica e diferenciada, onde fazem a gestão dos estudos e desenvolvem ações de revitalização cultural e linguística. Os resultados apontam que a formação contribuiu com a maior autonomia e organização de pesquisas, que estão sendo feitas pelos próprios Xetá, sobre sua história, língua e cultura.

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Biografia do Autor

Rosangela Celia Faustino, Universidade Estadual de Maringá

Pós Doutora em Conhecimento e Inclusão Social em Educação (FAE/UFMG-MG). Doutora em Educação (PPGE/UFSC). Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. E-mail:  rcfaustino@uem.br

Maria Christine Berdusco Menezes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora Adjunta do Departamento de Pedagogia. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM).

Maria Simone Jacomini Novak, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Professora do Colegiado de Pedagogia. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM).

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Publicado

07/01/2018

Como Citar

FAUSTINO, R. C.; MENEZES, M. C. B.; NOVAK, M. S. J. Políticas de inclusão e formação de educadores indígenas Xetá no Paraná: aprendizagem e revitalização cultural. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 303–321, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10744. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10744. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos