Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial

Autores

  • Daniela Melaré Vieira Barros Universidade Aberta – Lisboa Portugal, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS XX Coimbra
  • Cláudia Neves Universidade Aberta – Lisboa Portugal, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS XX Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10971

Palavras-chave:

E-Learning. Empresa. Instrumento de avaliação pedagógica.

Resumo

O presente trabalho resulta do estudo realizado numa empresa portuguesa sobre a formação em eLearning. A partir do estudo destacamos alguns elementos de natureza pedagógica que se evidenciaram. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede e das necessidades emergentes da formação contínua de pessoas. Neste contexto, o eLearning assume-se como um elemento central para o desenvolvimento e potenciação de cenários de formação contínua nos meios empresariais. Os principais objetivos do trabalho realizado foram construir um instrumento de avaliação pedagógica para cursos em eLearning empresarial, a partir dos elementos da formação contínua online; possibilitar algumas diretrizes didático-pedagógicas de análise para cursos em eLearning empresarial. Apresentamos neste artigo algumas pistas de discussão em torno da temática do eLearning empresarial, suportados por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões que acompanharam as diversas fases do estudo, nomeadamente: a observação não participante de cursos em eLearning, a construção de um instrumento de análise de cursos de eLearning empresariais a partir do referencial pedagógico e a validação do mesmo na aplicação aos cursos observados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta – Lisboa Portugal, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS XX Coimbra

Laboratório de Educação a Distância e Elearning - L@ead-UAb

Cláudia Neves, Universidade Aberta – Lisboa Portugal, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS XX Coimbra

Laboratório de Educação a Distância e Elearning - L@ead-UAb

Referências

AMADOR, F.; NOBRE, A.; BARROS, D. Towards a model of a didactic of eLearning: an application to education for sustainable development, Handbook of Research on Engaging Digital Natives in Higher Education Settings, IGI GLOBAL. DOI: 10.4018/978-1-5225-0039-1.ch019, 2016.

ANASTASI, A.; URBINA, B. S. Testagem psicológica. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

ANDERSON, T. Distance learning – Social software’s killer ap? 17th Biennial Conference of the Open and Distance Learning Association of Australia (ODLAA). 2005. Disponível em: http://www.unisa.edu.au/odlaaconference/PPDF2s/13%20odlaa%20- %20Anderson.pdf. Acesso em: 20 set. 2016.

ANDERSON, T. Theory and practice of online leanring. 2ª ed. AU Press, Athabasca University, 2008.

ANDERSON, T.; KANUKA, H. E-Research, methods, strategies and issues. New York: Pearson Education, 2003.

ARETIO, L. G.; CORBELLA, M. R.; FIGAREDO, D. D. De la educación a distancia a la educación virtual. Barcelona: Editorial Ariel, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70,1977.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRENNAN, M. E-learning: Proving waste is a good thing. Chief Learning Officer, v. 3, p. 50-53, 2004.

BUENDIA. L. E.; CÓLAS P. B. (ORG.) Investigación educativa. 3 ed. Sevilha: Alfar, 1998.

BUENDIA. L. E.; CÓLAS, P. B. (ORG.) Análisis de la investigación educativa. Madrid: McGRAW-HILL, 1993.

CARDOSO, C. F. E BRIGNOLI, H. P. Os métodos da história: introdução aos problemas, métodos e técnicas da história. demográfica, econômica e social. São José: Universidad de Costa Rica, 1975.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 3ed. São Paulo: Paz e Terra, v. 1, 2000.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CEDEFOP (ED). The Challenge of e-learning in small enterprises. Luxembourg, 2003.

CLEMENTINO, A. Didática intercomunicativa em cursos online colaborativos. Tese apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008.../Tesecompleta.pdf. Acesso em: 13 fev. 2017

D'ARISBO, A.; CISLAGHI, T. P.; FACHINELLI, A. C.; LARENTIS, F. Criação de conhecimento sob a ótica da aprendizagem organizacional em uma empresa criativa. Brazilian Journal Of Management/Revista De Administração Da Ufsm. Jan-Mar, v. 9, Issue 1, p. 53-101, 2016.

DOWNES, S. e-Learning 2.0 in development. Brandon Hall Research Innovations in Learning Conference. San Jose, California, 2007. Áudio e slides disponíveis em: http://www.downes.ca/presentation/149. Acesso em: 20 mar. 2017.

FACHEL, J.; CAMEY, S. Avaliação psicométrica: a qualidade das medidas e o entendimento dos dados, p. 158-170. In J. A. Cunha e cols. Psicodiagnóstico. (v. 5, ed. rev.) Porto Alegre: Artmed, 2000.

GARRISON, R. Understanding Distance Education - a framework for the future. Routledge: London and New York, p. 139, 1989.

GARRISON, R.; ANDERSON, T. eLearning in the 21st Century: A Framework for Research and Practice. London & New York: RoutledgeFalmer, 2003.

GARRISON, R.; ANDERSON, T.; ARCHER, W. Critical Inquiry in a textbased environment: Computer conferencing in higher education. Internet and HigherEducation, 11(2), 1-14, 2000.

GUTIERREZ, K. The 5 best ways to research your eleanring course target audience, 2015. Disponível em: http://info.shiftelearning.com/blog/research-your-elearning-course-target-audience. Acesso em: 20 mar. 2017.

HAMBURG, I.; LINDECKE, C. H. Blended learning - chance for vocational training in small and medium sized companies. In Jutz, C.; Hirt, M.; Rizek-Pfister, C. (eds.): 6th International Conference on New Educational Environments: the know-how hub for blended learning and media didactics, Neuchâtel, Switzerland, 27-30 September. Berne: net4net, 2004.

HAMBURG, I.; CERNIAN, O.; THIJ, H. Blended learning and distributed learning environments. In 5th International Conference on New Educational Environments: Lucerne, Switzerland - May 26-28, the know-how hub for blended learning. Berne: net4net, 2003.

HAMBURG, I., LINDECKE, C., TERSTRIEP, J. Elearning - a chance for small and medium sized enterprises. eleed, Iss. 2, 2005.

HAMBURG, I.; PUKLUS, Z.; OTTOFI, R. Problems and issues in eLearning for SMEs: interdisciplinary development teams. In 1st International Conference on Interdisciplinarity in Education: book of abstracts. Athens: ICIE, p. 51-52, 2005.

KAWULICH, B. B. Participant observation as a data collection method. In Forum: Qualitative Social Research, v. 6, n. 2, art. 43, 2005.

KEEGAN, D. Foundations of Distance Education. Routledge, London and New York; Routledge Studies in Distance Education; Third Edition, 1996.

KIMILOGLU, H.; OZTURAN, M.; KUTLU, B. Elearning for comporate trainings in Turkey: an exploratory study. Business Management Dynamic. v. 3, Issue 3, 2013.

LACOTTE, J. The triangle of communicative didactique. In Aera Annual Meeting, News Orleans, 1994. Disponível em: http://www.aera.net/Publications/Online-Paper-Repository/AERA-Online-Paper-Repository. Acesso em: 30 mar. 2017.

LATIESA, M. Validez e fiabilidad de las observaciones sociologicas. In F. M. Garcia, J. Ibáñez & F. A. El analisis de la realidad social: métodos e técnicas de investigación. 2a ed, p. 335-364. Madri: Alianza,1996.

LEAL, C. P. P.; ROCIO, V. O elearning e a computação em nuvem nas organizações empresariais. Revista de Ciências da Computação [Em linha]. ISSN 1646-6330 (Print) 2182-1801 (Online). v. 9, n. 9, p. 91-104, 2014.

MELLO, D. E.; BARROS, D. M. V. Didática do Online. 2014. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/. Acesso em: 20 jun. 2017.

MOORE, M. Theory of transactional distance. New York: Routledge,1993.

MILL, U.; BONNEMANN, D.; PAUL, H. E-Learning in KMU: Stolpersteine auf dem Weg zur Wissensgesellschaft. In: Institut Arbeit und Technik: Jahrbuch 2003/2004. Gelsenkirchen, p. 69-82, 2004.

MORAIS, C. Escalas de medida, estatística descritiva e inferência estatística. 2005. Disponível em: http://maiorblogdainternet.blogspot.pt/2013/03/tipos-de-dados-nominal-ordinal.html. Acesso em: 15 jun. 2017.

PAPPAS, C. How to Effectively Analyse your eLeanring Course Audiences. In Elearning Industry, 2014. Disponível em: https://elearningindustry.com/6-key-questions-to-effectively-analyze-your-elearning-course-audiences. Acesso em: 15 jul. 2017.

PASQUALI, L. Teoria e métodos de medida em ciências do comportamento. Brasília: Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida da Universidade de Brasília, 1996.

PEREIRA, A.; QUINTAS MENDES, A.; MORGADO, L.; AMANTE, L.; BIDARRA, J. Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, Lisboa, Universidade Aberta, 2007.

PETERS, O. Didática do ensino a distância. Tradução Ilson Kayser. Editora Unisinos, São Leopoldo, 2001.

PILLA, B. S. Elearning Corporativo: estrutura e avaliação. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

RENÉE E. D.; BARBARA, A. F. E-learning in organizations. In Journal of Management, v. 31, p. 920, 2005. Disponível em: https://studysites.uk.sagepub.com/wilton/Online%20readings/Chapter%209/Derouin,%20Fritsche%20and%20Salas%20article.pdf. Acesso em: 20 ago. 2017.

ROSENBERG, M.J. eLearning: estratégias para a transmissão do conhecimento na era digital. São Paulo: Makron Books, 2002.

RUDESTAN, K.E; READ-SCHOENHOLTZ. J. Handbook of online Learning. SAGE: Unites Estates of American, 2010.

SANTOS, A. M. Projetos de e-Learning Inovação: Implementação e Gestão. Lidel, 2014.

SAUNDERS, M. N. K.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research methods for business. Pearson: England, 2000. Disponível em: https://is.vsfs.cz/el/6410/leto2015/BA_BSeBM/um/um/Research_Methods_for_Business_Students__5th_Edition.pdf. Acesso em: 20 jul. 2017.

SCHNEIDER, S.; SCHIMITT, C. J. O uso do método comparativo nas Ciências Sociais. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, p. 49-87, 1998.

SKILLSOFT. E-learning in USA & Canada benchmark survey. Nashua, OH: Author students. England: Pearson Education, 2001.

THOMPSON, M.M. J. Evaluating online courses and programs. Journal of Computing Higher Education. v. 15, p. 63, 2004.

WADE, R. What happens when you hear the term 'Blended Learnings'? 2003. Disponível em: https://www.elearningeuropa.info/en/article/What-happens-when-you-hear-or-see-the-term-%E2%80%98Blended-Learning%E2%80%99%3F. Acesso em: 20 jun. 2017.

Downloads

Publicado

01/09/2017

Como Citar

BARROS, D. M. V.; NEVES, C. Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1517–1549, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n3.2017.10971. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10971. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos