A disciplina de Educação Física no ensino médio: reflexões sobre a prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11293

Palavras-chave:

Escola, Educação física, Ensino médio

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre a prática docente dos professores de Educação Física no Ensino Médio. Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo. A pesquisa se desenvolveu nas escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino em Sobral – CE. Definindo-se como sujeitos da pesquisa 10 professores de Educação Física, aos quais foi aplicado uma entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se que: os professores reconhecem a Educação Física como ferramenta pedagógica para formação integral na Educação Básica, entretanto, destacam que existe ainda uma visão fragilizada com relação à existência desta prática no Ensino Médio. Concluímos que a Educação Física é indispensável em toda a Educação Básica, e apontamos a necessidade de valorização deste componente curricular como uma fonte de conhecimento necessário para a construção de um novo cidadão, mais completo, mais integrado e consciente de seu papel na sociedade a qual pertence.

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Biografia do Autor

Maria Adriana Borges dos Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente da Educação Básica no Município de Maracanaú-CE. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE).

 

Maria Petrilia Rocha Fernandes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Ensino na Saúde (UECE). Professora da Educação Básica em Sobral -CE. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE).

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutor em Educação Física Escolar no programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE).

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

SANTOS, M. A. B. dos; FERNANDES, M. P. R.; FERREIRA, H. S. A disciplina de Educação Física no ensino médio: reflexões sobre a prática docente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 1113–1123, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.11293. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11293. Acesso em: 20 abr. 2024.

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