Desafios para treinar professores futuros no contexto da sociedade atual

Autores

  • Noelia Morales Universidad de Salamanca (USAL)

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11671

Palavras-chave:

Educação, Corpo docente, Universidade, Treinamento

Resumo

O artigo reflete sobre a formação de futuros professores a partir do papel das instituições universitárias no século XXI e a proeminência que, de diferentes esferas, é atribuída à educação como recurso diante de inúmeros problemas sociais. A partir desse ponto de vista, oferecemos um olhar sobre a importância da dimensão social na formação, vinculada ao papel que os professores universitários devem desempenhar na atualidade para responder às demandas da sociedade, do ambiente de trabalho e dos estudantes. Finalmente, faz-se uma crítica à formação de professores de professores em Espanha e alguns dos desafios que se colocam ao ensino universitário em geral e aos futuros professores em particular são apontados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noelia Morales, Universidad de Salamanca (USAL)

Profesora Contratada Doctora. Departamento de Sociología y Comunicación.

Referências

ADAMS, S.; CUMMINS, M.; DAVIS, A.; FREEMAN, A.; HALL, C.; ANANTHANARAYANAN, V. NMC Horizon Report: 2017 higher education edition.Texas: The New Media Consortium. 2017

ALONSO SÁNCHEZ, M.; GIL PÉREZ, D.; MARTÍNEZ TORREGOSA, J. Concepciones docentes sobre la evaluación en la enseñanza de las ciencias. Alambique: didáctica de las Ciencias Experimentales, v. 2, n. 4, p. 6-15, 1995.

BARNETT, R. Los límites de la competencia: el conocimiento, la educación superior y la sociedad. Barcelona: Gedisa. 2001

BOLIVAR, H. Metodologías e indicadores de evaluación de sistemas. CICAG, v. 8, n. 1, p. 1-18, 2011

CANO, M. E. La evaluación por competencias en la educación superior. Profesorado. Revista de currículum y formación de profesorado, v. 12, n. 3, p. 1-16, 2008

DURKHEIM, É. Educación y pedagogía. Ensayos y controversias. Buenos Aires: Editorial Losada. 1998

ESCUDERO, J. M. La formación continua del professorado de la educación obligatoria en el contexto español. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, v. 21, n. 2. 2017.

GARGALLO, B.; JIMÉNEZ, M. A.; MARTÍNEZ, N.; GIMÉNEZ, J. A. Y.; PÉREZ, C. Métodos centrados en el aprendizaje, implicación del alumno y percepción del contexto de aprendizaje en estudiantes universitarios. Educación XX1, v. 20, n. 2, p. 161-187, 2017. Doi: 10.5944/educXX1.15153

MCDONALD, R.; BOUD, D.; FRANCIS, J.; GONCZI, A. Nuevas perspectivas sobre la evaluación. 2000. Disponible en: http://148.202.167.116:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/568/Nuevas%20perspectivas%20sobre%20la%20evaluaci%C3%B3n.pdf?sequence=1. Acceso: 10 mayo 2018.

YANIZ DE EULATE, C.; VILLARDÓN, L. Planificar desde competencias para promover el aprendizaje. El reto de la sociedad del conocimiento para el profesorado universitário (No. 378.147 378.4. 02 378.12). e-libro, Corp. 2006

Publicado

02/05/2018

Como Citar

MORALES, N. Desafios para treinar professores futuros no contexto da sociedade atual. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 695–708, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11671. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11671. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.