Ensino médio em tempo integral e a escola de Antonio Gramsci

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.11818

Palavras-chave:

Ensino médio integral, Políticas públicas, Escola unitária.

Resumo

Esse artigo apresenta elementos que compõem o debate atual sobre o Ensino Médio em Tempo Integral, mais especificamente, a política pública intitulada Programa Ensino Médio Inovador criado em 2009 pelo Governo Federal e implementado nos diversos estados da Federação e a escola pensada por Antonio Gramsci. Busca através de aproximações e/ou antagonismos conversar com as ideias deste autor e de outros como Frigotto; Motta (2017), Savianni (2003) que se debruçaram sobre a temática do ensino médio no Brasil. A possibilidade da utilização dos conceitos de Gramsci no desenvolvimento de uma escola de ensino médio mais igualitária fez parte da construção deste estudo. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, apoiada na análise documental e na pesquisa bibliográfica.

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Biografia do Autor

Flavia Gonçalves da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Campus Praia Vermelha

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na linha de Pesquisa: Políticas, História e Cultura em Educação. Concluiu MBA em Gestão Empreendedora pela Universidade Federal Fluminense em 2014. Aperfeiçoou-se em Gestão da Educação Publica pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2007. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2004). Iniciou trajetória de trabalho nos Centros Integrados de Educação Publica(CIEP) no Estado do Rio de Janeiro em 1994, atuando em escolas em regime de tempo integral como docente das séries iniciais ate o ano de 2005. E servidora Estadual da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro.Tem experiência na área de Coordenação Pedagógica e Gestão. Atua como gestora publica em unidades escolares desde 2003. Integrante do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação(UNIRIO).

Elisangela da Silva Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Campus Praia Vermelha

Profa. Dra. Elisangela da Silva BernadoCoordenadora do Mestrado em Educação/PPGEduProfessora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Escola de Educação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHDepartamento de Fundamentos da Educação

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Publicado

02/01/2019

Como Citar

DA SILVA, F. G.; BERNADO, E. da S. Ensino médio em tempo integral e a escola de Antonio Gramsci. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 160–174, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i1.11818. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11818. Acesso em: 28 mar. 2024.

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