Empoderamento feminino e a formação cidadã para a emancipação da mulher

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.12018

Palavras-chave:

Mulher, Emancipação, Empoderamento, Qualificação profissional.

Resumo

A partir de programas, projetos e serviços direcionados às mulheres em situação de vulnerabilidade social, interessadas em qualificar-se profissionalmente, entendendo ser mais uma função da escola, como elaboradora de propostas que colaborem com a emancipação do sujeito coletivo. Este artigo tem como proposta refletir sobre a promoção de atividades de igualdade de direitos entre homens e mulheres e as condições para que as mulheres conquistem autonomia, uma vez que são demandas urgentes em uma sociedade mais igualitária e desenvolvida econômica, social e culturalmente. Neste sentido, faz-se necessário verificar quais as oportunidades foram e estão sendo oferecidas para a educação e de qualificação profissional para as mulheres que, ao longo de suas trajetórias, não tiveram acesso a uma formação suficiente para garantir boas condições de vida.

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Biografia do Autor

Solange Aparecida de Souza Monteiro, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Araraquara – SP

Pedadoga. Mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação pela Universidade de Araraquara - UNIARA (2018). Membro dos núcleos: -Núcleo de Gêneros e Sexualidade do IFSP (NUGS); Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

MONTEIRO, S. A. de S. Empoderamento feminino e a formação cidadã para a emancipação da mulher. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 1182–1197, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.12018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12018. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos