Sistema de gestão pedagógica (SGP) e avaliação escolar: a influência de uma tecnologia no agir do coordenador pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12848

Palavras-chave:

Educação, Avaliação, SGP.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar a influência do Sistema de Gestão Pedagógica (SGP) – ferramenta tecnológica para registro pedagógico utilizado pela Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo – nas ações dos Coordenadores Pedagógicos ante à avaliação escolar. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre avaliação para a aprendizagem, a função do Coordenador Pedagógico frente as atividades avaliativas, os recursos tecnológicos como facilitadores das ações avaliativas escolares e as funcionalidades existentes no SGP. Além disso, uma pesquisa de campo foi feita com Coordenadores Pedagógicos de escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo. Em uma junção entre tecnologia e pedagogia, o presente trabalho colabora para a reflexão sobre a qualidade de ensino, abordando o viés da avaliação escolar, com ênfase na aprendizagem para todos os alunos.

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Biografia do Autor

Claudia Gonçalves da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr)

Especialista em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr).

Ricardo dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr)

Professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná à anos. Responde pela Chefia do Departamento Acadêmico de Ciências Humanas, Letras e Artes - 2017 até a presente data.

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Publicado

06/01/2020

Como Citar

SILVA, C. G. da; SANTOS, R. dos. Sistema de gestão pedagógica (SGP) e avaliação escolar: a influência de uma tecnologia no agir do coordenador pedagógico. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 86–99, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i1.12848. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12848. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos