Inovação curricular no ensino superior: desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13015

Palavras-chave:

Universidade, Inovação curricular, Extensão Universitária.

Resumo

Concebemos as experiências de extensão universitária relevantes para a inovação pedagógica nos processos formativos na universidade, pois nelas há possibilidades de diálogos interculturais entre comunidades que lutam por reconhecimento e inclusão. Compreendemos que para haver inovação pedagógica é necessária a inovação curricular (Campani, Silva e Parente, 2018). Com base nos estudos de Santos (2008), Bondia (2002), Popkewitz (2001), Hall (2006) definimos inovação curricular como uma experiência intercultural reinventiva sustentada por uma epistemologia socialmente construída e corporificada por um currículo includente. Nesse artigo, objetivamos analisar a contribuição do Programa de Extensão Universitária, a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários – IEES, para o processo de inovação curricular da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Esse Programa objetiva empoderar comunidades a empreenderem e trabalharem na economia solidaria. Ao analisar as falas dos docentes sobre suas experiências de extensão no Programa em estudo, identificamos que as mesmas, ao criarem formas diferenciadas de conhecer e se relacionar com o conhecimento em processos de interculturalidades e inclusão, tencionam rupturas com as regularidades científicas potencializando a inovação curricular.

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Biografia do Autor

Adriana Campani, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral – CE

Professora Associada do Curso de Pedagogia.

Rejane Maria Gomes da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral – CE

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia.

Maria do Socorro Sousa e Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral – CE

Professora Colaboradora.

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

CAMPANI, A.; SILVA, R. M. G. da; SILVA, M. do S. S. e. Inovação curricular no ensino superior: desafios e possibilidades. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp.1, p. 785–797, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23iesp.1.13015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13015. Acesso em: 29 mar. 2024.

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