Formação continuada de professore e educação inclusiva: os saberesfazeres docentes em diálogo com a extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13019

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Educação Inclusiva, Aprendizagem Cooperativa, Rodas de conversa.

Resumo

Pensar a formação de professores tanto inicial quanto continuada constitui um desafio a ser enfrentado pelas instituições de formação docente. Este artigo apresenta o relato de experiência de uma parceria entre dois núcleos de pesquisa de uma Faculdade de Educação que se uniram e se mobilizaram a partir da inquietação causada pelo desconhecimento de alunos das licenciaturas e professores da educação básica frente a educação de pessoas com necessidades educativas especiais. Foi então proposto um projeto de extensão universitária teve como metodologia de trabalho a proposta da aprendizagem cooperativa, e, como prática de ensinar-aprendendo um movimento de encontros e estudo coletivos configurando rodas de conversa. Que as instituições de formação inicial se encontram diante de um grande desafio, a formação e professores para uma educação realmente inclusiva, é fato. Mas é fato também que, se considerarmos que a formação continuada é, também, compromisso destas instituições, os espaços tempos de extensão universitária podem e devem se constituir em um laboratório no qual aprendemos a aprender em cooperação, aprendemos a ser em cooperação, aprendemos a educação cooperativa, construindo um outro modo de ser e estar no mundo e com o mundo.

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Biografia do Autor

Elita Betânia de Andrade Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora – MG

Professora Adjunta da Faculdade de Educação. Doutora em Educação pela UFJF. Coordenadora do grupo de pesquisa GESE.

Katiuscia C. Vargas Antunes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora – MG

Professora do Departamento de Educação e do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP/CAED/UFJF). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Educação pela mesma Universidade. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED/UFJF).

Sandrelena da Silva Monteiro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora – MG

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/PPGE/UFJF). Mestre em Educação. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Inclusiva em contextos escolares (UAB/UFJF).

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

MARTINS, E. B. de A.; ANTUNES, K. C. V.; MONTEIRO, S. da S. Formação continuada de professore e educação inclusiva: os saberesfazeres docentes em diálogo com a extensão universitária. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp.1, p. 877–896, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23iesp.1.13019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13019. Acesso em: 19 abr. 2024.