Recursos financeiros na escola: visão de diretores em cinco municípios do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13067

Palavras-chave:

Financiamento da educação, Descentralização de recursos financeiros, Gestão escolar, Autonomia, Administração pública.

Resumo

O artigo analisa percepções de nove gestores escolares de cinco municípios do Ceará quanto aos recursos financeiros que chegam às escolas. O material coletado foi analisado com técnicas de análise do conteúdo de Bardin. A pesquisa mostra que a transferência de recursos federais (PDDE, Mais Educação e Mais Alfabetização) está institucionalizada e são considerados importantes para a gestão do cotidiano da escola. Três dos cinco municípios possuem iniciativas de descentralização de recursos financeiros para as escolas a partir de critérios específicos. Os diretores reconhecem a importância do recurso como apoio a autonomia escolar e informam que as decisões sobre a aplicação são tomadas de forma colegiada com o Conselho Escolar ou com a Unidade Executora. Percebeu-se também que os diretores vêm se apropriando de conhecimentos técnicos e procedimentais sobre a gestão de recursos públicos, e ampliando os saberes sobre aspectos relativos a orçamento, regras de aquisição e prestação de contas.

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Biografia do Autor

Esmeraldina Januario de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE). Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará e professora da rede municipal de Fortaleza, Ceará

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará

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Publicado

06/01/2020

Como Citar

SOUSA, E. J. de; VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. Recursos financeiros na escola: visão de diretores em cinco municípios do Ceará. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 132–153, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i1.13067. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13067. Acesso em: 28 mar. 2024.

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