Cyberbullying, direito educacional e responsabilidade civil: uma análise jurídica e deontológica da realidade brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13630

Palavras-chave:

Cyberbullying, Bullying, Direito, Responsabilidade civil, Escolas, Educação.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar o Cyberbullying e a responsabilidade civil das escolas no Brasil. Buscou-se analisar aspectos da vida digital dos estudantes, relações sociais aceleradas na “sociedade de desempenho”, a competitividade entre as escolas particulares, e como isso propicia um ambiente negativo que facilita o surgimento do Cyberbullying. Concluiu-se que, com o advento das primeiras três leis federais que tratam do bullying e cyberbullying no Brasil (2015-2018), a omissão dolosa das escolas em cumprir as normas descritas nessas leis acarreta prejuízos efetivos para toda a comunidade escolar, que fica desprotegida por não contar com um programa efetivo e permanente de prevenção e controle de atos de Cyberbullying. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e apontamentos doutrinários para a realização deste trabalho.

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Biografia do Autor

Elcio Nacur Rezende, Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC), Belo Horizonte – MG

Professor dos Programas de Pós-graduação em Direito das Faculdades Milton Campos e da Escola Superior Dom Hélder Câmara. Procurador da Fazenda Nacional. Pós-doutor em Direito.

Lélio Braga Calhau, Faculdade Milton Campos (FMC), Belo Horizonte – MG

Mestrando em Direito nas Relações Econômicas e Sociais. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Professor de Criminologia da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais. Membro da American Society of Criminology.

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Publicado

09/04/2020

Como Citar

REZENDE, E. N.; CALHAU, L. B. Cyberbullying, direito educacional e responsabilidade civil: uma análise jurídica e deontológica da realidade brasileira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 494–517, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13630. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13630. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos