Avaliação em larga escala e Base Nacional Comum Curricular (BNCC): dimensões da política de contenção e liberação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.14018

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Política de contenção e liberação, Avaliação em larga escala.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de desenvolver uma reflexão acerca da avaliação em larga escala, a partir da BNCC (2017; 2018), como uma dimensão da política de contenção e de liberação no Brasil. Para tanto, discorre-se acerca da relação entre a avaliação em larga escala e a BNCC, levando-se em conta o discurso dos Organismos Internacionais, que por sua vez, maximizam a busca estrita por resultados. Desse modo, apresenta-se a BNCC e seus principais apoiadores, a fim de explicitar a reforma empresarial na educação e a intencionalidade da avaliação em larga escala apresentada no documento. Logo, a constatação é de que a BNCC expressa a contenção/restrição do acesso aos conteúdos científicos, bem como o controle e a padronização almejada nas avaliações em larga escala por meio da política de liberação dos chamados conteúdos socioemocionais como norteadores da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Amanda Melchiotti Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel - PR

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação.

Dhyovana Guerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel - PR

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação.

Roberto Antonio Deitos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel - PR

Professor no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutor em Educação (UNICAMP).

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Publicado

31/07/2020

Como Citar

GONÇALVES, A. M.; GUERRA, D.; DEITOS, R. A. Avaliação em larga escala e Base Nacional Comum Curricular (BNCC): dimensões da política de contenção e liberação no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 891–908, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp1.14018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14018. Acesso em: 28 mar. 2024.