O intelectual orgânico e a construção da vontade coletiva da classe subalterna na direção da formação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14295

Palavras-chave:

Intelectual orgânico, Vontade coletiva, Formação humana.

Resumo

Este trabalho de procedimento bibliográfico, fundamenta-se na perspectiva gramsciana e visa refletir sobre o conceito de intelectual orgânico e a construção da vontade coletiva em sintonia com a formação humana, que é um processo de desenvolvimento de múltiplas dimensões do sujeito histórico e que requer a articulação dialética entre os fatores objetivos e subjetivos. O estudo demonstra que a atividade do intelectual orgânico da classe subalterna tem dupla dimensão: a desconstrução da hegemonia dominante e a construção de uma nova hegemonia comprometida com a formação humana. Revela também que o conhecimento comprometido com a emancipação humana precisa ser apropriado e incorporado pelos sujeitos históricos a fim de se modificar e transformar o mundo.

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Biografia do Autor

Pedro Pereira dos Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI

Professor Adjunto no Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) e Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Emancipação Humana (NESPEM/UFPI). Doutorado em Educação (UFC).

Escolástica Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI

Professora Adjunta no Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) e Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Emancipação Humana (NESPEM/UFPI). Doutorado em Educação (UFC).

Daniele Kelly Lima Oliveira, Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Sobral – CE

Professora Adjunta no Curso de Pedagogia e Coordenadora do Grupo de Pesquisas e Estudos Educação, Movimentos sociais, Políticas Públicas e Diversidade (GPEEMPODERAR/UVA). Doutora em Educação (UFC).

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

SANTOS, P. P. dos; SANTOS, E.; OLIVEIRA, D. K. L. O intelectual orgânico e a construção da vontade coletiva da classe subalterna na direção da formação humana. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1598–1614, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14295. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14295. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos