Formação em educação especial no brasil: retrospectivae perspectiva contemporânea

Autores

  • Aima Augusta Sampaio de Oliveira
  • Miguel Cláudio Moriel Chacon

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i14.9341

Palavras-chave:

Pedagogia, Formação de professores, Educação especial, Inclusão escolar, Modelos de formação,

Resumo

Este trabalho discute a política de formação de professores por meio de uma retrospectiva histórica sobre a formação de professores em educação especial no Brasil, apontando as reformulações e tendências formativas ao longo dos anos e as múltiplas influências exercidas por diferentes momentos históricos vividos pelo Curso de Pedagogia, responsável em formar professores para o ciclo 1 do Ensino Fundamental e os especialistas gestores, coordenadores, supervisores e professores de educação especial. Aborda o impacto das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia para a educação especial, descrevendo de forma mais particular o Curso de Pedagogia da UNESP de Marília. Da mesma forma, apresenta as tendências de formação nessa área específica, pontuando algumas diferenças nos diferentes estados brasileiros, debatendo a ausência de uma política de formação em educação especial e os diferentes modelos que se instalam no país. sem uma unificação na proposta de formação.PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia. Formação de professores. Educação especial. Inclusão escolar. Modelos de formação.FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: RETROSPECTIVAEPERSPECTIVA CONTEMPORÂNEAAima Augusta Sampaio de OLIVEIRA Miguel Cláudio Moriel CHACON2RESUMO: Este trabalho discute a política de formação de professores por meio de uma retrospectiva histórica sobre a formação de professores em educação especial no Brasil, apontando as reformulações e tendências formativas ao longo dos anos e as múltiplas influências exercidas por diferentes momentos históricos vividos pelo Curso de Pedagogia, responsável em formar professores para o ciclo 1 do Ensino Fundamental e os especialistas gestores, coordenadores, supervisores e professores de educação especial. Aborda o impacto das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia para a educação especial, descrevendo de forma mais particular o Curso de Pedagogia da UNESP de Marília. Da mesma forma, apresenta as tendências de formação nessa área específica, pontuando algumas diferenças nos diferentes estados brasileiros, debatendo a ausência de uma política de formação em educação especial e os diferentes modelos que se instalam no país. sem uma unificação na proposta de formação.

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Publicado

02/02/2013

Como Citar

OLIVEIRA, A. A. S. de; CHACON, M. C. M. Formação em educação especial no brasil: retrospectivae perspectiva contemporânea. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 14, p. 45–65, 2013. DOI: 10.22633/rpge.v0i14.9341. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9341. Acesso em: 28 mar. 2024.

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