Chamada Dossiê: Formação profissional e a função social das universidades: desafios da gestão de cursos do ensino superior

19/05/2023

Ementa:
Este dossiê busca reunir trabalhos que apresentem resultados e reflexões acerca de como a gestão de cursos de ensino superior enfrentam os desafios da formação profissional no mundo pós-moderno e de pós-verdade. São esperados trabalhos que apresentem possíveis tendências e necessidades para cada área específica da formação, bem como a apresentação de resultados de políticas públicas e políticas internas
relacionadas à gestão de cursos de ensino superior.

Dentre os temas que podem contribuir ao dossiê, podemos destacar: adequação de currículos de cursos de formação de professores; coerência em currículos de cursos do ensino superior; práticas de gestão de cursos do ensino superior; gestão de cursos da área da saúde; da área de humanidades, da área ambiental, etc; intersecção entre políticas de regulamentação profissional e gestão de cursos universitários; gestão de
cursos de formação de pesquisadores; e reflexões éticas acerca da função social da universidade.

Os desafios tecnológicos, políticos e ambientais enfrentados no mundo contemporâneo de pós-verdade questionam a existência de diversas profissões, que podem vir a tornarem-se obsoletas ou substituídas por inteligência artificial; ou exigem que elas se reestruturem e se adaptem às rápidas e constantes mudanças nas sociedades atuais.

Neste cenário, cabem diversas reflexões éticas dos limites da tecnologia e de seu impacto em vidas humanas. Neste sentido, as universidades, enquanto importantes instituições de formação profissional, devem se reinventar para se adaptar a este cenário de instabilidade. Se as organizações curriculares, as visões compartilhadas do papel social de cada profissional das mais diversas áreas, as práticas pedagógicas implementadas e as políticas públicas educacionais de nível superior e de regulamentação profissional, permanecem imutáveis, tornam-se insuficientes para formar profissionais capazes de enfrentar os problemas com os quais a humanidade se depara atualmente.

A gestão de cursos do ensino superior pode protagonizar importantes reflexões e movimentos práticos no enfrentamento deste desafio. Compartilhar as discussões e práticas que acontecem nestes espaços é importante para uma reconstrução coletiva da função social das universidades. Desta forma, espera-se que os estudos produzidos possam contribuir com reflexões teórico-metodológicas e direcionamentos práticos para criar condições para a gestão de cursos universitários em mundo pós-moderno de constantes transformações e novos desafios.

Documentos para Downloads

1 – Template/Declarações em Português – para fazer o download, clique AQUI
2 - Template/Declarações em Español – para fazer o download, clique AQUI
3 - Template/Declarações em English – para fazer o download, clique AQUI