Documentos oficiais de educação no Brasil e a teoria construtivista piagetiana
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.11695Palavras-chave:
Educação, Teoria, Documentos oficiais de educação.Resumo
O presente artigo teve como problemática investigar a origem da teoria construtivista e analisar os Documentos Oficiais de Educação. Tal estudo justifica pelo pressuposto que diferentes associações feitas pelos professores em relação à teoria e a prática encontram-se dialeticamente relacionadas às propostas oficiais de educação. A metodologia desse estudo desenvolve-se em uma perspectiva marxista e tem como referencial teórico a práxis, em Gramsci e Vásquez, entendida como a ação consciente dos sujeitos que une a teoria à prática, levando à transformação do mundo e dos próprios sujeitos. Esse caminho inclui o destaque das contradições presentes nos documentos e nos depoimentos de docentes e discentes Nesse sentido, espera-se que este estudo possa servir de parâmetro para aqueles que desejam conhecer e refletir a realidade educacional em uma perspectiva construtivista, pois a escola é um conjunto, um todo, e não pode ser vista de modo fragmentado.
Downloads
Referências
AZENHA, M. G. Construtivismo: de Piaget a Emilia Ferreiro. São Paulo: Ática, 1999.
BAPTISTA, M. G. A. Gramsci e Vigotski: da educação ativa à educação crítica. João Pessoa: Editora da UFPB, João Pessoa, 2012.
BECKER, F. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BRASIL. Documento Final da Conferência Nacional de Educação - CONAE. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/images/doc/DocumentoFina240415.pdf. Acesso em: 21 jul. 2018.
BRASIL. Lei 9.394, de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Senado Federal, 1996.
BRASIL. Plano Nacional de Educação. (PNE 2014-2024). Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 28 de abril de 2018.
DEWEY, J. Democracia e Educação. São Paulo: Nacional, 1959.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
PIAGET, J. Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1973.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1975.
ROSA, S. Construtivismo e mudanças. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SAVIANI. D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.