A adoção da nova gestão pública nas agendas governamentais em diferentes países: influências nas reformas educacionais e no ensino médio mineiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22iesp3.12012

Palavras-chave:

Nova gestão pública, Reforma do Estado, Reformas educacionais, Ensino médio.

Resumo

O presente artigo apresenta aspectos concernentes a adoção dos princípios políticos e diretrizes operacionais veiculados pela Nova Gestão Pública nas agendas governamentais de diferentes países. A partir de análises bibliográfica e documental, colocamos em relevo as diferentes dimensões da instalação da lógica mercantil da Nova Gestão Pública no âmbito educacional, sua hegemonia nas reformas educacionais em alguns países da Europa e da América Latina e suas repercussões no Ensino Médio em Minas Gerais. As reflexões que tangenciam o texto têm como objetivo precípuo problematizar a redefinição do sentido público da escola pública e permite-nos concluir que o provimento de bens sociais pela esfera privada ou de organizações públicas não-estatais está eivado de interesses voltados para a autovalorização das entidades provedoras e para a produção de um novo homo economicus consoante com o modus operandi neoliberal em voga no tempo presente.

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Biografia do Autor

Maria Vieira Silva, UFU

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, com atuação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado.

Leonice Matilde Richter, UFU

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com estágio doutoral na Universidade do Minho, Portugal. Professora do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO/UFU), com atuação no curso de Pedagogia.

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Publicado

02/12/2018

Como Citar

SILVA, M. V.; RICHTER, L. M. A adoção da nova gestão pública nas agendas governamentais em diferentes países: influências nas reformas educacionais e no ensino médio mineiro. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp3, p. 1276–1296, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22iesp3.12012. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12012. Acesso em: 30 dez. 2024.

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