A contradição gestão democrática x administração burocrática da escola: apontamentos para o debate
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.12443Palavras-chave:
Gestão democrática, Administração burocrática, Escola, Estado da arte.Resumo
O referido trabalho busca empreender uma análise acerca da problemática da gestão educacional buscando desvelar o atual cenário do debate sobre a contradição entre gestão democrática e administração burocrática da escola. Para o trato metodológico utilizou-se análise de conteúdo. Em acréscimo, será a partir da pesquisa bibliográfica que foi constituído um estado da arte que buscar-se-á situar em que patamar o debate acadêmico estar tratando a temática pesquisada. Constatou-se, que o tema gestão educacional e seus apontamentos não se opõem à noção de democracia da forma de administrar uma escola, visto que o conceito de administração utilizado no conteúdo dos artigos analisados, consideram que administração configura-se como a utilização racional dos recursos para realizar seus fins, no tocante esses fins configuram-se como o processo pedagógico, isto é, o ensino e a aprendizagem.Downloads
Referências
ALMEIDA, W. F. T.; SILVA, J. B. Concepções e práticas de gestão escolar democrática na educação básica no Brasil. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiHptutronhAhXHdN8KHXcsAgQQFjAAegQIChAC&url=https%3A%2F%2Fperiodicos.ufpe.br%2Frevistas%2Fcadernoscap%2Farticle%2Fdownload%2F236104%2F28811&usg=AOvVaw01Cjte79s4DYRnylfYtYsB>. Acesso em: 15 mar 2019.
AMARAL, D. P. A regulamentação da gestão democrática e a ação do ministério público: desdobramentos no estado do Rio de Janeiro. Revista On line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n.esp. 1, 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10781>. Acesso em: 15 mar 2019.
AMARAL, D. P. Mérito, desempenho e participação nos planos municipais de educação: sentidos da gestão democrática. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 20, n. 3, 2016. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9532>. Acesso em: 15 mar 2019.
BERNADO, E. S.; BORDE, A. M.; CERQUEIRA, L. M. Gestão escolar e democratização da escola: desafios e possibilidades de uma construção coletiva. Revista online de Política e Gestão Educacional, v. 22, n.esp. 1, 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10782>. Acesso em: 14 mar 2019.
BOSCHETTI, V. R.; MOTA, A. B.; ABREU, D. L. F. Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas. Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 5, n. 10, 2016. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjSj5GCq4nhAhWWK7kGHakgDCMQFjAAegQIBxAC&url=https%3A%2F%2Fperiodicos.ufsm.br%2Fregae%2Farticle%2Fdownload%2F22257%2Fpdf&usg=AOvVaw1GcGwfgOfCAOcmPKY0hzQh>. Acesso em: 17 mar 2019.
BRASIL, Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 21 de mar de 2019.
BRASIL. Planalto. Constituição Federal. Brasília, 1988.
COUTINHO, L. P.; LAGARES, R. Dilemas da gestão democrática da educação frente ao contexto da nova gestão pública. Revista brasileira de política e Administração da Educação, v. 33, n. 3, 2017. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/76080>. Acesso em: 16 mar 2019.
FERREIRA, N. S. C. Gestão democrática da educação para uma formação humana: conceitos e possibilidades. Em aberto, v. 17, n. 72, 2000. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2130>. Acesso em: 15 mar 2019.
GAMBOA, S. S. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas: Práxis, 1998.
LIMA, L. C. A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?.Educ. Soc. [online], vol.35, n.129, 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302014142170.>. Acesso em 16 mar 2019.
MASSON, M. A. C.; VAN ACKER, M. T. V. Educação escolar e gestão democrática do ensino: perspectivas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n.esp. 1, 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10785>. Acesso em: 15 mar 2019.
MOTA, P. F. A gestão democrática e a materialização da Meta 6 do Plano Nacional de Educação: possibilidade de educação em tempo integral na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. 1, 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10703>. Acesso em 15 mar 2019.
NASCIMENTO, L. F.; CAVALCANTI, M. M. D. Gestão democrática na educação infantil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9991>. Acesso em: 15 mar 2019.
NETTO, José Paulo. Introdução do estudo do método em Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
SANTOS, D. P. A.; KANAANE, R. Escolas de governo e seus objetivos institucionais em educação corporativa na administração pública. Pós-graduação e pesquisa do Centro Paula Souza, n. 1, 2017. Disponível em: <http://www.portal.cps.sp.gov.br/pos-graduacao/workshop-de-pos-graduacao-e-pesquisa/012-workshop-2017/workshop/artigos/Educacao/Educacao_Corporativa/Escolas-de-Governo-e-seus-Objetivos-Institucionais.pdf>. Acesso em: 17 mar 2019.
VIEIRA, S. L.; VIDAL, E. M. Gestão democrática da escola no Brasil: desafios à implementação de um novo modelo. Revista Iberoamericana de Educación, n. 67, 2015. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjvu-2crInhAhW_LLkGHeUsBjkQFjAAegQIChAC&url=https%3A%2F%2Frieoei.org%2Fhistorico%2Fdocumentos%2Frie67a01.pdf&usg=AOvVaw3DiqppKnOrTq7riAoI_G1d>. Acesso em: 16 mar 2019.